Adicional de fim de ano

O ano de 2022 está chegando ao fim, este momento é ideal para fazer sua adicional de fim de ano e aumentar seu saldo, além de aproveitar ao máximo o incentivo fiscal que diminui seu imposto de renda no ano. Fazer um aporte extra é muito simples. Você pode escolher por desconto em folha ou depósito na conta da Funsejem. Na primeira opção, basta procurar a área de DHO ou Gente de sua empresa. No caso de depósito, entre em contato com a Fundação para obter os dados necessários. Mas caso a contribuição seja sobre o 13º salário, como a tributação é exclusiva, para aproveitar a dedução fiscal sobre esta renda, é preciso optar pela adicional via folha de pagamento.

Fique atento para não perder o prazo. Para fazer uma adicional sobre o 13º salário, é preciso programá-la até 18/11. No caso de adicional sobre o salário de dezembro, o limite é 16/12. Em ambas as situações, o formulário da contribuição deve ser entregue nos canais de DHO/Gente da empresa. Já a adicional por depósito pode ser feita até 29/12, em contato direto com a Funsejem (aqui), para a obtenção dos dados bancários e demais orientações.

Quem preenche o modelo completo de declaração de IR, e investe no plano de aposentadoria, pode deduzir até 12% da renda bruta anual, da base de cálculo do imposto. No modelo simples, as deduções relativas à previdência privada fazem parte do desconto-padrão de 20%.

Se você quer ter uma ideia de quanto economiza em imposto de renda ao poupar em seu plano de aposentadoria, acesse o simulador de incentivo fiscal disponível na parte inferior da home do site www.funsejem.org.br. Ele faz dois cálculos de forma fácil e rápida. Um mostra quanto paga de imposto quem não contribui para um plano de benefícios como o da Funsejem, em comparação a quem contribui. Já a outra simulação indica ao participante contribuinte quanto falta poupar no plano para aproveitar a dedução fiscal anual no limite.