Funsejem: porto seguro

“Considero a Funsejem um porto seguro, onde meu dinheiro está sendo bem administrado, proporcionando uma renda que ajuda bastante nas despesas mensais. Sempre que tenho oportunidade oriento colegas que trabalham na Votorantim a participarem do plano e, principalmente, aumentarem ao máximo a contribuição, pois em um determinado momento da vida vão precisar.” Palavras de Benedito Costa Santos Neto, aposentado pela Funsejem.

Benedito, esposa Rosângela e filho João Manoel.
Benedito, esposa Rosângela e filho João Manoel.

Em 1984, ele ingressou na Votorantim Cimentos, unidade Cantagalo (RJ), onde permaneceu até dezembro de 2016. “Sempre trabalhei nesta unidade, e lá passei por diversos setores. No setor Mineração comecei como supervisor de Oficina de Autos, depois fui coordenador e gerente de Mineração. Em seguida, na área de Gestão da Qualidade Total, fui coordenador de equipe para implantação da Norma ISO 9001 e Melhores Práticas. Já no departamento de Moagem de Cimento e Ensacadeira atuei como gerente de Produção das áreas Expedição de Cimento, Moagens de Cimento e Ensacadeiras. E, por fim, no setor de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho fui gerente de SSMA. Foi uma mudança radical na carreira, tudo era novo, com grandes desafios.”

Santos conta que muitos fatos marcaram sua trajetória na empresa, e ele destaca os seguintes. “A conquista dos Certificados de Qualidade Sistema ISO 9001 e Ambiental ISO 14001. Fomos umas das primeiras empresas do Brasil a conseguir esses certificados, por isso se tornaram fatos históricos. Outro momento importante foi quando a equipe de SSMA de Cantagalo desenvolveu um Sistema de Gestão de SSO composto de 33 ferramentas de segurança e saúde,   que foi disseminado na organização e é utilizado até hoje, temos muito orgulho desse feito.”

122-aposentado-img1B

Desses 32 anos de dedicação à empresa, ele guarda muito carinho. “A unidade Cimento Rio Negro, que posteriormente passou a se chamar unidade Cantagalo é conhecida carinhosamente entre os funcionários e comunidade como “Família Rio Negro” ou “Família Cantagalo”. Isso porque, sempre uns ajudam os outros tanto em assuntos profissionais com pessoais. As conversas nos cafés, almoços e ônibus sempre rolavam nesse sentido, e essas aproximações e bate-papos fazem falta no dia a dia.”

Santos diz que sente saudade também das peladas de futebol. “Eram aos finais de semana com os funcionários da fábrica no clube do condomínio residencial da Fazenda da Aldeia. Após o futebol sempre tinha churrasco, cerveja, refrigerante e muita brincadeira. Era um momento para relaxar e fortalecer as amizades.”

Em 2016, ele se aposentou e passou a receber os benefícios da Funsejem. “Nesse momento abri uma empresa de consultoria em SSMA e trabalhei na Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) como consultor de Saúde e Segurança do Trabalho até o término do contrato em maio de 2020. Atualmente, dedico cada vez mais tempo na prevenção da minha saúde física e mental através de exercícios físicos, leituras, curso e viagens. Hoje consigo ficar mais tempo junto com minha esposa, familiares e amigos, isso tem me proporcionado uma grande alegria.”