8 dicas para economizar nas viagens de férias

O fim do ano está chegando e com ele a alta temporada de viagens devido às férias. Por isso veja as estratégias do fundador do Clube do Pai Rico, Carlos Augusto Lippel, para economizar e aproveitar o passeio sem estresse e dívidas.

  • 1 - Organize antecipadamente a viagem

    .

    O ponto fundamental para economizar na viagem de férias é o planejamento. Se for uma viagem de alto custo – como uma viagem internacional –, pode ser necessário fazer um planejamento por anos. Se for algo mais baixo custo, alguns poucos meses serão necessários. Tudo dependerá dos custos da viagem e da sua capacidade de gerar a reserva necessária para pagar por ela. Por isso faça um levantamento antecipado dos custos dos locais desejados, pois tendo mais de um destino, se torna mais fácil encontrar um local mais vantajoso para a época da viagem. Com os custos em mãos e com o destino escolhido, comece a reservar o dinheiro que será usado para a viagem. Desta forma, não será pego de surpresa e terá o dinheiro necessário para curtir o descanso com tranquilidade.

  • 2 - Escolha um destino fora de temporada, mas...

    .

    Escolher um destino fora de temporada é uma das formas para gastar menos. Mas como tudo deve ser bem pensado, pois adiantaria ir para uma praia em pleno inverno? Não faria muito sentido, não é mesmo? Agora, se não existe este impeditivo do clima, fugir da alta temporada é o ideal. Além de gastar menos, você não precisará dividir o local com outros turistas. Pegue uma cidade como Gramado (RS) e compare o movimento da região entre dias de semana, finais de semana normais e de feriadões. Você verá uma grande diferença no número de pessoas e das filas nos restaurantes e pontos turísticos, além de encontrar preços mais convidativos na hospedagem.

  • 3 - Pague à vista quando houver descontos!

    .

    Sempre compensa pagar à vista aquilo que tiver um bom desconto! Muitas vezes as pessoas pensam que o pagamento à vista é a melhor solução para todos os casos, mas em alguns, o parcelamento oferecido pelo estabelecimento supera a vantagem financeira (o desconto) do pagamento no ato. Ainda mais em momentos como o atual em que a taxa de juros – a Selic – está tão atrativa. Deixar o dinheiro rendendo em algum investimento de renda fixa (no Tesouro Direto – Selic, por exemplo) enquanto vai pagando as parcelas – sem juros, claro – pode ser mais vantajoso do que um desconto para o pagamento à vista. Além disso, se o parcelamento for no cartão, ainda poderá gerar pontos/milhas para a pessoa.

  • 4 - Se for possível, utilize milhas ou cashbacks

    .

    Eu sempre tento utilizar milhas, com isso acabo economizando na compra das passagens. Mas não custa lembrar que em alguns casos, o uso das milhas acaba gerando um outro problema: o excesso de escalas na viagem, fazendo com que a pessoa perca uma parcela considerável do tempo disponível para o passeio, indo de uma cidade para outra, ficando horas e horas no aeroporto.

  • 5 - Viaje de carro

    .

    Se você for para lugares próximos ou o programa de viagem for visitar uma região com várias ou algumas cidades, viajar de carro pode ser uma vantagem. Mas considero que dependendo do destino, ir de carro pode gerar mais desvantagens do que vantagens. Por isso, é preciso avaliar o local antes de tomar uma decisão.

  • 6 - Cote com agências de viagens

    .

    Hoje em dia é possível organizar a viagem de férias por conta própria. Mas não custa nada orçar com uma agência de viagens, especialmente se a pessoa não possui muita experiência com viagens ou com o roteiro desejado, pois isso poderá salvá-la de algumas enrascadas!

  • 7 - Faça uma reserva de emergências

    .

    Não só para a viagem, mas todos deveriam ter uma reserva emergencial, isto é, um colchão de segurança para os momentos inesperados. No caso de viagens, um seguro-viagem e um seguro saúde ajudam bastante, pois mesmo com o planejamento, todos estamos sujeitos a uma ou outra emergência.

  • 8 - Aproveite a viagem sem vergonha!

    .

    Não deixe de aproveitar o passeio e as experiências que ele te proporcionará, mas também não sinta vergonha de levar sua comida e bebida se for para a praia, por exemplo, pois, geralmente, o custo no local é bem superior ao que você pagará comprando em um supermercado e preparando com antecedência o seu lanche.

Economizar durante as viagens de férias requer planejamento e consciência dos gastos. Siga as dicas e curta o passeio sem comprometer as finanças. Boa viagem e boas férias!