Mudanças em seu plano de aposentadoria

Os planos de benefícios da Funsejem, Votorantim Prev e VCNE, estão passando por algumas alterações de regulamento que ainda serão encaminhadas para aprovação do órgão regulador competente, a Previc.

A principal mudança, divulgada em agosto pelo site da Funsejem e nos canais das empresas, é a nova forma de cobertura das despesas administrativas, supridas por contribuições da Votorantim desde a implantação do plano.

As despesas, a partir da aprovação do regulamento, passarão a ser deduzidas da rentabilidade dos investimentos, tornando o plano mais independente do ponto de vista administrativo.

Uma medida que hoje pode ser adotada já que o patrimônio está consolidado, podendo absorver as despesas do plano com os próprios recursos.

Mas outras alterações também estão sendo propostas, incluindo ajustes e melhorias para os resgates, portabilidades, e o recebimento de benefício.

Entenda todas elas nas páginas 6, 7 e 8 desta edição, e também na íntegra do novo regulamento proposto no site www.funsejem.org.br.

Continuar lendo

TEMPO DE ADICIONAL

A partir de agora, será possível acessar o site da Funsejem em formato responsivo, ou seja, adaptado para computadores, notebooks, tablets e celulares. A versão foi desenvolvida para acompanhar as novas tecnologias e mídias, proporcionando a você mais facilidade de acesso sobre qualquer dispositivo.

Com essa tecnologia adequada, você ficará conectado com sua previdência de qualquer lugar, e poderá fazer simulações, consultar seu saldo mensalmente, ver notícias e verificar todo conteúdo interativo disponível no site.

Fique ligado e não deixe de conferir essa novidade.

Acesse www.funsejem.org.br!!

Opinião

Seu plano de aposentadoria cresceu, evoluiu. Chegou a um patamar em que pode se autossustentar e prosperar sem depender exclusivamente do patrocínio administrativo das empresas. O que é melhor, sem prejuízo ao atual incentivo financeiro. Esta é a base da principal mudança proposta na alteração de regulamento em vigor.

A nova forma de custeio das despesas traz ao mesmo tempo autonomia ao plano, desoneração das empresas e praticidade, pois não haverá desembolso. A rentabilidade que remunera o saldo de todos será líquida das despesas, mantendo os depósitos mensais de empregados e empresas nas mesmas condições de hoje.

É importante ressaltar as vantagens do seu plano. Dentre elas, o amplo leque de aplicações diferenciadas e muito rentáveis quando comparadas com o mercado de planos individuais.

A ausência de fins lucrativos é outro ponto de destaque. Somos uma fundação criada apenas para administrar a aposentadoria privada dos empregados Votorantim. Isso torna o seu benefício competitivo, livre das altas taxas administrativas e de carregamento praticadas por bancos e seguradoras.

Não dá para comparar. Até porque, além de gestão eficiente, em qual aplicação você recebe um depósito mensal em seu nome, que varia de 25% a 100% do valor investido por você? Só aqui.

Estou com dificuldade para criar login e senha no site. Aparece a mensagem que meu cadastro não consta no banco de dados. Como proceder?
Resposta: Seus dados ainda não constam em nossa base de dados, por isso não são localizados. As informações cadastrais e de contribuição são atualizadas em nosso sistema a partir do décimo dia útil do mês seguinte à sua primeira contribuição. Após essa data, para obter dados de acesso à sua conta pelo site da Funsejem, você mesmo deve cadastrá-los, clicando sobre “Cadastre ou recupere aqui”, presente na primeira página, no box Seu Espaço. Depois, siga o passo a passo solicitado e crie seu login e senha.
Vitor Samuel da Silva Ferro, Companhia Brasileira de Alumínio, Alumínio (SP)

Como faço para aumentar o meu porcentual de contribuição?
Resposta: Preencha o formulário de alteração disponível no site www.funsejem.org.br. Depois, entregue-o à área de DHO de sua unidade, para que a empresa providencie o novo desconto, já no mês seguinte.
Douglas Almeida, Votorantim Metais Holding, Morro Agudo (MG)

Investimentos

Resultados favoráveis do mercado financeiro

No mês de julho, o mercado financeiro expressou boa recuperação mediante resultados positivos dos indicadores da economia brasileira, mesmo com a movimentação político-econômica que o país vem atravessando nos últimos tempos.

