O ponto de partida para as eleições dos novos representantes dos participantes nos Conselhos Fiscal e Deliberativo da Funsejem será no início de 2024. O processo definirá 1/3 dos dirigentes destes dois conselhos para o mandato de 2024 a 2027. As demais vagas serão preenchidas por participantes que serão indicados pelos principais dirigentes das empresas patrocinadoras.
Requisitos à candidatura
Para se candidatar, o participante deve atender a alguns pré-requisitos exigidos para a função de conselheiro. São eles:
Etapas da eleição
A primeira fase é a candidatura, a próxima é a votação, que será realizada pelo site www.funsejem.org.br. Esta votação definirá a composição do Corpo Social, órgão que elegerá, dentre seus integrantes, dois conselheiros deliberativos e dois fiscais, além de seus respectivos suplentes. Os novos eleitos tomarão posse em agosto de 2024, em substituição aos conselheiros que iniciaram mandato em 2021.
Responsabilidades
As atividades e atribuições dos conselheiros deliberativos são estabelecer as diretrizes de operação e administração da entidade, aprovar os bancos responsáveis pela gestão dos investimentos, e as alterações de regulamento dos planos.
Os conselheiros fiscais devem aprovar o orçamento anual, examinar aspectos econômico-financeiros e o cumprimento de normas, sugerir medidas saneadoras, em caso de irregularidades. O objetivo geral dos conselheiros é zelar pela entidade.
Para ter acesso à relação completa de atividades e obrigações dos conselheiros consulte o estatuto da Funsejem (aqui).
Tem interesse em ser um conselheiro?
Se você tem o perfil adequado, preenche os requisitos, e ainda quer estar mais perto da gestão e administração geral da Funsejem, entre outros fatores, acompanhe os canais de comunicação, em breve serão divulgadas novas informações.