Fazer uma contribuição adicional sempre é bom!

A contribuição adicional é muito importante para a evolução do seu patrimônio, afinal ela ajuda e muito a aumentar o saldo. Desta forma, aproveite algumas oportunidades ao longo do ano para fazer uma adicional! A restituição do imposto de renda é uma delas. Uma outra ocasião para investir em sua poupança é o adiantamento da participação nos resultados da empresa (PPR). Se for possível, separe um valor e faça uma adicional também. Esses aportes extras fazem uma enorme diferença no futuro.

O valor de suas contribuições é deduzido da base de cálculo do IR até o limite de 12% da sua renda bruta anual, caso você preencha o modelo completo de declaração. Já os rendimentos de PPR têm tributação exclusiva na fonte, sem dedução referente à aposentadoria privada. Mas as contribuições com estes recursos são consideradas na somatória dos 12%.

Como fazer uma adicional?

Você tem duas opções: por desconto em folha, programado pelos canais de benefícios de sua empresa (DHO/Gente), ou por depósito, tratado diretamente com a Funsejem, que lhe fornecerá os dados bancários a utilizar.

Gif mostrando como usar o simulador de incentivo fiscal no site da Funsejem.

Simulador de incentivo fiscal

Se você quer ter uma ideia de quanto economiza em imposto de renda ao poupar em seu plano de aposentadoria, acesse o simulador de incentivo fiscal disponível na parte inferior da home do site www.funsejem.org.br.

Ele faz dois cálculos de forma fácil e rápida. Um mostra quanto paga de imposto quem não contribui para um plano de benefícios como o da Funsejem, em comparação a quem contribui. Já a outra simulação indica ao participante contribuinte quanto falta poupar no plano para aproveitar a dedução fiscal anual no limite. Clique lá!