Poupar e planejar

Contas em dia ou no vermelho? Já aplica conceitos de educação financeira em sua vida? Este ano, a Funsejem e a BM&F Bovespa realizaram palestras pelas unidades do Grupo Votorantim com o intuito de divulgar a importância de poupar e se planejar financeiramente para o futuro. Entre fevereiro e novembro, as apresentações chegaram a mais de 1.600 empregados, renderam 229 inscrições ao plano e tiveram 87% de adesão entre empregados que ainda não eram participantes. Os resultados foram bastantes positivos em vista do aumento da adesão e da conscientização sobre a necessidade de se programar para a aposentadoria.

Leia a matéria de capa desta edição nas páginas 6 e 7 e veja depoimentos de empregados que participaram das palestras e passaram a aplicar conceitos de educação financeira em sua rotina.

Continuar lendo

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor de arco-íris, ou da cor da sua paz, Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido (mal vivido ou talvez sem sentido) para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser, novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior) novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha, você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens (planta recebe mensagens? passa telegramas?).

Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumadas nem parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade

Opinião

Este foi um ano intenso, de muitos acontecimentos que influenciaram o mercado financeiro e os investimentos. Percebemos que a Bolsa de Valores teve altos e baixos, influenciada pelas notícias, ora pessimistas, ora animadoras, diante da expectativa de melhora na situação econômica atual do país. Por consequência, o PIB negativo, a economia estagnada e os escândalos de corrupção afetaram de forma significativa a credibilidade do Brasil frente aos investidores internos e externos.

Apesar de tudo, alguns segmentos de aplicação tiveram fôlego para esboçar reação, como foi o caso da Bolsa de Valores. Embora oscilando, teve boa recuperação em relação ao ano anterior e reagiu motivada pela expectativa de mudança com a escolha da nova equipe econômica, apesar da continuidade de escândalos e delações da Operação Lava Jato.

No final das contas, para um ano tão turbulento, podemos dizer que o resultado dos investimentos surpreendeu, com recuperação significativa na renda variável e o bom desempenho da renda fixa.

Para 2017, esperamos que as medidas saneadoras da economia surtam efeito, o ambiente político se estabilize e o Brasil possa novamente caminhar rumo ao crescimento econômico sustentável, que se traduz em benefício para todos.

Como faço para me cadastrar no site para ver meu saldo?
Resposta: Para obter dados de acesso à sua conta pelo site da Funsejem, você mesmo deve cadastrá-los, clicando sobre Cadastre ou recupere aqui, presente logo na primeira página, no box Seu Espaço. Em seguida, clique na opção Para se cadastrar, clique aqui. Siga o passo a passo solicitado e crie seu login e senha.
Marco Tulio Araújo Borges, Votorantim Metais, Vazante, MG.

Como faço para aderir à Funsejem?
Resposta: Para fazer adesão ao plano Votorantim Prev, basta solicitar o kit de adesão à área Gente de sua unidade. Preencha e assine a proposta de inscrição e a entregue à área Gente.
Marcelo Cruz Nicolau, Votorantim Cimentos, Londrina, PR.

Gostaria de saber se consigo resgatar meu saldo da Funsejem?
Resposta: Não. O resgate de contribuições só é permitido após o desligamento da empresa, sendo uma das opções que o plano Votorantim Prev oferece.
Eliane Lopes Pinto, Votorantim Siderurgia, Resende, RJ.

Investimentos

Bom desempenho de gestores e fundos

Em março deste ano, foi implantada a nova estrutura de investimentos, que possibilita a utilização de fundos selecionados entre os de melhor performance em cada segmento de aplicação. O novo modelo permite que os portfólios tenham uma composição mais próxima dos objetivos de risco e retorno estabelecidos na política de investimentos de 2016.

O desempenho dos gestores e dos fundos, até o mês de novembro, no segmento de renda fixa conservadora, apresentou uma média de 102% do CDI. A renda fixa multiestratégia, utilizada para os perfis mais agressivos, acumulou 112% do CDI. Já o nosso fundo multimercado, que investe em renda variável, exterior e renda fixa, desde sua implantação em março deste ano, teve uma performance de 166% do CDI.

