Recadastramento de Pessoa Exposta Politicamente – PEP

A Funsejem está promovendo, entre os participantes ativos, autopatrocinados e vinculados, uma campanha de recadastramento de Pessoa Exposta Politicamente (PEP) para atender a uma demanda legal da Instrução Normativa 34, que tem por objetivo coibir os crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.

Mas o que torna uma Pessoa Exposta Politicamente? É considerada PEP o agente público que desempenha ou tenha desempenhado, nos últimos cinco anos, no Brasil ou no exterior, cargo, emprego ou função pública relevante, assim como seus representantes, pessoas de seu relacionamento próximo e familiares (parentes da linha direta até o primeiro grau, o cônjuge, o companheiro, a companheira, o enteado e a enteada).

É rápido e simples responder a este recadastramento. Basta acessar a página individual de participante no site da Funsejem, com dados que são cadastrados ou recuperados no próprio site. Já dentro da página, é só clicar no link Pessoa Exposta Politicamente, e assinalar a resposta indicando o enquadramento ou não à definição de PEP.

Atualizações futuras poderão ser feitas a qualquer momento, pois o link permanecerá no site do participante indefinidamente, mesmo depois do término da campanha.

Em caso de aposentados pelo plano, a informação sobre PEP já foi obtida pela Funsejem no recadastramento realizado para este público no primeiro semestre do ano, sendo necessária atualização apenas para aqueles que porventura tenham mudado sua condição de lá para cá.