A contribuição adicional é sempre bem-vinda, mas sua vantagem vai além de aumentar sua poupança. Por meio de aportes extras, você se beneficia do incentivo fiscal. Ele tem como objetivo diminuir o imposto de renda pago no ano, estimulando a cultura de poupança.
Com a chegada do final do ano, é hora de se programar para fazer uma adicional e aproveitar ao máximo esse incentivo fiscal. Veja a seguir mais informações.
Para aproveitar a dedução fiscal previdenciária sobre o 13º salário, que tem tributação exclusiva, você precisa programar uma adicional na folha de pagamento desta renda (2ª parcela) entre os dias 25 e 27/11. A programação é com a empresa. Abra um chamado na intranet (Service Now/Portal DHO) e suba o formulário da contribuição adicional já preenchido e assinado (pode ser digitalmente). Em caso de dúvida, acione a área de DHO/Gente de sua unidade.
Se quiser fazer uma adicional sobre o salário de dezembro, o prazo é um pouco maior, 13/12, também por meio de programação com sua empresa.
Já a contribuição adicional por depósito direto na conta corrente da Funsejem pode ser feita até 27/12. Neste caso, contate a Funsejem (aqui) para obter os dados bancários e demais orientações para a transação. Fique atento e se possível antecipe-se para não perder os prazos. Do contrário, só no ano que vem.
Quanto ao formulário da contribuição adicional, baixe-o aqui, clicando sobre o seu plano de previdência: Votorantim Prev e VCNE.
Se você quer ter uma ideia de quanto economiza em imposto de renda ao poupar em seu plano de aposentadoria, acesse o simulador de incentivo fiscal disponível na parte inferior da home do site www.funsejem.org.br. Ele faz dois cálculos de forma fácil e rápida. Um mostra quanto paga de imposto quem não contribui para um plano de benefícios como o da Funsejem, em comparação a quem contribui. Já a outra simulação indica ao participante contribuinte quanto falta poupar no plano para aproveitar a dedução fiscal anual no limite.