O resultado dos perfis de investimentos é obtido com a alocação de cada um nessa estrutura de fundos que apresentam diferentes exposições ao risco financeiro. Os recursos do perfil conservador estão alocados apenas na estrutura de renda fixa conservadora e, a partir do perfil moderado, existe um mix de investimentos em cada um dos fundos, incluindo os mais arriscados. Dessa forma, o risco tende a ser menor no perfil conservador, aumentando a sua graduação nas modalidades moderada, agressiva e superagressiva.

Considerando o período desde a implantação da nova estrutura, os nossos investimentos em renda variável tiveram performance de 74% do IBrX. Nesse caso, o IBrX é apenas uma referência de renda variável, que não deve ser equiparada às nossas aplicações, pois os nossos fundos não buscam replicar o IBrX, mas superá-lo ao longo do tempo.

Os gestores especializados investem a partir de análises fundamentalistas com o objetivo de agregar ganho real em médio e longo prazo.

PERFIS: ÚLTIMOS RESULTADOS

Em novembro, o mercado de ações fechou em -5% (IBrX). A média dos títulos públicos (IMA Geral) ficou em 0,00%, e o CDI, referência para as aplicações de renda fixa, variou 1,04%.

IBrX

O IBrX é apurado pela BM&F Bovespa e mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações, selecionadas entre as mais negociadas em termos de números de negócios e volume financeiro. Essas ações são ponderadas na carteira do índice pelo respectivo número de ações disponíveis para negociação no mercado.

Funsejem em números • OUTUBRO/2016

Curtas

Idosos em 2050

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento da população de idosos no mundo está avançando como nunca. Em 1950, eram cerca de 204 milhões; esse número passou para 579 milhões em 1998, o que representou um aumento de 8 milhões de idosos por ano. Para 2050, está estimada em 1.900 milhões, que equivalerá a um quinto da população mundial, a mesma quantidade de crianças e adolescentes com até 14 anos de idade.

O crescimento desse grupo é reflexo do aumento de 19 anos na esperança de vida, observada desde 1950. Atualmente, uma em cada dez pessoas tem 60 anos de idade ou mais. Estimativas apontam que, em 2050, essa relação será de uma para cinco pessoas em todo o mundo, e de uma para três nos países desenvolvidos.

As projeções mostram que aumentará 15 vezes o número de pessoas com 100 anos, passando de 145 mil, em 1999, para 2,2 milhões em 2050. No Brasil, esse aumento foi de 77% entre 1991 e 2000, sendo que São Paulo tem o maior número de pessoas nessa faixa etária (4.457), seguido pela Bahia (2.808), Minas Gerais (2.765) e Rio de Janeiro (2.029).

Fonte: IBGE

Site na mão

Já está no ar o site da Funsejem em formato responsivo, adaptado para tablets e celulares e não somente a computadores e notebooks como antes. A nova versão visa atender às demandas por melhorias sugeridas pelos participantes na pesquisa de satisfação da Funsejem realizada em 2015, além de acompanhar tendências de tecnologias e mídias.

A publicação do novo formato do site foi efetivada no mês de dezembro, proporcionando mais facilidade para acesso adequado de qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

Agora, você pode ver mensalmente sua página individual e consultar o saldo, fazer simulações, visualizar notícias, bem como ter acesso a todo o conteúdo disponível no site.

Fique ligado, não deixe de clicar www.funsejem.org.br!



Capa

Funsejem e Bovespa com você

Mais de 1.600 empregados já participaram das palestras de finanças pessoais e plano Votorantim Prev este ano

Como andam suas contas? Está no vermelho? Ou está conseguindo fazer um pé-de-meia? A Funsejem e a BM&F Bovespa rea­lizaram, em parceria, palestras pelas unidades da Votorantim para levar informações sobre o plano Votorantim Prev e finanças. A ideia do projeto é ir até os empregados e passar conceitos simples, mas ao mesmo tempo fundamentais para estimular a reflexão sobre o futuro e a importância da formação de poupança previdenciária, bem como de planejamento orçamentário.

