O profissional de Educação Física e personal trainer Raphael Ferreira Garcia preparou três treinos para serem realizados em casa, sem a necessidade de aparelhos ou acessórios. “Não é preciso comprar equipamentos para se exercitar, objetos em casa, como cadeiras, paredes, entre outros, podem auxiliar bastante. Outra forma é utilizar a calistenia, sistema que utiliza o próprio peso corporal para o exercício físico, como, por exemplo, flexões, reto abdominal solo, polichinelos, etc.”, explica Raphael.
Como iniciar a prática de exercícios em casa
Antes de iniciar uma atividade física em casa ou em qualquer outro lugar, é importante saber se você está apto a fazer exercícios. Para isso, o personal trainer recomenda consultar um médico e fazer um check-up geral. “Também é indicado que os treinos sejam elaborados por um profissional de educação física graduado e com CREF ativo – registro profissional –, que saberá preparar um plano de treino ideal para você chegar ao seu objetivo”, alerta.
Tempo e frequência mínima
Raphael explica que o ideal para uma pessoa que está começando a prática de exercícios físicos é se exercitar ao mínimo três vezes por semana, com a duração entre 30 e 60 minutos por dia. “Quanto mais consistência e regularidade, mais rápido a pessoa deixará o sedentarismo de lado, lembrando que ninguém dorme lagartixa e acorda jacaré (risos). O importante é respeitar o seu tempo, começando com exercícios físicos leves. Comece de forma moderada e aumente a intensidade gradualmente, conforme o tempo passar”, orienta.
Os benefícios da prática da atividade física diariamente
Segundo o personal trainer, quem pratica exercícios físicos todos os dias tem uma vida com autonomia, mais duradoura e saudável. “Com a regularidade, o corpo ganha força e resistência muscular para realizar as atividades do cotidiano, além de permitir que o sistema imunológico fique mais forte, uma proteção para você em momentos de vulnerabilidade, como a que estamos passando devido à pandemia da covid-19, e para toda a vida”.
É hora de treinar!
Primeiro, escolha um lugar bem arejado, longe de móveis e objetos que possam quebrar. “É importante fazer um aquecimento antes, de forma a aquecer não só a musculatura, mas também as articulações, evitando lesões”, orienta o profissional. “Ao longo dos exercícios, procure manter uma postura alinhada e aprenda a ouvir os sinais do seu corpo, tudo que saia do seu limite físico não lhe trará qualidade de vida e muito menos saúde”.
Confira o treino preparado pelo profissional de Educação Física e personal trainer Raphael Ferreira Garcia. Faça uma letra a cada dia.