O corte em um ponto porcentual da taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central causou recuo nas taxas dos títulos públicos de inflação (NTN-Bs) e dos pré-fixados, o que gerou elevação da rentabilidade nas carteiras de renda fixa mais voláteis.

A redução nos juros básicos (de 10,25% para 9,25% a.a.) traz outra consequência, a de que ao longo do tempo a expectativa de retorno seja menor nas aplicações que utilizam o CDI como referência.

Dentro desse contexto, os perfis de investimento mais arriscados tiveram bom desempenho, e finalizaram o mês assim: 1,77% no moderado, 2,27% no agressivo e 2,49% no superagressivo. O perfil conservador também apresentou boa performance e rendeu 0,96%. O resultado equivale a 120% do CDI, índice que acompanha a Selic.

Acompanhe abaixo a rentabilidade dos perfis e os indicadores econômicos acumulados de 2017 e dos últimos 12 meses:

FUNSEJEM EM NÚMEROS • JULHO/2017

CURTAS

Votorantim: rumo aos 100

Em 2018, a Votorantim completará 100 anos. Uma história de compromisso com o desenvolvimento do país, com a criação de negócios duradouros, contribuindo para o crescimento das cidades e para a melhoria da vida das pessoas. Um compromisso que se renova, com um olhar para o futuro. Essa trajetória começa com a coragem de empreender e de inovar dos pioneiros que iniciaram os negócios, e que segue viva com as gerações seguintes.

São 100 anos formados por milhares de pessoas, entre empregados, parceiros, consumidores e comunidades, que ajudaram a construir a reputação da marca ao longo de sua existência.

A Educação é causa escolhida para marcar o centenário da Votorantim, um dos pilares sociais da empresa, que em 2017 ampliou substancialmente seus investimentos na área por acreditar que a educação é elemento fundamental para a transformação da sociedade, para a formação de cidadãos mais conscientes e para que o país seja desenvolvido.

ESTATUTO FUNSEJEM

O processo de alteração do estatuto da Funsejem, com o objetivo de aperfeiçoar as boas práticas de governança, continua em andamento. As mudanças propostas foram analisadas em maio pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc, que solicitou adequações para alguns pontos, já respondidas pela Funsejem. De acordo com os prazos legais, devemos ter uma nova resposta sobre o processo na primeira semana de outubro.

Conheça as principais mudanças propostas pelo Conselho Deliberativo:

  • Definição de um quórum para deliberar sobre a alienação de bens imóveis;
  • A Assembleia Geral de Patrocinadoras poderá indicar, se necessário, conselheiros representantes de participantes e assistidos ao processo eleitoral;
  • Definição de um número mínimo para a Assembleia Geral em segunda convocação;
  • O Corpo Social, formado durante o processo eleitoral, poderá ser constituído com número inferior a 12 membros;
  • Candidatos que participaram da eleição poderão ocupar os Conselhos em caso de vacância;
  • Inclusão de regras para as ausências e impedimentos, nesses casos, de substituição de conselheiros e diretores;
  • A Diretoria poderá celebrar determinados acordos e contratos sem aprovação obrigatória do Conselho Deliberativo;
  • Alteração do total de integrantes dos Conselhos.

Para conferir o quadro comparativo completo entre o estatuto atual e o proposto, acesse o site www.funsejem.org.br.



Capa

Mudanças em seu plano de aposentadoria

Saiba quais são as alterações a serem aplicadas aos regulamentos dos planos Votorantim Prev e VCNE

No final de agosto, começamos a divulgar um conjunto de alterações para os regulamentos dos planos de aposentadoria Votorantim Prev e VCNE, com destaque para a principal mudança: a nova forma de cobertura das despesas administrativas. Mas há também outras modificações a serem implantadas assim que a Previc, órgão governamental competente, aprovar o conteúdo completo que estamos propondo. A expectativa é de que isso ocorra entre o final deste ano e início de 2018, considerando o histórico de processos de alteração. De qualquer forma, você poderá acompanhar tudo isso em nossos canais de comunicação e nos de sua empresa.