BM&F BOVESPA
A palestra sobre Finanças Pessoais foi ministrada por consultores da BM&F Bovespa, como parte do projeto de educação financeira e previdenciária da entidade, em andamento desde 2010. As apresentações ocorreram na Votorantim Cimentos, na fábrica Rio Branco do Sul (PR) em fevereiro e, no mês de outubro, em Itapeva (SP). Em agosto, foi a vez da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), unidade Sorocaba (SP). As palestras contaram com a presença de 200 empregados, das áreas operacional e administrativa, e abordaram os seguintes temas:

  • Poupar e investir - o dinheiro trabalhando para você;
  • Renda fixa X renda variável - o perfil do poupador;
  • Plano de investimento e recursos disponíveis;
  • Assessoria econômica e principais fontes de informações;
  • Disciplina na tomada de decisão;
  • Revisando suas estratégias;
  • Boas práticas para investir sua poupança.

“Gostei muito da palestra. Foi importante para esclarecer algumas dúvidas, pois sempre participei com um porcentual e, após as explicações, pretendo contribuir com o limite da contribuição básica da Funsejem, porque sei que vai ser muito útil para o futuro de minha família”, disse Márcio Ricardo Santos, técnico de produção I, da Votorantim Cimentos, Itapeva (SP), após sua participação na palestra da Bovespa. Santos falou também que ele e sua família fizeram uma programação até o final do ano para sanar as contas.

VOTORANTIM PREV
Outra ação de educação financeira feita para você é a palestra sobre o plano Votorantim Prev, realizada pela área de Relacionamento da Funsejem. Este ano, as apresentações começaram em fevereiro e passaram por 17 cidades até o encerramento, no mês de novembro. Essas palestras tiveram presença de 1.430 empregados, 229 inscrições ao plano e 87% de adesão entre os empregados que ainda não participavam. “Achei muito importante e esclarecedora a palestra da Fundação, e me arrependo de não ter aderido antes ao programa”, disse Carlos Alberto Brisola de Jesus, supervisor de colheita florestal, da Fibria, Florestal Capão Bonito (SP). Brisola falou que, durante a apresentação, sua equipe pôde tirar várias dúvidas. Ele, que aderiu ao plano em 2008, sempre reforça aos colegas a importância de participar da Funsejem: “é dela que iremos colher frutos no futuro. Eu já tenho um bom dinheiro no plano e com certeza vai me ajudar muito quando me aposentar.”

DADOS E UNIDADES EM 2016
Funcionários que participaram das palestras 1.430
Adesões ao plano 229
Unidades visitadas 17
EMPRESAS VISITADAS LOCAL
Sitrel Três Lagoas (MS)
Votorantim Siderurgia São Paulo (SP)
Votorantim Metais Niquelândia (GO)
Votorantim S/A Curitiba (PR)
Fibria Redenção (SP)
Três Lagoas (MS)
Capão Bonito (SP)
Jacareí (SP)
Votorantim Cimentos Primavera (PA)
Curitiba (PR)
Laranjeiras (SE)
Cuiabá (MT)
Xambioá (TO)
Cubatão (SP)
São Paulo (SP)
Rio Branco do Sul (PR)
CBA Sorocaba (SP)

O agendamento e a organização das palestras são de responsabilidade das áreas DHO e Gente. Por isso, acompanhe a programação de 2017 na sua empresa e participe. Até lá!



