A contribuição adicional é sempre bem-vinda, mas sua vantagem vai além de aumentar sua poupança. Por meio de aportes extras, você se beneficia do incentivo fiscal. Ele tem como objetivo diminuir o imposto de renda pago no ano, estimulando a cultura de poupança.
Com a chegada do final do ano, é hora de se programar para fazer uma adicional e aproveitar ao máximo esse incentivo fiscal. Veja a seguir mais informações.
Para aproveitar a dedução fiscal previdenciária sobre o 13º salário, que tem tributação exclusiva, você precisa programar uma adicional na folha de pagamento desta renda entre os dias 24 e 26 /11. Se quiser fazer uma adicional sobre o salário de dezembro, o prazo é um pouco maior, até 15/12.
Em ambos os casos, você deve preencher o formulário da adicional (aqui), e encaminhá-lo na empresa, abrindo um chamado na intranet (Portal DHO/Service Now). Se tiver dúvida ou dificuldade, acione sua área de DHO/Gente local.
Você ainda tem a opção de fazer a adicional por pix ou transferência direto na conta corrente da Funsejem até 29/12. Por esta forma de contribuição, é preciso contatar a Funsejem (atendimento@funsejem.org.br) para obter os dados bancários. E o formulário deve ser encaminhado para lá também.
Fique atento para não perder os prazos. Do contrário, só no ano que vem.
Se você quer ter uma ideia de quanto economiza em imposto de renda ao poupar em seu plano de aposentadoria, acesse o simulador de incentivo fiscal disponível na parte inferior da home do site www.funsejem.org.br. Ele faz dois cálculos de forma fácil e rápida. Um mostra quanto paga de imposto quem não contribui para um plano de benefícios como o da Funsejem, em comparação a quem contribui. Já a outra simulação indica ao participante contribuinte quanto falta poupar no plano para aproveitar a dedução fiscal anual no limite.







