Poupança Funsejem: grande suporte no futuro

Foram 35 anos de dedicação à Votorantim Metais, atual Nexa, dos quais Antonio Eymard Rigobello passou por diversas áreas e experiências que agregaram valor à sua vida e à empresa. Eymard trabalhou na Votorantim de 1981 até 2016, quando então se aposentou pela Funsejem. “A poupança através da Funsejem foi o grande suporte para a tomada de decisão da aposentadoria. Tão logo ela foi implementada na Votorantim Metais me associei e hoje estou gozando desse benefício de longo prazo, o que possibilita a mim e a minha família termos um razoável padrão de vida.”

Em sua longa trajetória, Eymard destaca uma história engraçada. Ocorreu em uma viagem para a Zâmbia, na África, em agosto de 1994, para conhecer um sistema de bombeamento de água em uma mina subterrânea de cobre. “Estava acompanhado de mais dois gerentes industriais e um gerente da lavra subterrânea. Ficamos hospedados em uma casa fornecida pela empresa visitada e a noite foi simplesmente impossível dormir. Um dos gerentes industriais roncava de tal forma, que o barulho era insuportável. Desse fato atribuímos a ele o apelido de leão da Zâmbia. Foi uma gozação o resto da viagem.”

Foto de homem junto da esposa e filhas na Disney
Aposentado Antonio Eymard Rigobello e sua família

Saudade e carinho da época em que trabalhou na Votorantim não faltam. “Lembro de quando participei como representante da Votorantim Metais da elaboração do Manual de Gestão do Grupo, com orientações e aconselhamentos da importância de respeitarmos as sugestões das várias unidades de negócio representadas nesse trabalho, pois do contrário não chegaríamos a lugar nenhum. Esse conceito nos ajudou a chegar ao final do trabalho, pois sempre têm, infelizmente, pessoas que não compartilham trabalho em grupo.”

As recordações são muitas. Ele cita as reuniões gerenciais com as várias diretorias. “Era uma oportunidade de poder discutir os resultados das unidades e na sequência conversarmos e tomarmos uma cervejinha”, conta Eymard.

Ele também faz questão de ressaltar o carinho e respeito que sempre recebeu nas unidades fabris e corporativas por onde passou. “A implementação do conceito de trabalhos em equipe, respeito a opiniões divergentes e sobretudo respeito ao ser humano, independente de que cargo ocupasse, foram marcas que acredito ter sido um dos meus legados ao grupo”.

"A poupança através da Funsejem foi o grande suporte para a tomada de decisão da aposentadoria."

Quando se aposentou em 2016 a vida de Eymard passou por grandes mudanças. Graças ao benefício da Funsejem, ele tem conseguido se dedicar mais à família e ao seu conhecimento, inclusive sobre investimentos! “Atualmente, estou morando em Poços de Caldas (MG), onde reside vários familiares de minha esposa e também por ser uma cidade próxima a minha cidade natal (Monte Santo de Minas) e de São Paulo, onde residem grande parte de meus familiares e minhas duas filhas, respectivamente. Essa escolha fazia parte do nosso planejamento após aposentadoria, pois como trabalhava em unidades longe dos familiares a convivência com eles era muito pequena durante o ano. Agora estou tendo a oportunidade de acompanhar o dia a dia de casa, apoiando minha esposa principalmente na gestão escolar de nossa filha que está com 11 anos”. As mudanças não param por aí: “tenho também cuidado dos meus ativos mais de perto, tenho feito muita leitura e assistido a filmes ao longo da semana, e nos finais de semana gostamos de planejar e fazer uns bons churrascos em casa. Além disso, hoje sou um MEI (Microempreendedor Individual), pois eventualmente presto algum trabalho de consultoria”.

Confira sua trajetória em ordem cronológica:

  • 1981

    Geólogo em Vazante (MG), responsável pela sondagem da unidade. Do período, ele ressalta o aumento das reservas de minério willemítico.

  • 1985

    Participou de um projeto do qual ressalta a ampliação da produção a céu aberto de minérios calamínicos e a preservação ambiental da Gruta da Lapa Nova.

  • 1988

    Chefe da área de Geologia, destaca a ampliação do recurso mineral willemítico da unidade.

  • 1995

    Gerente de Processo de Meio Ambiente das unidades mineiras de Vazante, Três Marias e Morro Agudo. Ressalta a criação das equipes de Higiene, Segurança e Meio Ambiente nas fábricas de zinco.

  • 1998

    Gerente Corporativo para Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (HSMQ). Destaca a disseminação de novas normas das áreas e as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OSHA 18000 nas fábricas.

  • 2000

    Gerente Geral de Metalurgia em Três Marias (MG), unidade que aumentou a produção de catodos de 90 mil para 180 mil toneladas/ano, e implantou o Programa Excelência em Segurança do Trabalho.

  • 2005

    Como gerente Geral de Metalurgia em Juiz de Fora (MG), participou do Projeto Polimetálicos e destaca a construção da Barragem da Pedra.

  • 2009

    Como gerente Geral de PMO Zinco em Belo Horizonte (MG), destaca o Projeto Fluxo de Caixa Livre que envolveu unidades fabris no Brasil e exterior, e áreas corporativas. Também atuou como gerente Geral de Mineração em Fortaleza de Minas (MG). A unidade mais que dobrou a produção de níquel.

  • 2014

    Ocupa o último cargo na então Votorantim Metais, de gerente Geral de Sustentabilidade em São Paulo (SP). Ressalta a publicação do primeiro Relatório de Sustentabilidade da empresa.