Espaço do aposentado

Funsejem: 50% da renda mensal

Em 1984, Roberto Rodrigues ingressou no Grupo na antiga SAIV (S.A. Industrias Votorantim) como assistente técnico, na área Comercial. No ano de 1987, passou a engenheiro de processos, na área Técnica, e, em 1993, voltou a atuar na Comercial como assessor técnico. “Quando a Votorantim Cimentos começou a se consolidar, fui transferido para a Cimento Rio Branco (PR) e, posteriormente, para a Votorantim Cimentos Brasil.” No ano de 1999, passou a exercer a função de coordenador de geração de mercado e, em 2004, virou coordenador de desenvolvimento técnico, ambos na Regional Sudeste. “Por fim, em 2010, fui para o Escritório Central, na Berrini, em São Paulo (SP), como consultor técnico."

Após 31 anos de dedicação ao Grupo Votorantim, ele conta um fato marcante que aconteceu em sua trajetória. “Em um dos 'encontros comerciais' que ocorriam regularmente para avaliar os resultados e projetar o futuro próximo, eram propostas atividades que desafiam a criatividade do grupo. Uma vez foi criar um espetáculo circense. Esse 'espetáculo', com números de malabares, danças, saltos e palhaços, foi apresentado para um público de crianças de escolas e creches. A emoção foi muito grande. Ver o brilho nos olhos delas não tem preço!”

Como lembranças não lhe faltam, ele compartilha uma história engraçada que aconteceu na Academia Votorantim. “Lá se reuniam executivos do Grupo para trabalhos de desenvolvimento profissional e pessoal. Um dia, eu e alguns colegas acabamos entrando um pouco atrasados na sala, o suficiente para o coordenador da atividade nos colocar, propositalmente, na mesa destinada à equipe Argentina, a grande 'rival' dos brasileiros no continente. A atividade consistia numa guerra entre países, com ações de estratégia, logística, ocupação de território. E não é que a equipe dos hermanos quase venceu a disputa?!”

Rodrigues recorda-se com saudades dos tempos em que trabalhou na Praça Ramos, em São Paulo (SP), em 1984. “Havia uma proximidade maior entre funcionários, diretoria e acionistas. Não tínhamos tantos benefícios quanto a empresa oferece agora, mas éramos felizes e vivíamos em um clima mais familiar. No entanto, a profissionalização foi necessária para transformar a Votorantim Cimentos no que ela é hoje, mas ficou muito mais formal.”

Em 2015, Rodrigues passou a receber os benefícios da Funsejem, e optou por retirar um porcentual fixo do seu saldo. “Como esse porcentual fica abaixo do rendimento financeiro do mês, o saldo ainda cresce um pouco, o que ampliará o número de meses em que irei tirar o benefício.”

Atualmente, ele conta que seu dia a dia é diferente. “Vejo os telejornais matinais, tomo um bom café da manhã, coisas que não fazia quando trabalhava. E ainda cuido do meu hobby: carros antigos.” Rodrigues também coleciona miniaturas, as principais são de carros das décadas de 50, 60, 70 e 80. Ele vai também ao mercado, banco, faz serviços de manutenção em casa, brinca com o neto e, às vezes, como ele mesmo diz, “brinca na cozinha”. “Também passei a cuidar mais da saúde, estou fazendo um programa de reeducação alimentar e faço um acompanhamento regular com cardiologista.” Ele está em um processo de recuperação física para poder executar uma meta de aposentado: “viajar pelo continente europeu e, dentro do possível, morar lá por alguns meses do ano”.

Sobre a Fundação, ele é só elogios: “sem a Funsejem, seguramente, eu não estaria aposentado e teria que trabalhar até os 65 anos ou mais". Ele diz que o valor que retira mensalmente representa quase 50% de sua renda mensal. "Estou mantendo praticamente o mesmo padrão de vida que tinha e ainda custeio meu plano de saúde.” Ele reforça a importância de a patrocinadora contribuir em nome do participante: “não existe investimento financeiro que proporcione tal rendimento enquanto você está na ativa".

Espaço do participante

Sucesso de plano

Ao falar de Funsejem, penso em uma instituição séria, confiável e segura, pautada na histórica conduta da Votorantim, e isso me transmite uma confiança muito grande de passar para ela administrar boa parte das minhas economias e me devolver quando eu mais precisar.” Vicente de Paula Silveira é gerente florestal da Votorantim Siderurgia, Fazenda Bom Sucesso, Vazante (MG).

