Tire dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda

Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 foi prorrogada para 30 de junho.

O participante da Funsejem que se enquadra no modelo completo de declaração deve informar as contribuições que fez ao plano de previdência em 2019. No caso do modelo simples de declaração, não é preciso informar, pois as deduções relativas à previdência privada fazem parte do desconto-padrão de 20%.

Contribuições à Funsejem

Você deve declarar apenas as contribuições que fez. Não inclua as contribuições realizadas pela empresa patrocinadora em seu nome.

O valor total das contribuições via folha de pagamento está disponível no informe de rendimentos entregue por sua empresa. As contribuições feitas via boleto ou depósito estão no demonstrativo enviado pela Funsejem. Mas você pode retirar um extrato completo de suas contribuições no site www.funsejem.org.br, na área restrita, acessada com login e senha.

No caso de participantes aposentados e pensionistas, o que deve ser declarado é o valor total dos benefícios recebidos, que está no informe de rendimentos da Funsejem encaminhado à residência.

Como declarar

  • No campo

    Pagamentos Efetuados

  • Razão social

    Fundação Sen. José Ermírio de Moraes

  • CNPJ

    74.060.534/0001-40

Atenção

As contribuições efetuadas na folha do 13º salário abatem somente o imposto de renda cobrado sobre esta renda, visto que ela tem tributação exclusiva.

Simulador de Incentivo Fiscal

As contribuições que você faz ao plano de aposentadoria reduzem o imposto de renda que você paga anualmente, pois elas são deduzidas da base de cálculo do IR, até o valor correspondente a 12% de sua renda bruta (modelo completo de declaração). Utilize o simulador de incentivo fiscal no site para ver o quanto consegue economizar em imposto.