Adicional de fim de ano

A contribuição adicional é sempre bem-vinda, mas sabia que sua vantagem vai além de aumentar sua poupança? Por meio de aportes extras, você aproveita o incentivo fiscal. Ele tem como objetivo diminuir o imposto de renda pago no ano, estimulando a cultura de poupança.

Com a chegada do final do ano, é hora de se programar para fazer uma adicional e aproveitar ao máximo esse incentivo fiscal. Veja a seguir mais informações.

Para aproveitar a dedução fiscal previdenciária sobre o 13º salário, que tem tributação exclusiva, você precisa programar uma adicional na folha de pagamento desta renda até 24/11, com sua área de DHO ou Gente local.

Se quiser fazer uma adicional sobre o salário de dezembro, o prazo é um pouco maior, 15/12, também por meio de programação em sua unidade na empresa.

Já a contribuição adicional por depósito direto na conta corrente da Funsejem pode ser feita até 29/12.

Fique atento e se possível antecipe-se para não perder os prazos. Do contrário, só no ano que vem.

Quem preenche o modelo completo de declaração de IR, e investe no plano de aposentadoria, pode deduzir até 12% da renda bruta anual, da base de cálculo do imposto. No modelo simples, as deduções relativas à previdência privada fazem parte do desconto-padrão de 20%.

Simulador de incentivo fiscal

Se você quer ter uma ideia de quanto economiza em imposto de renda ao poupar em seu plano de aposentadoria, acesse o simulador de incentivo fiscal disponível na parte inferior da home do site www.funsejem.org.br. Ele faz dois cálculos de forma fácil e rápida. Um mostra quanto paga de imposto quem não contribui para um plano de benefícios como o da Funsejem, em comparação a quem contribui. Já a outra simulação indica ao participante contribuinte quanto falta poupar no plano para aproveitar a dedução fiscal anual no limite.

Adicional para o futuro

Seja no final de ano ou em qualquer mês, o aporte extra é muito benéfico ao seu saldo, afinal ele engorda sua poupança e isso fará muita diferença em seu patrimônio futuro.