No Grupo desde 1983, ele considera muito importante ter uma previdência privada como a da Funsejem. “É uma ótima oportunidade de complementar a aposentadoria do INSS e garantir um padrão de vida igual ou melhor para quando eu deixar de trabalhar.”

Silveira iniciou suas contribuições à Funsejem em 2000, quando o plano passou a ser oferecido em sua empresa. “Até 2009, contribuí com 6%, depois optei por 12% pelos ótimos resultados apresentados em relação a outras aplicações financeiras do mercado.”

Aos colegas de trabalho que ainda não fizeram adesão ao plano, ele diz para não perderem essa oportunidade. “Contar com a Funsejem como administradora de sua economia suada é um sonho de todo trabalhador. Com 33 anos de Votorantim, eu esperei muito por essa oportunidade e hoje estou muito feliz por ter acreditado fortemente no sucesso do plano de aposentadoria complementar.”

Quando a aposentadoria chegar, ele pretende “manter um padrão de vida saudável, feliz e sustentável, de modo a curtir a vida que Deus ainda me der sem me preocupar com questões financeiras.”

POR DENTRO DO PLANO

Estatuto tem novidades

A Funsejem iniciou um processo de alteração do estatuto, ao qual o Conselho Deliberativo propõe melhorias em boas práticas de governança e adequação legal. O novo conteúdo foi aprovado pelo órgão em 26 de outubro e deve ser submetido à análise da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), em dezembro. Veja as principais mudanças:

Patrimônio

Definição de um quórum para deliberar sobre a alienação de bens imóveis.

Órgãos estatutários
  • Possibilidade de a Assembleia Geral de Patrocinadoras indicar conselheiros representantes dos participantes e assistidos ao processo eleitoral, em caso de ausência de candidatos habilitados.
  • Definição de um número mínimo para a instalação da Assembleia Geral em segunda convocação.
  • Possibilidade de o Corpo Social, formado durante o processo eleitoral, ser constituído com número inferior ao limite mínimo de 12, em caso de ausência de candidatos habilitados.
  • Previsão de uma lista dos candidatos que participaram da eleição e não foram eleitos, que poderão ocupar os Conselhos em caso de vacância nos cargos para os quais disputaram.
  • Inclusão de regras para ausências e impedimentos de conselheiros e diretores e para substituição dos membros nesses casos.
  • Estabelecimento de alçadas para a Diretoria celebrar acordos e contratos sem necessidade de aprovação obrigatória do Conselho Deliberativo.
  • Alteração do total de integrantes nos Conselhos. O Fiscal passa a ter cinco titulares. No caso dos membros suplentes, tanto o Fiscal como o Deliberativo passam a ter apenas um como representante dos conselheiros indicados pelas patrocinadoras.
  • Acompanhe o processo nos canais de comunicação, entre eles, o site www.funsejem.org.br, onde você encontra o quadro comparativo do estatuto vigente com o proposto.

    

    Qualidade de vida

    Males modernos

    Consideradas doenças do século XXI, depressão e ansiedade vêm gerando um impacto bastante significativo na qualidade de vida. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 33% da população mundial sofre de ansiedade. Já a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, a Previdência Social aponta os transtornos mentais como a terceira principal razão de afastamentos do trabalho. Saiba mais com o psiquiatra Fernando Fernandes, especialista em transtornos do humor.

    Saúde mental: o que é?

    A saúde mental está dentro de um conceito mais abrangente. A definição da OMS, por exemplo, diz que saúde não está relacionada somente a ausência de doenças. Em primeiro lugar, a pessoa com saúde mental tem um bom desenvolvimento das funções cerebrais. Com isso, ela consegue desenvolver seus relacionamentos, seu trabalho e seus estudos de maneira adequada, tendo uma boa integração entre todos os núcleos. Por isso, a saúde mental seria o completo bem-estar físico, psicológico e social.

