Dirigentes a pleno vapor

As reuniões do ano envolvendo os dirigentes dos órgãos administrativos e de assessoramento que começaram em fevereiro na Funsejem permanecem a pleno vapor, apesar do confinamento em virtude do novo coronavírus. O primeiro encontro ainda foi presencial, pois aconteceu em 08/02, antes da pandemia, com o Comitê de Investimentos, que já se reuniu mais duas vezes. No mês seguinte, vieram os encontros dos Conselhos Fiscal e Deliberativo, além da Diretoria, que voltou a se reunir semana passada. Mas a partir de março os debates e decisões já se deram por vídeo conferência, respeitando o isolamento social recomendado por autoridades governamentais.

As pautas das reuniões incluíram, claro, acompanhamento ainda mais assíduo das aplicações patrimoniais pelos diretores e integrantes do Comitê de Investimentos, com análise de movimentações estratégicas em virtude dos impactos da covid-19 sobre o mercado financeiro no mundo todo.

Houve também a aprovação do Conselho Fiscal às demonstrações contábeis de 2019, que serão publicadas no Relatório Anual ao final de maio. E ainda a aprovação do Conselho Deliberativo a alguns documentos de finalização do processo de retirada de patrocínio ao plano Votorantim Prev, que envolvem participantes ligados às empresas Suzano, Portocel e Fibria.

Mas afinal, quais são as outras atividades que estes órgãos têm? O que fazem e pelo que são responsáveis os dirigentes da Fundação?

O papel dos dirigentes

Vamos começar pelos conselheiros. Os deliberativos fixam as diretrizes de operação e administração da entidade, aprovam os bancos responsáveis pela gestão dos investimentos, e as alterações de regulamento dos planos. Já os conselheiros fiscais aprovam o orçamento anual, examinam aspectos econômico-financeiros e o cumprimento de normas, sugerindo medidas saneadoras, em caso de irregularidades. O objetivo é zelar pela entidade.

A relação completa das atividades e obrigações dos conselheiros está no estatuto da Funsejem, disponível no site, acesse aqui.

Os diretores respondem pela administração geral, acompanhando os processos, e implementando todas as ações necessárias ao dia a dia da Fundação. Ao lado dos diretores, com papel de assessoramento, estão os integrantes do Comitê de Investimentos, para apoio à escolha e análise dos gestores financeiros, revisões das políticas de investimentos e negociações com bancos.

A Funsejem conta ainda com o Corpo Social, órgão instituído a cada três anos, com a finalidade única de eleger 1/3 dos integrantes dos Conselhos, como representantes dos participantes nestes órgãos. Os 2/3 restantes são eleitos pela Assembleia Geral de Patrocinadoras.

Quem são eles?

Os dirigentes da Funsejem são profissionais das mais variadas áreas, e com atuação nas empresas Votorantim. Quer conhecê-los? Então acesse aqui a relação completa.