A economia da
longevidade

A longevidade é uma realidade no Brasil. Hoje, a expectativa de vida ao nascer dos brasileiros é de 77 anos. Em 2025, o país será o sexto no mundo em número de idosos. Para explorar esse potencial, é fundamental compreender que a economia da longevidade não está ligada apenas a questões previdenciárias, mas sim ao desenvolvimento de estratégias que aproveitem o envelhecimento como oportunidade de negócios. Nesse sentido, economia da longevidade ou silver economy – termo em inglês que remete aos cabelos grisalhos – baseia-se na oferta de serviços e produtos que atendam às necessidades de consumo dessa faixa etária.  

Para compreender mais sobre as mudanças econômicas necessárias, leia nas páginas 6 e 7, a entrevista com Jorge Félix, jornalista, escritor, professor e integrante do núcleo de Pesquisas Políticas para o Desenvolvimento Humano (PDH), do Programa de Pós-Graduados em Economia da PUC-SP.

Continuar lendo

Opinião

Mais um ano chega ao fim. E podemos dizer que ele foi positivo para o seu plano de benefícios. Um dos motivos foi o bom nível de governança corporativa da Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Funsejem, bem como o trabalho realizado pelo Comitê de Investimentos, que vem contribuindo para os resultados da Fundação.

Tivemos um bom volume de contribuição, com 4% de crescimento em relação a 2016 (base outubro), mantivemos a adesão média dos últimos anos (80%), e ainda permanecemos próximos dos participantes com ações presenciais nas unidades e com o novo canal de comunicação via SMS.

Já no campo dos investimentos, apesar das oscilações do mercado financeiro, os resultados dos perfis de investimentos foram favoráveis mantendo no acumulado do ano, até o mês de novembro, todos os perfis acima do CDI, índice de referência para nossos investimentos.

Que nesse novo ciclo que está por vir, você, participante, acompanhe-nos pelos canais de comunicação da Fundação e esteja presente em nosso dia a dia.

Para 2018, nos manteremos na busca constante em prol do crescimento e de melhorias ao seu plano de previdência complementar. Aproveitamos a ocasião para agradecer pela confiança em nosso trabalho por mais um ano.

Gostaria de saber se é possível aumentar minha contribuição mensal?
Resposta: Sim, basta preencher o formulário de alteração de contribuição básica disponível no site www.funsejem.org.br. Depois, entregue-o à área de DHO de sua unidade, para que a empresa providencie o novo desconto, já no mês seguinte.
Luiz Sergio Leite Santos da Silva, Votorantim Siderurgia, São Paulo (SP)

Gostaria de atualizar meus dados cadastrais.
Resposta: A alteração de seus dados é realizada via folha de pagamento, portanto, basta solicitar a alteração ao seu DHO local.
Marcia da Silva Fraga, Companhia Brasileira de Alumínio, Caxias do Sul (RS)

Como faço para atualizar os beneficiários da minha previdência?
Resposta: Para realizar a alteração, é necessário preencher o formulário de atualização de beneficiário disponível no site da Funsejem. Após preencher, envie a cópia do documento via e-mail para a Fundação e o original via correio.
Valmir Rian Gazzoli - participante autopatrocinado

Investimentos

Bom desempenho

A performance dos perfis de investimentos da Funsejem em 2017, até o mês de novembro, foi boa. O mercado financeiro apresentou resultados favoráveis, mas contou também com as habituais oscilações da Bolsa de Valores, que no acumulado dos 11 meses do ano fechou em 19,50%, no índice Ibovespa, e 19,93%, no IBrX.

No segmento de renda fixa, os títulos públicos pós-fixados, de menor risco, renderam 9,57% (IMA-S) nesse mesmo período, enquanto os pré-fixados e indexados à inflação, que são mais voláteis, finalizaram em 13,78% (IRF-M) e 11,87% (IMA-B), respectivamente. Na média geral, a rentabilidade dos papéis emitidos pelo governo está em 11,83% até aqui, resultado superior aos 9,33% do CDI, índice que reflete o retorno médio das aplicações mais conservadoras.

Com base neste contexto, os perfis de investimentos conquistaram os seguintes resultados em 11 meses: 9,86% no conservador, 10,91% no moderado, 12,04% no agressivo e 12,53% no superagressivo.

