Como aproveitar o verão com segurança e isolamento social

O verão está mantendo seu tradicional estilo: dias de muito sol e altas temperaturas. Ao mesmo tempo, o Brasil, assim como o mundo inteiro, continua enfrentando a pandemia de covid-19. Nesse sentido fica a dúvida, como aproveitar a estação mais quente do ano mantendo o isolamento social? Para ajudar os participantes da Funsejem e seus familiares, conversamos com Sérgio Zanetta, médico sanitarista e professor de Saúde Pública e Epidemiologia do Centro Universitário São Camilo, que deu algumas dicas de como curtir o verão de forma segura. Confira.

Sérgio Zanetta, médico sanitarista e prof. de Saúde Pública e Epidemiologia.
Sérgio Zanetta, médico sanitarista e prof. de Saúde Pública e Epidemiologia.

É possível viajar?

Sim, mas é preciso manter os três cuidados básicos que todo mundo já conhece e que precisam ser colocados em prática: usar a máscara, higienizar as mãos com frequência – com água e sabão ou álcool em gel 70% – e manter o distanciamento social. Além disso, é preferível viajar com veículo próprio e com as pessoas que façam parte do mesmo núcleo de convívio. Se for viajar de avião, o problema não está dentro dele, mas sim nas aglomerações durante o check-in, uma possível escala, retiradas de bagagem e no check-out. É indicado consultar se a companhia aérea escolhida está seguindo as medidas de segurança, como manter mais espaço entre um passageiro e outro, pulando pelo menos uma poltrona a cada ocupante. E sim, você deve permanecer de máscara durante todo o voo. Para quem pretende viajar de ônibus, além do distanciamento necessário, outro problema está na higienização do o ar-condicionado, que se não for realizada de forma adequada, pode contaminar todos os passageiros, caso alguém esteja com covid-19. Por isso, o mais seguro na hora de viajar é escolher um meio de transporte em que você não tenha contato com pessoas que não sejam do seu convívio diário e que não estejam fazendo a quarentena com você.

As praias são uma boa escolha neste momento?

Infelizmente, não. Estamos vendo as praias lotadas pelo Brasil afora e isso também é considerado um tipo de aglomeração, ou seja, não é seguro e precisa ser evitado. Nas praias superlotadas, as pessoas respiram próximas umas das outras e dentro do mar ainda tem o agravante de ficarem sem máscara. Um mar lotado é a mesma coisa do que uma balada lotada. Por isso, é indicado escolher outro destino. Para ir à praia com segurança, é preciso que ela não esteja cheia, manter um metro e meio de distância entre você e as outras pessoas, bem como das barracas de consumo, não alugar cadeiras, etc.

Posso usar a piscina do condomínio?

piscina

A piscina funciona como qualquer outro lugar, isto é, se estiver sendo frequentada por muitas pessoas, também não é indicada. Agora se o condomínio estabeleceu um rodízio entre os moradores, no qual é possível manter um metro e meio de distância entre os frequentadores da piscina e que não haja nenhuma interação entre elas, principalmente porque dentro da água as pessoas não usam máscara, então é possível fazer o seu uso.

Como passear no parque?

Dê preferência aos parques com uma menor circulação de pessoas porque não adianta transferir a aglomeração da balada para o passeio ao ar livre. Se fizer o devido distanciamento, os filhos podem até brincar em uma área do parque, mas desde que seja sem interação com outras crianças. Sabemos que as crianças são muito sociáveis, mas este não é o momento para esse tipo de interação. Procure brincadeiras que envolvam a família toda, assim evita que os seus filhos queiram brincar com as outras crianças.

Pode comprar um sorvete, água de coco ou outro alimento?

picolo

Toda vez que você for se relacionar com uma pessoa ambos precisam estar de máscara.

Se for comprar um sorvete, o sorveteiro tem que estar de máscara. Se ele não tiver de máscara, não compre. Isso vale para qualquer coisa, seja água de coco ou algum outro alimento. Não entre em uma loja em que as pessoas estão sem máscara. Porque se o estabelecimento não tiver a ventilação adequada, o vírus fica entre três e quatro horas no local, podendo contaminar quem adentrar a loja.

Qual a melhor máscara para usar no verão?

mascara

Prefira máscaras feitas de algodão duplo, pois é um tecido mais agradável. Ela não é simplesmente um adereço que pode ser combinado com a roupa, mas sim um item de proteção. Não usar a máscara demonstra egoísmo porque se você estiver portando o vírus, vai transmiti-lo a outras pessoas. Mesmo que a outra pessoa esteja de máscara, você aumenta o risco de ela ser contaminada, pois estará jogando as gotículas de saliva sobre a máscara dela. Agora se ambas estiverem usando a máscara, haverá a proteção. Ninguém se sufoca usando a máscara, exceto, as crianças pequenas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso de máscaras a partir dos 5 anos. Pense na mesma lógica do uso do cinto de segurança do carro, ninguém gosta de usá-lo, mas todo mundo usa o cinto porque sabe que ele pode salvar a sua vida.

O ideal seria escolher um passeio em que você e sua família pudessem ficar isolados, evitando hotéis e destinos cheios. Alugar uma casa, um sítio, por exemplo, mas claro sem fazer aglomeração, pode ser uma alternativa. Nessas horas, vale usar a criatividade e a tecnologia ajuda muito nesse sentido.

Temos que lembrar que a covid-19 é uma doença de transmissão respiratória e que o coronavírus tem um propósito, o de contaminar as pessoas. Logo, qualquer oportunidade para isso o vírus vai aproveitá-la. Por isso, temos visto o coronavírus sofrer mutações com o surgimento de novas cepas, porque ele se adapta para atingir o seu propósito. Desta forma, mesmo com o início da vacinação em vários países, inclusive aqui no Brasil, ainda é preciso continuar a usar máscara e manter o isolamento social, pois as vacinas ainda não chegaram a toda população. Outro ponto é que mesmo imune, a pessoa ainda pode continuar a transmitir o vírus, pois as vacinas que estão sendo aplicadas no país protegem contra a doença, mas não de o vírus se proliferar a ponto de ser transmitido. O verão é uma estação quente? Sim.  Todo mundo queria estar em uma praia ou tomando um banho de piscina? Sim. Mas temos que pensar que estamos vivendo uma guerra silenciosa em que o vírus não avisa quando vai contaminar alguém. Por isso, evite locais aglomerados, use máscara e higienize as mãos.