Ao longo de 2024, o Futuro On-line está apresentando orientações de especialistas em educação financeira para que você possa investir melhor. A proposta é dar uma dica infalível para que possa gerenciar bem o seu dinheiro. Nesta edição, conversamos com Flávio Dornelas Mota, assessor de investimentos certificado pela Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores) e criador do canal no YouTube 1 investidor qualquer, que dá como dica para quem deseja começar a investir algo bastante eficaz.
“Tire o projeto do papel e comece a investir”, orienta. “Digo isso porque muitas pessoas manifestam o desejo em começar a investir, mas postergam. Quando se dão conta, o ano está acabando e o plano de investir fica para o próximo janeiro, pois perdeu espaço para outras prioridades de gastos”.
Entre os fatores que levam as pessoas a não começarem a investir, o assessor pontua a falta de conhecimento e o pouco dinheiro disponível. Em relação à falta de conhecimento, Flávio acredita que hoje em dia está mais fácil suprir esse impeditivo. Afinal, há diversos sites, como é o caso do Futuro On-line, perfis de redes sociais voltados ao tema, como o 1 investidor qualquer, perfil gerenciado pelo especialista, que fornecem conteúdo e de forma gratuita sobre investimentos. “Quanto à falta de recursos financeiros para iniciar um investimento, é um pensamento errado e muito limitante, pois passa a impressão de que é necessário ter muito dinheiro para investir. Mas na verdade, o ideal é começar com pouco dinheiro, justamente para entender o funcionamento prático dos investimentos, pois existe uma variedade de investimentos e não significa que você terá que colocar dinheiro em todas as opções”, explica. “O recomendado é escolher sempre aquilo que condiz com as nossas expectativas, enquadrando-se no perfil de investidor, que é uma característica particular de cada pessoa. Para se ter uma ideia, existem muitos investimentos acessíveis que podem ser iniciados com algo em torno de R$50 ou menos, o que comprova a tese de que não é necessário ter muito dinheiro para começar.”
Ainda sobre se informar sobre o tema, Flávio orienta que essa deve ser uma prática não só de quem vai começar a investir, mas sim de quem já se tornou um investidor. “Se você já investe, deve intensificar a busca por conhecimento, pois, muitas pessoas cometem erros na largada e acabam perdendo dinheiro em produtos inadequados ao perfil característico de investidor, ou podem até cair em golpes que buscam justamente investidores iniciantes. Isso faz com que algumas pessoas abandonem a caminhada dos investimentos. Portanto, estudar sobre os investimentos e principalmente buscar apoio em profissionais certificados é uma estratégia muito inteligente, pois mitiga erros iniciais e agrega mais entendimento sobre o assunto.”
Estratégia é tudo
Além de ampliar o conhecimento é fundamental ter uma estratégia bem definida logo no começo da jornada de investidor para seguir firme no propósito, bem como evitar custos gerados pela alta rotatividade de ativos na carteira. “Reduzir o custo operacional é um ponto importante a ser observado pelo investidor que está iniciando. Dependendo do tipo de operação que ele fizer, esse custo pode representar um grande percentual do capital investido. Já identifiquei investidores em fase de aprendizado que compraram um determinado ativo, passados dois dias o ativo se desvaloriza um pouco. O que o recém-investidor faz? Vende este ativo e compra outro. Com essas movimentações, o investidor pode chegar a ter um custo operacional de aproximadamente 10% do valor investido no ativo, prejudicando a performance da carteira. Esse é um erro muito comum de quem é iniciante nos investimentos e não está preparado para conviver com as oscilações da renda variável, por exemplo. A escolha de uma estratégia está ligada diretamente ao conhecimento adquirido pelo investidor. Por isso é muito importante aprofundar-se nos estudos e, se possível, buscar um auxílio profissional.”
Educação financeira
O aprendizado constante também ajuda a entender o dinamismo dos investimentos destaca o especialista. “O mundo é muito dinâmico e nos investimentos não é diferente. Na verdade, é um turbilhão de movimentos a todo momento”, aponta Flávio. “Nesse sentido, a educação financeira tem um enorme poder transformador para toda sociedade. Falo isso por mim, que demorei um bom tempo para buscar informações sobre esse assunto e como consequência me arrependo por não ter começado antes. Por isso tento ajudar outras pessoas mostrando que investir é além de necessário e é para todos!”
Flávio Dornelas Mota é assessor de investimentos certificado pela Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores). Graduado em engenharia mecânica, servidor público federal, iniciou nos investimentos em 2018 e desde então tomou gosto pelo assunto e passou a propagar os conhecimentos adquiridos para ajudar outras pessoas que anseiam embarcar na mesma jornada.