Dica infalível para investir em 2024

Ao longo de 2024, o Futuro On-line vai apresentar dicas de especialistas em educação financeira para que você possa investir melhor. A proposta é apresentar aquela dica infalível, algo que você precisa fazer para gerenciar bem o seu dinheiro. Mas será que existe uma dica infalível ou para investir é preciso realizar um conjunto de ações? Para Dina Prates, educadora financeira, criadora da edtech UJAMAA, que tem por objetivo construir uma perspectiva de educação financeira comunitária, e sócia-fundadora do Espaço Interdisciplinar Estrela Preta, não existe dica infalível, mas orientações que ajudam a proteger e evoluir o patrimônio do investidor.

“Vale ressaltar que não existe uma dica infalível, buscamos orientar os investidores a estarem atentos às movimentações do mercado, prevenindo contra perdas diante das mudanças do mercado. Devemos observar que os investimentos não estão isolados apenas nas questões internas do Brasil, mas também estão interligados a uma complexa dinâmica de mercado internacional. O equilíbrio na carteira de investimentos é fundamental, por isso é importante seguir a máxima ‘nunca coloque todos os ovos na mesma cesta’, isso permite que se um investimento da carteira sofrer uma redução de rendimento, ela pode ser compensada por outras aplicações”, destaca Dina.

Nesse sentido, a principal orientação da educadora financeira para as pessoas que vão começar a investir em 2024 é seguir um passo a passo. “Primeiramente, é importante compreender o seu perfil de investidor, obtido por meio de perguntas quando você realiza o cadastro em corretoras ou instituições financeiras. Esse perfil reflete o nível de conhecimento e de aceitação de risco, sendo personalizado para se adequar às necessidades e à tolerância ao nível de risco”, indica. “Após determinar o perfil de investidor, o próximo passo essencial é iniciar com a construção da reserva de emergência. Se ainda não possui uma, essa deve ser a prioridade para o ano de 2024. Mesmo em um cenário de queda nas taxas de juros no Brasil, produtos de renda fixa como CDBs de liquidez diária e o Tesouro Direto com o Tesouro Selic continuam sendo opções sólidas para constituir essa reserva, além dos Fundos DI.”

Dina considera que ao compreender o perfil de investidor, priorizando a construção da reserva de emergência e alinhando objetivos – o propósito da aplicação – aos investimentos, é possível ter uma jornada financeira mais tranquila. “Muitas vezes, as pessoas desejam bons retornos, mas é essencial compreender que o prazo do investimento deve estar em harmonia com um objetivo específico, evitando falsas expectativas. Por isso, defina os seus objetivos de curto e longo prazo, buscando sempre uma diversificação da carteira de investimentos, especialmente diante do contexto de queda da taxa Selic e outras mudanças que podem impactar o cenário financeiro. Em meio a um ambiente ainda incerto, especialmente para aqueles que estão começando a investir é aconselhável buscar opções que proporcionem um equilíbrio entre segurança, liquidez e rentabilidade.”

Agora para a pessoa que já investe, a orientação da educadora financeira é a diversificação, explorando setores que apresentam potencial de crescimento em 2024, com destaque para as áreas de consumo e varejo. Além disso, ela reforça que é preciso ficar atento aos rumos do mercado financeiro tendo em vista a implementação de reformas, assim como os movimentos governamentais. “Portanto, diversificar, adquirindo aplicações de renda fixa, renda variável (como ações) e fundos imobiliários, pode ser uma estratégia eficaz para equilibrar os resultados dentro da carteira de investimentos, permitindo que a pessoa investidora esteja mais preparada para lidar com as incertezas e potencializar as oportunidades que surgirem ao longo do ano”, considera. “Sempre fortaleça a sua estratégia com um planejamento financeiro. Um bom planejamento auxilia na hora de tomar decisões estratégicas, como reduzir custos para alocar recursos em investimentos mais rentáveis ou fazer ajustes conforme a necessidade do ano. Por isso, revise o planejamento e a carteira ao longo do ano, entendendo a possibilidade de obter investimentos de renda variável, fundos imobiliários e renda fixa. Essa abordagem é construída com foco na preservação e no crescimento a longo prazo, indo além das preocupações imediatas para garantir resultados e rendimentos futuros.”

Educação financeira

Dina ressalta que apesar de grande parte dos investidores no Brasil ser formada por iniciantes, ainda há uma parcela significativa da população brasileira que desconhece os impactos de um bom planejamento para a realização de objetivos e gestão de recursos. “O planejamento financeiro é só uma das etapas desse processo de aprendizado. Por isso, a educação financeira é tão importante, pois ela vai muito além dos números. É uma ferramenta que nos permite compreender como nos relacionamos com o nosso dinheiro, sonhos e metas. Na verdade, ela desempenha um papel crucial na conquista de resultados financeiros positivos e na busca pela qualidade de vida, ampliando horizontes e possibilidades. Com a educação financeira, é possível adquirir uma compreensão mais profunda dos nossos hábitos e comportamentos, além de entender como tomar decisões financeiras melhores, enfrentar desafios econômicos e construir uma base sólida e sustentável para o futuro. Esse é um dos maiores investimentos que podemos realizar em nosso próprio bem-estar financeiro e mental”, finaliza.

Dina Prates atua na área financeira como consultora e educadora, ministrando cursos, palestras na área das finanças pessoais e gestão financeira. Em 2018, criou o curso UJAMAA que tem por objetivo construir uma perspectiva de educação financeira comunitária, ensinando pessoas físicas e empreendedoras a gerir seus recursos. Mestra em Sociologia pelo programa de pós-graduação de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Metodista do Sul- IPA (2013) e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Educadora Financeira formada pelo Centro Educacional DSOP- São Paulo. Pós-graduanda em Finanças, Investimentos e Banking - PUCRS. Sócia-fundadora do Espaço Interdisciplinar Estrela Preta.