A Previc aprovou, no dia 26/11, as alterações propostas pela Funsejem aos planos Votorantim Prev e VCNE, que agora têm novos regulamentos. Conforme divulgado anteriormente, as mudanças incluem desde pequenas adequações redacionais e de processos, até novidades como a adesão automática ao plano Votorantim Prev.
Adesão automática
Sobre esta nova modalidade de inscrição, é importante relembrar que ela faz parte exclusivamente do regulamento do Votorantim Prev, já que o VCNE está fechado para novas adesões. E ela funcionará como uma previsão, para que apenas as empresas patrocinadoras interessadas a adotem. Isso significa que apesar da aprovação da modalidade no regulamento, ela não entra em prática de imediato.
Outro ponto importante a reforçar é que a adesão automática, quando aplicada pelas empresas, abrangerá somente os novos empregados admitidos. Para aqueles que já estão nas empresas e não participam do plano Votorantim Prev, a entrada no plano continuará da forma atual, realizada pelo próprio empregado, no momento que desejar.

Cultura de poupança
A adesão automática é um mecanismo de entrada facilitada em planos de previdência, já praticada nos fundos de pensão do setor público aqui no Brasil há alguns anos, e na previdência complementar de outros países. Para as fundações do setor privado brasileiro, a modalidade foi regulamentada no ano passado (Res. nº 60, 27/02/24), com o objetivo de expandir a um maior número de pessoas os benefícios desta adesão, dentre os quais:
Alterações gerais
Além da adesão automática, as demais mudanças aprovadas nos regulamentos do Votorantim Prev e do VCNE voltam-se, em sua maioria, a ajustes redacionais, para maior clareza ao conteúdo de texto, adequação e simplificação de alguns processos. Confira a seguir.
Regulamentos
Para consultar a íntegra dos novos regulamentos do Votorantim Prev e VCNE, acesse os links disponíveis no menu Resolva Aqui do site da Funsejem.