Agora veja nos gráficos o desempenho dos perfis e alguns indicadores econômicos em outros períodos.

FUNSEJEM EM NÚMEROS • OUT/2017

Curtas

Mudança de regulamento em andamento

As alterações nos regulamentos dos planos Votorantim Prev e VCNE, encaminhadas para análise da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc em setembro, já passaram por uma primeira análise do órgão competente, que se manifestou solicitando poucos ajustes. Eles se referem, de modo geral, a adequação de texto, documentos adicionais e ajustes de cadastro com a própria Previc, devendo ser atendidos pela Funsejem em até 60 dias úteis.

Dentre as principais mudanças do regulamento estão a nova forma de cobertura das despesas administrativas e a concessão de benefícios de resgate total para casos de moléstias graves (nas condições previstas na legislação brasileira).

Acesse no site www.funsejem.org.br a íntegra dos novos regulamentos propostos. E também nos acompanhe para saber sobre o andamento destes processos de alteração.

Novo site do participante

Em breve o site da Funsejem terá novidades a todos os participantes. É a reestruturação da área restrita, acessada com login e senha.

A sua página individual passará por alterações estruturais e visuais, terá um novo conteúdo, e melhorias na navegação. O lançamento da sua nova área no site, já adaptada a dispositivos móveis, está previsto para o começo do ano que vem. As facilidades e serviços com os quais você já conta continuarão no site: acesso ao saldo, atualização cadastral, alteração de perfil de investimentos, dentre outros.

Apesar da mudança da área interna, o endereço do site permanecerá o mesmo www.funsejem.org.br. Aguarde e prepare-se para as novidades!



Capa

Longevidade: produtos, serviços e cuidado

De cada 10 brasileiros, três afirmam sentir falta de produtos voltados para a terceira idade. O levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), ouviu 619 pessoas com mais de 60 anos, e apontou que a falta de celulares com teclados e telas maiores é a maior queixa desse público. Além disso, mais opções de locais para diversão e roupas adequadas à idade estão entre as necessidades reveladas.

Para o jornalista, pesquisador e escritor Jorge Félix, ampliar e desenvolver novas tecnologias significa proporcionar mais inclusão aos idosos. “A gerontotecnologia, ciência que estuda e desenvolve tecnologias para atender às necessidades das pessoas acima dos 60 anos, é a protagonista na economia da longevidade”, explica o especialista. “O desenvolvimento de aplicativos, robôs companheiros, tapetes, colchões inteligentes, entre outros produtos, estimulam a abertura de novas empresas, startups, cursos etc. Trata-se de um verdadeiro complexo industrial da saúde e do cuidado.”

COMO O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO AFETA A ECONOMIA?
A economia da longevidade incentiva a atividade industrial, dando mais importância para a economia real do que para a economia financeira. Com isso, passa a ser uma fonte de riquezas, gerando empregos e novos serviços.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DE UM PAÍS QUE ESTÁ ENVELHECENDO?
No Brasil, o grande desafio é o investimento em pesquisa e desenvolvimento, setor em que o país ainda é muito incipiente, não só por ser um tema novo, mas também por não haver uma estratégia governamental. Governos e empresas precisam trabalhar em conjunto para desenvolver estratégias e serviços que atendam ao envelhecimento.

O QUE É PRECISO MUDAR NA SOCIEDADE PARA ACOMPANHAR O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL?
É preciso desenvolver um complexo industrial da saúde e do cuidado, pois sem estratégias que supram as necessidades dos consumidores da terceira idade, os países vão D precisar importar produtos e serviços, gerando uma grande pressão na balança comercial. Além disso, é preciso envolver jovens pesquisadores nesse processo, pois isso faz com que eles tenham uma convivência muito melhor com a pessoa idosa, proporcionando um aumento da relação intergeracional.

COMO A PREVIDÊNCIA SE ENQUADRA NESSA REALIDADE?
A economia da longevidade vislumbra contemplar as demandas de consumo das famílias. Se o número de idosos aumenta, os hábitos de consumo também vão mudar. Com isso, o desenvolvimento econômico auxilia os governos a custear os seus sistemas de previdência. Ou seja, se houver uma industrialização com foco no envelhecimento, haverá mais receitas de impostos, mitigando os efeitos previdenciários aos cofres públicos. No entanto, acredito que o modelo de renda mínima, pagamento de um valor universal aos cidadãos, sem contrapartida, é uma forma de manter os idosos como consumidores.

