Nesta última edição do ano da nossa série de Dicas Infalíveis para Investir em 2024, onde já trouxemos especialistas como Dina Prates, Flávio Dornelas Mota, Paula Kologeski, Alex Machado e Luciana Pavan, contamos agora com as orientações de Melissa Nunes. Melissa é Especialista em Investimentos (CEA), Analista CNPI-T e possui MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos, além de liderar o time de conteúdo do iDinheiro, ela também é sócia da Legado Investe (@legadoinveste) e educadora financeira no Instagram (@melissanunescnpi). Nesta entrevista, ela destaca a importância da clareza nos objetivos ao investir.
Melissa ressalta que, para quem quer começar a investir, o mais importante é saber o motivo pelo qual está guardando dinheiro, pois isso facilita a escolha de investimentos adequados e impede que o valor poupado seja gasto sem planejamento. “Saber o destino das nossas economias e o prazo para isso acontecer ajuda a encontrar o investimento mais apropriado”, afirma.
“O investimento por objetivos nunca falha, pois, ao entender o que precisamos, temos mais segurança ao fazer as aplicações e menos possibilidade de errar.”
Para quem já investe
Para quem já possui investimentos, Melissa sugere reavaliar a carteira e verificar se ela está alinhada aos objetivos financeiros. Caso não esteja, é necessário ajustar os produtos, o prazo ou o valor dos aportes. “Esperar o tempo passar e ver que não deu certo pode ser frustrante e até levar a prejuízos que poderiam ter sido evitados”, alerta.
A metodologia de Melissa é baseada no Goal-Based Investing (GBI), que “prioriza uma alocação estrutural de portfólio que esteja alinhado ao que o investidor precisa. Assim, trata-se de uma abordagem totalmente personalizada e que aumenta as chances de sucesso.” Ela reforça que o investimento por objetivos oferece mais segurança e reduz a chance de erros em momentos de incerteza no mercado, ao contrário de investir com base em tendências passageiras.
Educação financeira e planejamento
Melissa enfatiza que a educação financeira é essencial para uma relação saudável com o dinheiro. A falta dessa competência, especialmente na juventude, pode levar ao endividamento e a decisões impulsivas. “O planejamento financeiro proporciona tranquilidade e ajuda a alcançar metas com mais segurança e confiança”, afirma.
“Entendo que devemos tratar o dinheiro como um instrumento para conquistar algo, e, para que isso seja possível, precisamos desenvolver o controle financeiro e gerenciar decisões. Isso não é uma competência inata e deve ser aprendida ao longo da vida. Quando não entendemos o papel do dinheiro, é possível que façamos escolhas que vão gerar arrependimento mais tarde, seja por dar importância demais ou de menos.”
“Vejo a educação financeira como a base para uma relação saudável com o dinheiro.”
Superar o medo de investir
Melissa finaliza com uma mensagem de incentivo para quem se sente intimidado com o mundo dos investimentos. Ela reconhece que o mercado financeiro pode parecer complexo, com sua linguagem própria e regras específicas, o que acaba criando barreiras para muitas pessoas. No entanto, segundo Melissa, o foco em objetivos claros ajuda a tornar o processo mais acessível.
“Ao entender o que precisamos, conseguimos filtrar as informações necessárias e dar um passo de cada vez”, explica. Ela reforça que, ao dar o primeiro passo e avançar um pouco a cada dia, o investidor ganha confiança e constrói uma jornada financeira sólida. “Conforme avançamos, vamos adquirindo conhecimento suficiente para seguir na jornada de investidor e levar uma vida cada vez mais financeiramente segura e tranquila.”