Por que o plano de previdência é um investimento seguro

Os quatro perfis de investimento da Funsejem sentiram o impacto da turbulência causada pela pandemia de covid-19 no mundo. Mesmo parecendo que a estabilidade no voo da previdência complementar e na economia não vai chegar, ela virá. É o que dizem Luís Ricardo Martins, presidente executivo da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), e Fábio Punsuvo, mestre em Administração de Empresas e fundador da F8A Consultoria.

“O sistema de previdência complementar fechado tem uma solidez de 42 anos e um perfil de longo prazo. Já a pandemia de covid-19, é algo provisório e de curto prazo. Em pouco tempo, as coisas vão começar a tomar um rumo melhor”, afirma Luís Ricardo. “Os planos de previdência complementar estabelecem uma relação com os participantes de mais de 50 anos, logo, há tempo para recuperar as perdas nos investimentos, pois o longo prazo joga a nosso favor.”

O mesmo observa Fábio, destacando que quando alguém decide fazer um plano de previdência nunca está pensando em um prazo curto e sim que vai usufruir a renda algumas décadas adiante.

Foto do entrevistado Luís Ricardo Martins
Luís Ricardo Martins, presidente executivo da Abrapp

“Os juros compostos, mesmo com alguns acidentes de curto prazo, não vão deixar que esse saldo seja prejudicado. Isso quer dizer que um plano de previdência bem gerido, ele é seguro em qualquer prazo, curto, médio ou longo.”

Nesse sentido, Luís Ricardo evidencia que na prática nada mudou para o participante, pois quando se faz um investimento em um fundo de pensão, sempre é preciso ter em mente que é um dinheiro que será usado no futuro.O retorno negativo dos perfis de investimento é conjectural, provisório e vai passar. Já tivemos outras crises e conseguimos superar”, destaca. “O participante precisa confiar em sua entidade, que atua como uma consultora no encaminhamento de suas reservas.”

“A principal vantagem de um plano de previdência é que a pessoa pode usufruir de uma reserva quando não tiver o mesmo nível de produtividade ou mesmo quando já tiver parado de trabalhar. É um investimento seguro e sorte de quem pode ter acesso a esse produto para investir porque ele fará uma grande diferença no futuro”

A governança da entidade também é um fator que garante segurança para o participante, considera o consultor Fábio. “O primeiro indicador da governança de investimentos é a transparência. Quando a entidade divulga regularmente a rentabilidade para o participante, mostra onde investe, explica o porquê ganhou ou perdeu dinheiro, ela demonstra que está fazendo todo o possível para zelar pelo recurso dele.”

O que esperar pós-pandemia

É fato que antes da crise o mundo já vinha praticando juros mais baixos, o Brasil registrou marcas históricas da taxa Selic o ano passado, desde a sua criação em 1986, e o segmento vinha com a necessidade de correr mais riscos.

“Estamos trabalhando com uma taxa Selic muito baixa para tentar estimular a economia, desde 2019, e com a crise da covid-19, o Banco Central acabou reduzindo um pouco mais os juros (3% a.a.). Eu, particularmente, não acredito que o Brasil vai continuar a reduzir os juros, pois o juro real já está muito baixo”, considera. “Eu diria que os juros reais precisam subir, eles não vão continuar no nível que estão agora, pois o Brasil não tem uma estrutura como a dos países mais ricos que trabalham com o juro real negativo. Minha hipótese é de que teremos incrementos de resultado e não prejuízo após a crise de covid-19 passar, sendo possível trabalhar com mais equilíbrio no juro real”, considera Fábio.

Foto do entrevistado Fábio Punsuvo
Fábio Punsuvo, fundador da F8A Consultoria

O presidente executivo da Abrapp explica que entidades começaram a aumentar os aportes em renda variável, fundo multimercados em busca de melhores resultados, devido às quedas constantes das taxas de juros. No entanto, inesperadamente, em 30 dias tudo mudou. “A solvência é algo muito cristalino em nosso sistema e confiamos muito na capacidade de nossos gestores e nas estratégias que estão sendo traçadas para que as entidades possam começar a recuperar as perdas já no próximo ano. Nesse aspecto, movimentações nas Políticas de Investimentos e o diálogo permanente com o participante para que possam escolher o melhor perfil de investimento é fundamental”, destaca Luís Ricardo.

“O participante precisa confiar em sua entidade, que atua como uma consultora no encaminhamento de suas reservas”

Como escolher seu perfil de investimento

 A dica de Fábio é que cada participante compreenda a suas prioridades. “É preciso entender o momento de vida que você se encontra”, orienta. “Os juros estão baixos e a pessoa não pode perder, mas também não é por isso que ela deve se sentir pressionada a mudar para um perfil mais agressivo. Só deveria investir em um perfil que tem aplicação em renda variável, aquela pessoa que tem um horizonte de longo prazo. Isso quer dizer, algo em torno de cinco anos, mas preferencialmente de 10 anos para mais. Pois, em qualquer evento de curto prazo, a pessoa terá tempo para recuperar o recurso perdido. Agora se o indivíduo deixou para fazer a aposentadoria muito tarde e vai tentar compensar assumindo mais riscos, ele tem que estar ciente de que pode ter muito prejuízo. É preciso estar consciente quanto ao risco que ele corre ao optar por um perfil conservador, moderado ou agressivo”.

“Nesse sentido, a entidade vai oferecer os elementos para que o participante possa tomar essa decisão e continuar a poupar para a sua aposentadoria com segurança”, destaca Luís Ricardo.

A educação financeira continua

Luís Ricardo também lembra que ter uma boa educação financeira ajuda a enfrentar esse momento de crise com mais facilidade. “As pessoas ficam mais sensíveis e reflexivas, mas não podem esquecer de que o melhor caminho para o futuro continua sendo poupar o máximo possível para que possa formar uma reserva complementar porque a reforma da Previdência vai fazer elas trabalharem por mais tempo para receber menos”. “A principal vantagem de um plano de previdência é que a pessoa pode usufruir de uma reserva quando não tiver o mesmo nível de produtividade ou mesmo quando já tiver parado de trabalhar. É um investimento seguro e sorte de quem pode ter acesso a esse produto para investir porque ele fará uma grande diferença no futuro”, complementa Fábio.