COMO ENVELHECER BEM EM UM PAÍS COMO O BRASIL?
As pessoas precisam continuar a estudar para envelhecer bem. Com educação, é possível ter maior inclusão social e aumentar a renda, o que permite desfrutar da velhice com mais qualidade.

Produtos e Serviços para os 60+

Teleassistência – comum na Europa, essa tecnologia funciona a partir de um botão de emergência em um acessório, que pode ser uma espécie de relógio ou colar, conectado a uma central de atendimento. Quando o idoso aperta o botão, um integrante da central, que funciona 24 horas, entra em contato com ele por meio do aparelho para poder ajudá-lo.
Concierges para a terceira idade – pessoas que acompanham os idosos em diversas situações, como ir às compras, jogar cartas, ler, cozinhar ou fazer artesanato, por exemplo. concierges também prestam assessoria ou consultoria jurídica e financeira.
Academias especializadas – a ideia é atender as pessoas que sempre praticaram atividades físicas, mas começaram a sentir o peso da idade.
Aplicativos para tablets e celulares – esse recurso auxilia na inclusão digital e cuidado do idoso em diversos aspectos, desde a hora certa para tomar medicamentos, como exercitar a memória com jogos e outras atividades lúdicas.



Por dentro do plano

Resgate de contribuições

Veja como funciona essa opção em caso de desligamento da Votorantim

Uma dúvida comum ao participante é sobre as alternativas que possui em seu plano de benefícios ao se desligar do grupo Votorantim, caso ainda não seja elegível a receber a aposentadoria. Uma das possibilidades é o resgate de contribuições. Leia a seguir as principais informações sobre essa opção.

QUANDO POSSO SACAR MEU SALDO?
O resgate de contribuições só pode ser solicitado quando o participante desliga-se ou é desligado da Votorantim, e também em caso de invalidez.

QUAL VALOR A RECEBER?
O resgate equivale a 100% do saldo de participante, mais um porcentual do saldo formado pela empresa patrocinadora, de acordo com o tempo de serviço contínuo no grupo (vide abaixo tabela de cada plano de benefício). Além disso, sobre o saldo final, participante e patrocinadora, haverá incidência de imposto de renda, conforme o regime tributário escolhido.

QUAL A FORMA DE PAGAMENTO?
O pagamento pode ser único ou parcelado em até 12 vezes consecutivas.

QUANDO RECEBO O DINHEIRO?
O pagamento é feito sempre no último dia útil de cada mês, desde que a documentação necessária seja enviada à Fundação até o dia 20. Os documentos solicitados são: formulário de resgate (disponível no site da Funsejem e no DHO local ou área Gente), cópias simples da rescisão contratual, RG, CPF, comprovantes de residência e bancário.

FIM DA POUPANÇA?
O resgate de contribuições caracteriza o fim do seu projeto de previdência. Avalie sua decisão. Você tem certeza que quer interromper sua poupança para a aposentadoria? Os impactos são fortes. O principal é o ponto final na formação patrimonial que iniciou. O outro é a incidência de imposto de renda, de uma única vez, sobre o saldo a que você tem direito de sacar. A exceção fica para os que optam pelo resgate parcelado, mas ainda assim o imposto pesa, por ser diluído em um prazo muito curto de tempo. Pense nisso.

QUER FICAR NA FUNSEJEM?
Você sabia que pode permanecer com seu plano na Funsejem mesmo após sair da Votorantim? As opções são: o autopatrocínio, para quem quer continuar contribuindo para o plano; e o diferimento, para quem quer manter-se no plano sem fazer contribuições (exceto a administrativa).

Espaço do aposentado

Retorno compensador

"A Funsejem foi e está sendo muito importante para mim. Sempre busquei contribuir com o máximo que pude, e hoje, o retorno é compensador, pois aproveito o limite de isenção de imposto de renda, além de ter mensalmente uma boa rentabilidade. Valeu a pena poupar.” Essas são palavras de Paulo Roberto Netto, aposentado pela Funsejem.