    Sinais de alerta

    Pergunte-se: estou em sofrimento psíquico? Algum grau de sofrimento é normal em todas as nossas vivências, mas há alguns sinais de alerta – se o sentimento é intenso e desproporcional, se não tem motivação clara, se não diminui ao longo do tempo, se está tornando você disfuncional. Alguns sintomas físicos também são indícios, como fadiga e alterações no apetite e no sono.

    Tratamento

    É necessário estabelecer o diagnóstico e tratamento com a ajuda de um profissional. Depressão e ansiedade são tratadas com remédios, mas a terapia é fundamental. Ela é auxiliar do remédio e costuma dar um resultado muito melhor do que o medicamento sozinho. Muitas vezes, o paciente precisa de apoio, mas as pessoas ao redor só vão conseguir ajudar se conhecerem um pouco sobre o problema. Há pessoas que estão em risco de suicídio e nem a família percebe.

    Psicofobia

    A psicofobia é o preconceito contra pessoas que têm alguma doença psiquiátrica. A depressão é negligenciada por muitas pessoas – até mesmo por profissionais da saúde – por dois fatores: preconceito e desinformação. Hoje, é a doença mais incapacitante do mundo e mais associada à perda de anos de vida. No mundo, existem apenas 17 países em que a taxa de suicídio está aumentando, e o Brasil é um deles. Por quê? Há um silêncio enorme sobre o tema e, nesse caso, o silêncio literalmente mata.

    Fernando Fernandes é médico psiquiatra do Programa de Transtornos do Humor (GRUDA) do Instituto de Psiquiatria da USP. Visite o canal do médico no YouTube PSIQUIATRIA ONLINE

    PRINCIPAIS SINTOMAS

    DEPRESSÃO

    • Tristeza
    • Desprazer pela vida
    • Sensação de vazio
    • Ansiedade
    • Angústia
    • Baixa autoestima
    • Fadiga
    • Alterações do sono e apetite
    • Raciocínio e concentração prejudicados

    ANSIEDADE

    • Apreensão e medo pelo futuro
    • Tensão muscular
    • Taquicardia
    • Sudorese
    • Tremores
    • Boca seca
    • Sensação de asfixia
    • Ataques de pânico (em casos agudos e intensos)

    ESTRESSE

    • Reação fisiológica e psicológica a situações de mudança ou de pressão
    • Pode ocorrer em situações positivas e negativas (a proximidade de um casamento ou a perda do emprego, por exemplo)
    • O estresse pode gerar uma combinação de sintomas de depressão e ansiedade

    Para ler a entrevista completa, clique aqui.

    Feliz 2017

    A palavra de ordem é planejar! Acompanhe as dicas da Funsejem e comece 2017 com saúde financeira.

    NA PONTA DO LÁPIS
    Já é hora de começar: faça uma lista detalhada de todos os seus ganhos, como 13º salário, férias e outras bonificações, e das despesas também, inclusive de pequenos gastos, como o cafezinho na padaria. Uma alternativa à tradicional planilha de Excel são os aplicativos específicos para controle de gastos, que facilitam esse processo (veja edição 90 do Futuro). Defina prioridades, tenha disciplina e avalie o que pode ser cortado tentando diminuir 10% do seu orçamento. Pesquise antes de concretizar uma compra, avaliando também as condições de pagamento e as taxas de juros praticadas.

    PREPARE-SE PARA JANEIRO
    Janeiro é um mês tradicionalmente pesado para os brasileiros. Despesas com IPVA, IPTU e material escolar são típicas dessa época do ano. Que tal fazer um planejamento de longo prazo? Faça uma estimativa de quanto você gastará nesse período e guarde uma pequena quantia todos os meses do ano. Assim, quando janeiro chegar, você já terá a quantia total e poderá inclusive negociar descontos para pagamentos à vista.

    Agora, se você não conseguiu fazer uma poupança para essa finalidade, considere utilizar o 13º salário para saldar esses compromissos ou fazer um parcelamento, sempre levando em consideração os juros embutidos nas parcelas.

