Conservador, moderado, agressivo ou superagressivo?

Escolher um perfil de investimento, muitas vezes, gera dúvida entre os participantes da Funsejem. Por isso antes de mais nada, é importante conhecer cada um deles para tomar uma decisão de forma consciente. Isso também vale para quem já optou por um perfil e não sabe se permanece ou muda a estratégia de investimento. Pensando em te auxiliar a analisar os perfis e saber em qual você se enquadra melhor, o site da Fundação funsejem.org.br disponibiliza algumas ferramentas: simulador perfil do investidor, vídeo e política de investimentos.

Gif mostrando como acessar o simulador de perfil de investimento.

O simulador ‘perfil do investidor’ funciona como um parâmetro de risco. Ele ajuda a indicar se você tem características mais conservadoras ou arriscadas, apontando o perfil mais adequado diante dessas particularidades informadas. Quer saber como? Faça uma simulação, aqui.

O vídeo ‘escolha seu perfil de investimento’ foi criado para explicar as principais características dos quatro perfis da Funsejem: conservador, moderado, agressivo e superagressivo. Ele traz informação de cada modalidade de forma simples e didática.

Gif mostrando como acessar as políticas de investimento.

No site da Funsejem é disponibilizada anualmente a política de investimentos. Nela o participante tem acesso a detalhes da composição e meta de cada perfil. Para obter o material completo, baixe a política de investimentos 2020, acessando a página Investimentos, ou acesse aqui: Política de Investimentos do Votorantim Prev, Política de Investimentos do VCNE e Política de Investimentos do Plano de Gestão Administrativa (PGA).

Mudança de perfil

Se desejar alterar seu perfil, você tem duas formas de solicitar a mudança. Uma delas, e a mais simples, é acessar a área restrita do site, com login e senha. A outra é preencher o formulário de alteração, disponível nos canais de DHO e Gente de sua empresa, e também no site (Votorantim Prev e VCNE). A mudança pode ser feita a qualquer momento, mas pelo regulamento, tem até 60 dias para entrar em vigor.

Atenção!

Não baseie sua escolha de perfil pela última rentabilidade atrativa, pois os resultados dos investimentos de alto risco variam muito do campo positivo para o negativo. E tenha sempre em mente que a constante mudança de perfil não é vantajosa, pois você corre o risco de realizar perdas patrimoniais.

O momento atual exige cautela, pois o mercado financeiro permanece bastante volátil, principalmente nos segmentos de aplicações de alto risco. Esse ciclo pede foco no longo prazo, análise aprofundada de seus objetivos e adequação ao seu perfil de investidor.