Ele ingressou na empresa em 1984, na antiga Papel Simão, que depois foi comprada pela Votorantim. “Trabalhei somente na área de Celulose do grupo, na Votorantim Celulose Papel, hoje Fibria. Iniciei minhas atividades como estagiário de engenharia na área de Utilidades e Recuperação Química, depois de 1 ano e meio fui transferido para a área de Projeto, onde permaneci até sair, em 2009. Passei por todas as áreas de Projeto, e finalizei minha carreira como gerente de Projetos de Celulose, na implantação da unidade de Três Lagoas (MS), no Projeto Horizonte I."

Segundo Netto, após muito trabalho e satisfação, ficaram na lembrança diversas histórias desse longo período. “Depois de 25 anos de empresa e convivência, em boa parte do tempo com um mesmo grupo, passamos por muitos momentos engraçados e importantes.

O que mais me marcou foi o start-up da unidade de Três Lagoas, um grande projeto, com enormes desafios superados a cada dia. Guardo até hoje na memória a primeira alimentação do digestor (equipamento utilizado para a transformação da madeira em pasta celulósica, matéria-prima para a fabricação de papel), e os primeiros fardos de celulose sendo produzidos. Foi incrível.”

Para ele, as amizades também foram destaque. “Trabalhamos com uma mesma equipe por um longo tempo, acabamos formando um grupo unido e isso fortaleceu bastante esta amizade. Até hoje nos falamos e algumas vezes nos encontramos para matarmos a saudade desta época”.

Em 2015, passou a receber os benefícios da Funsejem. “Apesar de estar aposentado, não me considero como tal. Hoje, atuo no ramo imobiliário, e meu dia a dia é bastante puxado não sendo muito diferente de quando estava na Votorantim. O que mudou muito é poder estar mais próximo da minha família, pois antes fazia viagens constantes devido ao projeto em várias unidades.”



Espaço do participante

O melhor benefício

"Um ótimo investimento a longo prazo e um futuro melhor.” Essa é a mensagem que vem à cabeça de Tiago Dias Guedes, técnico de Planejamento de Manutenção II da Votorantim Cimentos, unidade Itapecerica da Serra (SP), quando pensa na Funsejem.

Em 2013, ele ingressou no grupo como estagiário e, em 2014, passou ao cargo de assistente técnico de informações júnior. Guedes sempre investiu com o limite máximo da contribuição básica, 6%. “A decisão por este percentual é porque enxergo a Funsejem como um dos melhores benefícios que a Votorantim proporciona junto ao convênio médico”.

Seguindo este raciocínio, ele considera muito importante ter uma previdência privada como a do plano Votorantim Prev. “Olhando para o cenário atual do nosso país, não é difícil imaginar o fim da aposentadoria do governo no futuro.

Por isso, construir uma renda adicional para utilizar lá na frente é algo muito importante, e a previdência da Funsejem nos proporciona isso.”

Para o amanhã, com este complemento ele pensa: “ter uma vida estável, casado e com filhos, e poder desfrutar ao máximo a vida!”. Ele ainda deixa um recado aos empregados que ainda não aderiram ao plano. “Procure entender melhor o benefício da previdência privada. Avaliem com calma o programa e realizem a adesão, pois é o melhor benefício que temos.”



Saúde

Você come grãos?

Descubra por que os grãos são importantes na dieta

De acordo com Karen Daniella Oliveira, nutricionista do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE), os grãos trazem diversos benefícios para o organismo e o consumo deve ser variado. “Os grãos, principalmente na versão integral, são benéficos à saúde por sua composição rica em fibras e nutrientes”, explica a especialista. “Podem ser consumidos no café da manhã, o que proporciona energia e otimiza o funcionamento do intestino, no lanche intermediário, ao ingerir um iogurte ou uma fruta com linhaça, por exemplo, ou nas refeições principais com um mix de folhas com chia.”

No entanto, pessoas com restrições alimentares devem ficar atentas ao consumir esses alimentos. “O portador de doença celíaca (intolerância ao glúten) deve evitar a ingestão de trigo, centeio, cevada e malte. Não havendo restrição, seja por intolerância, sensibilidade ou alergia, o consumo está liberado”, destaca a nutricionista.

Por outro lado, a ingestão abusiva de grãos pode prejudicar a saúde, provocando irritação na parede intestinal e até aumento de peso. “É importante lembrar que todo excesso é prejudicial e a alimentação deve ser variada, contendo todos os grupos de alimentos: carboidratos, proteínas e gorduras”, alerta Karen.