    GERENCIE SUAS DÍVIDAS
    O cartão de crédito possui as maiores taxas de juros praticadas pelo mercado – podem chegar a quase 440% ao ano! A chance de uma modesta dívida no cartão se tornar uma bola de neve é enorme, por isso, evite ao máximo utilizar esse recurso.

    Caso já tenha caído na armadilha, não se desespere: é possível substituir uma dívida mais cara por uma mais barata, ou seja, com taxas mais amigáveis. Você pode renegociar um parcelamento com o banco, recorrer a empréstimos consignados ou até mesmo contar com a ajuda de amigos e familiares. O importante é não perder o controle e não deixar que o saldo devedor volte a ocorrer.

    CARRO: VILÃO DO ORÇAMENTO
    Que o carro é uma grande comodidade, ninguém duvida. Contudo, é fundamental lembrar que o veículo é um bem de consumo, não um patrimônio. Às parcelas mensais de um financiamento somam-se os gastos com combustível, estacionamento, seguro, manutenção, etc.

    Além disso, a cada ano que passa, o carro vale aproximadamente 9% menos – é a chamada depreciação.

    Se o seu estilo de vida exige um carro próprio, considere bolar um esquema de carona solidária com algum colega de trabalho. Substituir o veículo pelo transporte público em dias comuns e optar pelo táxi em ocasiões fora da rotina também podem ser alternativas vantajosas.

    GARANTA SEU FUTURO

    Atualmente, a expectativa de vida do brasileiro está em torno de 75 anos. Para viver mais tempo com mais qualidade, é essencial garantir segurança financeira no futuro. Se você busca tranquilidade para si mesmo e para sua família, a decisão de investir em previdência privada é fundamental. Quanto antes você começar a poupar, menor será o esforço no valor de cada contribuição mensal. Por isso, considere aderir ao Votorantim Prev, o plano privado de aposentadoria exclusivo para empregados do Grupo Votorantim.

    GESTÃO

    Política de Investimentos 2017

    A política de investimentos para o próximo ano teve poucas alterações, passando por alguns ajustes em relação à que vigorou em 2016. Entre eles está a definição de um novo benchmark para a renda fixa multiestratégia, que faz parte dos perfis moderado e agressivos. Ele passa a ser 70% IMA-B5 + 30% IMA-B5+.

    Para a renda variável foi definido o IBrX puro como benchmark do portfólio sem porcentual para superação (em 2016 foi de IBrX + 3%). Essa decisão vem de acordo com análises financeiras que, ao estabelecerem como meta de desempenho um ganho superior ao benchmark, agregam mais volatilidade e risco a um investimento que já é, por natureza, muito alto.

    ESTRATÉGIA

    O Comitê de Investimentos realizou vários estudos e simulações de alocação para os perfis. O objetivo foi estabelecer a composição mais adequada para atingir os alvos de rentabilidade com menor risco. Para o perfil conservador, a estratégia não mudou em relação a 2016 e permanecerá sendo a busca pela variação do CDI. Nos demais perfis, haverá aumento na exposição aos títulos públicos de inflação (NTN-Bs), que devem se beneficiar com a possível queda na taxa de juros da economia, em decorrência da estabilização dos índices de inflação. Em contrapartida, a alocação em renda variável cairá um pouco.

    Veja nas tabelas ao lado os limites mínimo e máximo e o objetivo de alocação de cada perfil.

    EM MIÚDOS

    IBrX: índice da Bolsa de Valores BM&F Bovespa que mede o retorno de 100 ações, selecionadas entre as mais negociadas, em número de negócios e volume financeiro.

    IMA-B: índice que mede a rentabilidade dos títulos públicos indexados à inflação. O IMA-B5 refere-se aos títulos com vencimento em até 5 anos, enquanto o IMA-B5+ mede os papéis com vencimento de prazo superior.

    CDI: título emitido por instituições financeiras. A taxa de juros desse investimento acompanha a variação da taxa básica de juros, a Selic.

    LIMITES GERAIS DE ALOCAÇÃO