A CBA adotou ao longo do ano uma série de iniciativas entre os empregados de suas unidades, com o objetivo de promover o benefício de previdência corporativo, o Votorantim Prev, administrado pela Funsejem. Vídeos temáticos no Workplace, apresentações do plano, divulgação de folhetos explicativos, plantão de dúvidas e sorteio de brindes estiveram entre as ações e estratégias dos profissionais de Desenvolvimento Humano e Organizacional.
“Nossa equipe está engajada em mostrar aos nossos empregados a importância e valor do benefício da Funsejem, que oportuniza a construção de um patrimônio financeiro para uma aposentadoria tranquila e realização de sonhos e projetos de vida”, diz Marcello Giffoni do Carmo, gerente de Remuneração, Benefícios e Saúde Integral.
Os resultados do empenho vieram. A CBA, segunda maior empresa patrocinadora da Funsejem em número de empregados, passou a ser a líder em número de participantes: 4.345, de acordo com a base de dados de outubro.
Para se ter uma ideia, em janeiro, a empresa tinha 3.402 participantes. Se considerarmos o porcentual de pessoas no plano, a empresa saiu de uma taxa de 61% de participação no início do ano, para a adesão atual de 71%.
“O diferencial desse movimento foi levar aos nossos empregados e empregadas uma oportunidade de enxergar o futuro com outros olhos. Foi um momento de descontração, trocas e aprendizados”, diz Camila de Fatima Correa, analista de DHO na unidade de Alumínio.
“Falamos com todos os turnos e posso destacar nosso momento com o turno da noite! Foi uma experiência incrível estar com eles. Tivemos a oportunidade de acolhê-los nas suas dúvidas em busca de algo que complementasse a renda em um futuro, na aposentadoria, que para muitos não está tão distante”, afirma Camila.
CBA Itapissuma e Metalex também crescem
A Metalex também reforçou suas ações de promoção e orientação do benefício de previdência em sua unidade, situada em Araçariguama, interior do estado de São Paulo, com cerca de 180 empregados.
O trabalho rendeu o maior registro de inscrições, desde as campanhas de implantação do benefício na empresa, que até setembro deste ano, contava com uma adesão de 47% ao plano. Em outubro, porém, esta taxa saltou para 85%, o que faz a Metalex ser hoje a empresa com a quarta maior taxa de participação no Votorantim Prev, dentre as 20 que a Funsejem tem.
“A adesão à previdência privada é uma decisão fundamental para garantir a segurança financeira no futuro, complementando a aposentadoria oferecida pelo INSS. No entanto, na Metalex, a receptividade ao benefício entre os empregados admitidos antes da implantação do plano não era tão favorável”, diz Adriana Aparecida Giorni, analista de DHO na unidade Metalex.
“Em outubro de 2024, decidimos adotar uma abordagem mais personalizada. Comecei a explicar, de forma individual, os benefícios da previdência privada para quem ainda não possuía o benefício. Realizei simulações personalizadas de valores, adaptadas à realidade financeira de cada empregado, o que tornou a informação mais concreta e próxima do seu dia a dia. Com essa abordagem, conseguimos alcançar um excelente resultado, fechando outubro com 63 novas adesões. O processo foi desafiador e exigiu persistência, mas o retorno foi extremamente gratificante, comprovando a eficácia da ação e sua contribuição para o futuro financeiro das nossas pessoas”, conclui Adriana.
O fechamento de 2024, que ocorrerá apenas em janeiro, deve mostrar um pouco mais de crescimento, com os resultados de uma campanha na CBA Itapissuma, situada em Pernambuco.
Durante uma semana inteira, empregados participaram de apresentações organizadas em diferentes períodos, de modo a abranger todos os turnos da fábrica. Houve ainda plantão de dúvidas, e divulgação de materiais explicativos.
Como a ação aconteceu já na segunda quinzena de outubro, as inscrições em folha de pagamento entrarão na base de novembro e dezembro.
O trabalho das empresas da CBA foi idealizado, organizado e realizado pelos profissionais de DHO, com o apoio da Funsejem na condução de algumas apresentações do plano, e preparação de materiais e brindes.
A expectativa é de que novas ações devam ocorrer em 2025.