Renda fixa: conheça os investimentos

Para escolher o tipo de investimento que mais se encaixa a seus objetivos e orçamento, é necessário conhecer as diferenças, os detalhes e as vantagens de cada um. Nesta matéria, vamos explicar um pouco sobre os modelos de renda fixa.

Essa alternativa é uma forma de investimento na qual, basicamente, você empresta dinheiro a uma instituição financeira e ela te devolve com juros. O Tesouro Direto também é um investimento de renda fixa, porém, ao invés de ser vinculado a um banco, está ligado ao governo.

Existem algumas opções para essa modalidade de investimento, com mecânicas parecidas, mas com algumas particularidades. Confira mais detalhes a seguir:

► CDB e LC: Essas duas soluções funcionam de forma bastante similar. Como os bancos precisam conseguir recursos para oferecer empréstimos aos seus usuários, eles utilizam o dinheiro aplicado em CDB e LC para isso e te devolvem com juros, que podem ser pré-fixados ou variar de acordo com um indexador, como a taxa SELIC ou CDI, por exemplo.

► LCI e LCA: Esses modelos têm um formato muito próximo aos outros, porém, ao invés de usar o dinheiro investido para empréstimos pessoais de outros clientes, ele é aplicado nos mercados imobiliário (LCI) e agropecuário (LCA).

A principal diferença entre essas opções está na liquidez (LCA e LCI tem uma carência mínima quanto ao tempo de investimento) e no pagamento de impostos sobre o rendimento que acontece no CDB e LC apenas.

COMO ESCOLHER?
Leve em consideração o tempo que pretende deixar o dinheiro render, quanto você pode investir e as taxas de cada modalidade. Assim, você pode comparar as soluções tendo como base o cenário real do seu futuro investimento e, dessa forma, decidir qual é a melhor alternativa para você.

PERFIL DE INVESTIMENTO

Qual o seu perfil?

Você é conservador, moderado, agressivo ou superagressivo? A Funsejem oferece a seus participantes essas quatro opções de perfis de investimentos, com exceção aos pensionistas que só podem optar pela modalidade conservadora.

Quando você define um perfil de investimento, automaticamente determina como seu dinheiro será aplicado, certo? Por isso, a importância de conhecer a política de investimentos, pois essa escolha impacta na formação de seu saldo.

Por meio da política são definidos limites de riscos e aplicação das carteiras e o benchmark de cada perfil. Essas decisões vêm de acordo com análises financeiras direcionadas a cada modalidade de investimento. E o que diferencia cada perfil é a alocação, onde cada segmento de aplicação tem uma composição de risco.

É essencial que antes de permanecer ou alterar seu perfil, você conheça bem cada um deles, analise qual se enquadra melhor em seus objetivos e, por fim, faça sua opção de forma consciente.

TROCA DE PERFIL

Já analisou seu perfil? Se pretende fazer a mudança, acesse a área restrita do site ou procure seu DHO local ou área Gente e solicite o formulário de alteração de perfil de investimento. Lembre-se que existe um período, de até 60 dias, para que a mudança seja efetivada, dependendo da data de solicitação da alteração.

FERRAMENTAS DO SITE

Simulador
O simulador de perfil de investimentos está disponível no site da Funsejem, e auxilia na análise de perfil mais adequado para cada tipo de investidor. Para fazer uma simulação acesse www.funsejem.org.br.

Vídeo
O vídeo “escolha seu perfil de investimento” foi desenvolvido com as principais características dos quatro perfis de investimentos da Funsejem. Ele traz informação de forma simples e rápida. Para visualizá-lo, basta acessar a página Educação Financeira do site.

Política de investimentos 2018

A política de investimentos para o próximo ano praticamente não apresentará alterações em relação à que vigorou em 2017. Ela ainda está em desenvolvimento, e seu conteúdo passará por pequenos ajustes e adequações.

A política será aprovada no início do mês de dezembro pela Diretoria e Conselho Deliberativo da Funsejem. Assim que finalizada será divulgada aos participantes. Para saber mais, acesse em breve a política na área de livre acesso do site www.funsejem.org.br. Leia, fique por dentro!