Eleições dos Conselhos

O pontapé para as eleições dos novos representantes dos participantes nos Conselhos Fiscal e Deliberativo da Funsejem será dado no início de 2021. O processo definirá 1/3 dos dirigentes destes dois conselhos para o mandato de 2021 a 2024. As demais vagas serão preenchidas por participantes que serão indicados pelos principais dirigentes das empresas patrocinadoras.

Requisitos à candidatura

Para se candidatar, o participante deve atender a alguns pré-requisitos exigidos para a função de conselheiro. São eles:

  • Ter experiência administrativa, financeira, contábil, jurídica, de fiscalização ou de auditoria.

  • Não ter sofrido condenação criminal.

  • Não ter sido penalizado por infração das leis da seguridade social ou como servidor público.

  • Ter formação superior.

Etapas da eleição

A primeira fase é a candidatura, a próxima é a votação, que será realizada pelo site www.funsejem.org.br. Esta votação definirá a composição do Corpo Social, órgão que elegerá, dentre seus integrantes, dois conselheiros deliberativos e dois fiscais, além de seus respectivos suplentes. Os novos eleitos tomarão posse em agosto de 2021, em substituição aos conselheiros que iniciaram mandato em 2018.

Responsabilidades

As atividades e atribuições dos conselheiros deliberativos são estabelecer as diretrizes de operação e administração da entidade, aprovar os bancos responsáveis pela gestão dos investimentos, e as alterações de regulamento dos planos. Já os conselheiros fiscais devem aprovar o orçamento anual, examinar aspectos econômico-financeiros e o cumprimento de normas, sugerir medidas saneadoras, em caso de irregularidades. O objetivo geral dos conselheiros é zelar pela entidade.

Para ter acesso à relação completa de atividades e obrigações dos conselheiros consulte o estatuto da Funsejem.