O que muda para os dois planos
Algumas melhorias são comuns ao Votorantim Prev e ao VCNE, plano fechado e administrado somente aos atuais 220 participantes e aposentados. As principais alterações para ambos os regulamentos são estas:

  • O aposentado, pensionista ou participante em situação de moléstia grave poderá receber seu saldo total se desejar ou parte dele.
  • O novo regulamento esclarece que o participante que for portar seu saldo a outro plano terá sua reserva corrigida pela rentabilidade dos investimentos até a data da transferência dos recursos.
  • Outro esclarecimento importante é o de que tanto o resgate quanto a portabilidade têm prazo de prescrição de cinco anos para os participantes desligados. Então fique atento, ao sair da empresa, contate a Funsejem e tome uma decisão sobre seu patrimônio.
  • A prestação de informações à Funsejem como recadastramento de aposentados poderá ser feita por meio eletrônico e não apenas por carta, reduzindo tempo e uso de papel.

O que muda para o Votorantim Prev
Agora, confira o que muda apenas para o plano Votorantim Prev:

  • Nas situações em que um participante falece tendo direito ao benefício de invalidez pelo plano ou já recebendo este benefício, haverá pagamento de pensão por morte a seu beneficiário.
  • A aposentadoria, pensão ou benefício de invalidez mensal que o plano concede por meio da aplicação de um porcentual sobre o saldo do participante terá limite de duas casas decimais.
  • Ainda sobre estes benefícios acima, o regulamento esclarece que a renda mensal do participante não poderá ser inferior a uma Unidade de Referência Funsejem (R$ 450,29 em 2017).
  • Quando isso acontecer, o benefício deverá ser recalculado ou quitado.
  • O novo regulamento também deixa claro que o 13º pago aos assistidos e aos que recebem renda mensal de invalidez terá o mesmo valor do benefício de dezembro, quando ainda houver saldo suficiente para tanto. Do contrário, o 13º será equivalente à reserva que restou.

O que muda para o VCNE
O VCNE é o plano que mais terá modificações, pois não passava por um processo de alteração há um bom tempo. Veja os principais destaques:

  • O participante que se desligar da empresa já preenchendo os requisitos da aposentadoria normal (60 anos de idade e 10 de vinculação ao plano) poderá resgatar 100% do saldo.
  • Outra mudança para o participante elegível à aposentadoria normal é a possibilidade de ele efetuar uma contribuição adicional ao plano ao se desligar.
  • O participante ativo poderá realizar contribuição adicional sobre o 13º salário, programa de participação nos resultados e remuneração variável.
  • O participante vinculado também poderá depositar recursos, por meio da portabilidade de um saldo previdenciário que tenha em outro plano ou de um aporte qualquer, até a data de requerer o benefício de renda mensal.
  • O novo regulamento também definirá um valor mínimo para o resgate parcelado. Ele será de uma Unidade de Referência Votorantim - URV (R$ 517,71, até setembro de 2017).

POR DENTRO DO CUSTEIO

Perdeu nossa divulgação inicial sobre a nova forma de cobertura das despesas administrativas? Então confira o que de mais importante você precisa saber.

  • Você não vai ter desconto algum no seu holerite ou em suas contribuições. O valor que você e sua empresa investem mensalmente continuará entrando de forma integral no plano.
  • A despesa administrativa vai ser paga com parte da rentabilidade que a Funsejem consegue com as aplicações financeiras.
  • O patrimônio da Funsejem já supera R$ 1,72 bilhão, montante muito superior à despesa administrativa. Se fôssemos aplicar a nova forma de cobertura hoje, o valor mensal retirado da rentabilidade seria de 0,035% (calculado sobre o patrimônio). Para entender melhor, confira as simulações adiante.
  • A mudança no custeio fará com que o plano caminhe por conta própria, sem depender só do patrocínio administrativo das empresas. Isso fortalece o plano, torna-o independente.
  • A cobertura das despesas por meio da rentabilidade não será aplicada aos atuais aposentados, nem aos participantes que já preenchem os requisitos da aposentadoria normal (70 anos de idade e 5 de vinculação ao plano, no caso do Votorantim Prev, e 60 anos de idade e 10 de plano, no VCNE).

 

Simulações da nova forma de cobertura das despesas

EXEMPLO 1

EXEMPLO 2

Dúvidas?
Converse com os profissionais responsáveis por benefícios em sua empresa, caso tenha dúvidas. Você também pode acionar nossa área de Relacionamento pelo email funsejem@funsejem.org.br, telefone 11 3386-6500 e canal de voz 7004-6500 (nas unidades com este serviço).

.



