Funsejem: 30 anos de estrada

No dia 10 de janeiro, a Funsejem completou 30 anos. Três décadas que marcam uma história de preocupação das empresas Votorantim em apoiar financeiramente os empregados para a chegada da aposentadoria.

Datas como essa nos fazem olhar para trás e ter a impressão de que o tempo voou. De qualquer maneira, ele foi muito rico em transformações.

Um benefício que nasceu nas empresas da Votorantim Cimentos no Nordeste do país, em 1994, hoje se estende a mais de 15 mil pessoas, considerando empregados na ativa, ex-empregados que optaram em continuar com o plano, e os já aposentados. E isso, claro, com o apoio das 21 empresas dos segmentos de energia, alumínio, mineração e metalurgia, dentre outros, que hoje oferecem a previdência da Funsejem aos empregados.

Como 30 anos não cabem em uma só reportagem, você nos verá falar sobre esse aniversário especial em outras ocasiões ao longo do ano. Por enquanto, te convidamos a relembrar grandes marcos e a saber, de participantes do plano de benefícios, o que significa fazer parte desta história.

Eugênio, aposentado pela Nexa

“É a família que nos motiva a investir para o futuro”

Um dos participantes que integra os 30 anos da Funsejem é o Eugênio Hermont da Silva, que entrou na Votorantim em 2005, e que desde 2016, depois de se desligar da Nexa, recebe a aposentadoria da Funsejem, pelo plano Votorantim Prev.

Segundo ele, a disciplina em poupar é um hábito de longa data. “Eu tenho um perfil conservador. Então desde que me formei, em 1982, separei uma pequena parte do meu salário para aplicar em um fundo de aposentadoria.”

Desta forma, foi natural para Eugênio dar continuidade ao planejamento financeiro. “Eu vim de outra empresa, antes da Nexa, onde eu também tinha um fundo de aposentadoria. Só mantive o perfil. Além disto, a Nexa acompanhava o meu recolhimento mensal de depósitos ao Votorantim Prev, em um percentual de 6% do salário. É um grande incentivo!”.

O esforço de poupança sempre veio acompanhado de expectativas para o futuro, em especial as que envolviam a família. “Claro que sempre fiz projeções. Mas o que mais me preocupava era a educação dos meus filhos, e eles hoje já estão caminhando sozinhos. Acho que estou próximo do que imaginei no passado. Sempre sonhei em ter uma vida tranquila quando me aposentasse”.

Na visão de Eugênio, o benefício de previdência corporativo tem dupla importância. “Para a empresa, faz com que ela retenha talentos. Para o empregado, é um grande estímulo em se manter na empresa”.

Eugênio ainda ressalta outro grande propósito em se planejar com pensamento de longo prazo. No caso dele, esse propósito tem quatro nomes: os filhos Gabriel e Guilherme, a esposa Soraia, e a filha Clarisse. “É a família que nos motiva a investir para o futuro”.

Rebeca, assistente de DHO na CBA

“Consideramos cada contribuinte um ganho. É mais uma família planejando o futuro”

Ela é muito jovem e, diferentemente da maioria da sua geração, organiza suas finanças desde a adolescência, influenciada pelos pais. É a assistente de DHO Rebeca Rodrigues Marin, que atua na fábrica da CBA em Alumínio (SP).

“Venho de uma criação muito consciente quando o tema é finanças, mas confesso que pensar em investimento a longo prazo é um exercício diário. Encaro o planejamento financeiro como fundamental, pois garante segurança e conforto para o futuro.”

Além dos pais, Rebeca também ouve outras vozes da experiência. “Fiz a adesão ao plano depois de conversar com colegas mais velhos de casa. Quando não sabemos muito e pensamos em investir parece que o valor mensal é baixo e não vai trazer rendimentos, mas ao ouvir o Podcast – 6 motivos para investir com o Votorantim Prev, me senti segura e empolgada em investir”.

Por atuar em uma área que lida com os benefícios da empresa, Rebeca tem um olhar de orgulho. “O plano é super flexível, garante aos contribuintes a chance de planejar a aposentadoria da melhor forma e oferece possiblidades para aqueles que deixam a empresa. Na CBA, consideramos cada contribuinte um ganho, é mais uma família planejando o futuro, mais um empregado olhando para sua saúde financeira e qualidade de vida”.

E para terminar, quem disse que jovem não consegue projetar o futuro? “Daqui a 30 anos, me vejo estável profissional e pessoalmente e, claro, com um bom saldo investido na previdência”.

Linha do tempo Funsejem

Acreditamos no seu futuro

Esperamos que nesta data especial de aniversário, você também se sinta parabenizado pela dedicação que tem com o futuro, seja ele de aposentadoria ou de novos projetos para sua fase pós-Votorantim.

A você, participante, nossos sinceros agradecimentos pela confiança. Parabéns a todos nós!