“Considero a Funsejem um porto seguro, onde meu dinheiro está sendo bem administrado, proporcionando uma renda que ajuda bastante nas despesas mensais. Sempre que tenho oportunidade oriento colegas que trabalham na Votorantim a participarem do plano e, principalmente, aumentarem ao máximo a contribuição, pois em um determinado momento da vida vão precisar.” Palavras de Benedito Costa Santos Neto, aposentado pela Funsejem.

Em 1984, ele ingressou na Votorantim Cimentos, unidade Cantagalo (RJ), onde permaneceu até dezembro de 2016. “Sempre trabalhei nesta unidade, e lá passei por diversos setores. No setor Mineração comecei como supervisor de Oficina de Autos, depois fui coordenador e gerente de Mineração. Em seguida, na área de Gestão da Qualidade Total, fui coordenador de equipe para implantação da Norma ISO 9001 e Melhores Práticas. Já no departamento de Moagem de Cimento e Ensacadeira atuei como gerente de Produção das áreas Expedição de Cimento, Moagens de Cimento e Ensacadeiras. E, por fim, no setor de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho fui gerente de SSMA. Foi uma mudança radical na carreira, tudo era novo, com grandes desafios.”
Santos conta que muitos fatos marcaram sua trajetória na empresa, e ele destaca os seguintes. “A conquista dos Certificados de Qualidade Sistema ISO 9001 e Ambiental ISO 14001. Fomos umas das primeiras empresas do Brasil a conseguir esses certificados, por isso se tornaram fatos históricos. Outro momento importante foi quando a equipe de SSMA de Cantagalo desenvolveu um Sistema de Gestão de SSO composto de 33 ferramentas de segurança e saúde, que foi disseminado na organização e é utilizado até hoje, temos muito orgulho desse feito.”

Desses 32 anos de dedicação à empresa, ele guarda muito carinho. “A unidade Cimento Rio Negro, que posteriormente passou a se chamar unidade Cantagalo é conhecida carinhosamente entre os funcionários e comunidade como “Família Rio Negro” ou “Família Cantagalo”. Isso porque, sempre uns ajudam os outros tanto em assuntos profissionais com pessoais. As conversas nos cafés, almoços e ônibus sempre rolavam nesse sentido, e essas aproximações e bate-papos fazem falta no dia a dia.”
Santos diz que sente saudade também das peladas de futebol. “Eram aos finais de semana com os funcionários da fábrica no clube do condomínio residencial da Fazenda da Aldeia. Após o futebol sempre tinha churrasco, cerveja, refrigerante e muita brincadeira. Era um momento para relaxar e fortalecer as amizades.”
Em 2016, ele se aposentou e passou a receber os benefícios da Funsejem. “Nesse momento abri uma empresa de consultoria em SSMA e trabalhei na Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) como consultor de Saúde e Segurança do Trabalho até o término do contrato em maio de 2020. Atualmente, dedico cada vez mais tempo na prevenção da minha saúde física e mental através de exercícios físicos, leituras, curso e viagens. Hoje consigo ficar mais tempo junto com minha esposa, familiares e amigos, isso tem me proporcionado uma grande alegria.”