Espaço do aposentado

Colhendo frutos

"Foram 31 anos de dedicação ao grupo Votorantim. Robson Braz Alves iniciou sua trajetória na Cia. Mineira de Metais, atual Votorantim Metais Holding. Depois passou pela Siderúrgica Barra Mansa, hoje Votorantim Siderurgia, Votorantim S.A., retornando, por fim, para a Votorantim Siderurgia. “Sempre estive vinculado às áreas administrativa, contábil e de planejamento tributário”.

Alves destaca como fato marcante sua participação na implantação do ERP SAP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial). “Surgiu a oportunidade de conhecer praticamente todos os negócios de atuação do grupo, além das empresas adquiridas no Peru, Argentina e Colômbia”.

Carinho e saudade desse longo período não faltam, por isso ainda mantém contato com os amigos. “O que mais valeu em permanecer na Votorantim, sem dúvida, foram as amizades que formamos. Para manter contato com os colegas da antiga “CMM”, nos reunimos frequentemente em um almoço em São Paulo. Mesmo morando em outra cidade vou até lá para participar. É uma forma de relembrar e rir um pouco”.

Ele já se aposentou pela Funsejem, mas confessa que ainda não se considera aposentado. “Ainda trabalho na área contábil e tributária, como pessoa jurídica. A grande vantagem é se livrar do trânsito pesado, onde se gasta 4 horas por dia para ir e vir ao escritório”.

Sobre a Funsejem, ele é só elogios. “Sempre contribuí até o limite suficiente para o diferimento do imposto de renda. Além disso, qual aplicação você aporta 6% de seu salário e ganha outros 6% no mesmo instante? Sem contar com os bons rendimentos das quotas”.

Espaço do participante

Privilégio para poucos

"Considero fundamental ter uma previdência privada, principalmente avaliando a fragilidade do sistema previdenciário brasileiro. Ter um plano de benefícios como o da Funsejem é um privilégio para poucos”. A declaração sobre a importância da Fundação é de Claudia Elisete Rockenbach Leal, secretária do Conselho de Administração da Fibria, em São Paulo (SP).

Há 30 anos no grupo, ela diz que atualmente contribui com 6%, mas já chegou a contribuir mensalmente com 12%. “Como estava no perfil superagressivo, que não estava rendendo tanto, reduzi.  Agora, mais próxima de minha aposentadoria, estou trazendo para a Funsejem um outro fundo de previdência que possuo em um banco, e colocando tudo no perfil moderado. Com isso, devo aumentar novamente o porcentual de contribuição para 12%, que me favorecerá também na dedução do imposto de renda”.

Para Cláudia, uma previdência fechada em que o patrocinador faz contribuições mensais de contrapartida ao participante é um enorme benefício. “É uma poupança maravilhosa para garantir a aposentadoria. Além disso, confio nas pessoas e nos gestores que cuidam do meu patrimônio”.

Aos empregados que ainda não são participantes, ela deixa um recado. “No mínimo, estão deixando de ganhar a contribuição da patrocinadora em seu nome. Isso por si só já é um grande benefício. Além disso, não podemos contar com a previdência brasileira, temos que nos preparar para o futuro, e o caminho é a previdência privada”.

Quando a aposentadoria chegar, Cláudia quer estar preparada. “Penso estar com saúde, em segurança, aproveitando a vida com estabilidade financeira, e ter condições de viver num padrão similar ao que tenho hoje”.



Saúde

As pausas do organismo

Hoje, a expectativa de vida média do brasileiro é de 75 anos. Com os avanços da medicina e adoção de hábitos saudáveis, é possível vivenciar a terceira idade com disposição e qualidade. Contudo, algumas décadas a mais também implicam em conviver com as "pausas" do organismo, ou seja, as mulheres com a menopausa e os homens com a andropausa. Saiba mais sobre as alterações hormonais decorrentes da idade e como enfrentar essas mudanças com saúde e qualidade de vida.

ANDROPAUSA

Ao contrário da menopausa, a andropausa não tem hora marcada para seu início, meio e fim. A partir dos 35 anos, os homens começam a ter um decréscimo na produção da testosterona em torno de 1% ao ano, com poucos sintomas.

PRINCIPAIS SINTOMAS
Flacidez da pele; letargia; perda progressiva da libido; perda parcial ou total das ereções; ejaculações em pequeno volume e por vezes dolorosas; perda de massa óssea; enfraquecimento da musculatura corporal; alterações emocionais (depressão, mau humor); perda de massa óssea; distúrbios cardiocirculatórios

TRATAMENTOS INDICADOS
Se o resultado do exame de toque prostático e a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) estiverem normais, o homem pode ser submetido à reposição hormonal com testosterona. Porém, nem todo homem necessita de tratamentos hormonais. É importante consultar um urologista.

MENOPAUSA

Também conhecida como “última menstruação”, a menopausa representa o fim da fase reprodutiva da mulher. Por volta dos 50 anos, os ovários param de produzir hormônios sexuais e os ciclos menstruais tornam-se irregulares, até cessarem completamente. Esse período de transição é conhecido como climatério.

PRINCIPAIS SINTOMAS
Palpitações e ondas de calor (fogachos); atrofia genital (coceiras, ardência, infecção urinária, corrimentos, ressecamento), gerando desconforto durante a relação sexual; diminuição da libido; perda de massa óssea; alterações emocionais (depressão, ansiedade, insônia, irritabilidade); maior risco de doença cardiovascular e osteoporose nos casos de menopausa precoce(antes dos 40 anos)

TRATAMENTOS INDICADOS
A terapia hormonal com estrogênios e progestagênios é indicada e, no caso de alteração da libido, pode-se avaliar o uso de androgênios. Nem toda mulher precisa de terapia hormonal e qualquer decisão depende da avaliação médica. Por isso, é importante consultar um ginecologista.

Educação financeira para crianças

Sabe-se que temos mais facilidade em aprender na infância. Por isso, é importante ensinar as crianças a manterem uma relação saudável com o dinheiro, mostrar o valor das coisas e os bons resultados de se economizar e administrar o que é seu. Pensando nisso, separamos alguns pontos a serem colocados em ação de modo a introduzir os pequenos no mundo das finanças. Confira:

HORA CERTA

Pode ser difícil dizer qual a idade ideal para o assunto começar a ser abordado, mas o mais comum é perto dos 7 anos, quando a criança já começa a ter noções de matemática e também dos seus próprios objetos e compras. Entretanto, se o seu filho começar a demonstrar interesse no assunto em outro momento, não hesite em começar a ensiná-lo.

VALOR DAS COISAS

É importante que a criança saiba que tudo tem um valor a ser respeitado. Relembre-a que compras não são sempre presentes, que as coisas não podem ser desperdiçadas e que é importante valorizar tudo o que é dela.

MESADA

Muitas pessoas não concordam, mas a mesada é um passo importante nesse processo. Se optar por fazê-la, comece com quantias baixas, de maneira semanal, quinzenal ou mensal, para que a criança não interprete isso como uma “fonte inesgotável” de dinheiro. É preciso seguir à risca o valor e a data estipulada, para ajudar a criança na compreensão do valor e na própria organização.

ORGANIZAÇÃO

Aprender a se organizar é importante desde cedo e irá render bons frutos ao longo prazo. Cultive com ela o hábito de anotar quanto se tem e quanto foi gasto, para que seu filho perceba que o dinheiro tem um ciclo: ganhar, poupar e comprar. Você pode fazer isso em uma tabela simples ou em um quadro negro, para que a criança possa escrever também.

ESTABELECER OBJETIVOS

Esse é o foco de todo o processo. A criança precisa compreender que quanto mais poupar, mais coisas poderá comprar depois. Ajude-a a estabelecer metas que sejam importantes e acessíveis para ela, algo que possa querer como presente, pois quando conseguir comprar com seu próprio dinheiro, com certeza vai se sentir realizada e independente.

ELEIÇÕES

Eleição dos Conselhos: Candidatos

O processo eleitoral de conselheiros da Funsejem agora está na fase de votação, que se encerrará na primeira quinzena de setembro. Os 16 candidatos mais votados formarão o Corpo Social, colegiado que elegerá 8 membros dentre seus integrantes, sendo 2 conselheiros deliberativos e 2 conselheiros fiscais, além dos respectivos suplentes.

Os outros 2/3 das vagas dos Conselhos serão preenchidos por indicações das empresas.

Como forma de garantir representatividade a todas as empresas, as vagas do Corpo Social foram divididas por grupo de patrocinadoras, conforme critérios de patrimônio e participantes. Conheça a relação completa de candidatos: