Investimentos neste momento de crise e pós-pandemia

Adriano Severo, educador financeiro e especialista em investimentos na Severo Educação Financeira, afirma que neste momento de crise é hora de aproveitar para rever os investimentos. “Reflita se todos os produtos que possui em sua carteira de investimentos estão alinhados com os seus objetivos. É muito pertinente trocar aplicações ruins por aplicações boas. De nada adianta querer ‘recuperar’ o dinheiro em algo ruim, se existe oportunidade melhor e que tende a recuperar o dinheiro mais rapidamente, digamos que em um ano.”

A sócia-diretora da FB Wealth Daniela Casabona aponta que essa seleção tem que ser feita com muito cuidado, sempre buscando ativos de confiança e com credibilidade no mercado. “É importante ter bastante cautela e buscar uma diversificação consistente, principalmente na atual crise da covid-19, que é rodeada de incerteza. Optar por ativos de confiança é fundamental para não cair em falsas promessas, aproveitando as oportunidades.”

Uma ação importante para o planejamento dos investimentos é pensar em formar uma reserva de emergência, caso você ainda não a tenha. Tanto Adriano quanto Daniela relembram que a característica de uma reserva de emergência é a segurança e não exatamente a rentabilidade, pois o dinheiro precisa ter rápida liquidez para ajudar rapidamente em algum imprevisto.

“Como o próprio nome diz, a reserva de emergência serve para momentos de emergência. Por isso é preciso que a aplicação tenha duas características, segurança e liquidez”, explica Adriano. “Os produtos que se encaixam nesse perfil são o Tesouro Selic, fundo de investimentos que aplique no Tesouro Selic ou CDB de grandes instituições com liquidez diária próxima de 100% do CDI.”

“Os fundos referenciados também são ótimas opções, eles têm liquidez, muitas vezes, rendem um pouco mais do que o CDI e com pouco risco. Importante lembrar que essa reserva não vai rentabilizar muito, pois é um dinheiro para o uso emergencial”, completa Daniela.

Os especialistas afirmam que agora é preciso ter paciência e manter um olhar de longo prazo, pois os investimentos na bolsa são de no mínimo cinco anos, sendo possível aproveitar ótimas oportunidades no cenário pós-pandemia.

A sócia-diretora da FB Wealth afirma que sim. “Renda fixa com taxa pré-fixada, fundos referenciados e o próprio Tesouro Direto. Eles podem ser menos rentáveis, porém bastante seguros e ajudam a manter o equilíbrio da carteira”.

“Os planos de previdência complementar são ótimas oportunidades para compor a carteira de investimentos, principalmente pensando na aposentadoria”, considera Adriano. “Neste momento, busque entender como o fundo está sendo influenciado pelo mercado para planejar sua estratégia.

Daniela reflete que a crise financeira gerada pela pandemia da covid-19 tem possibilidades de recuperação distinta de outras crises econômicas. “Essa crise é diferente pois não é uma crise financeira em si, claro que afeta a economia em função do isolamento social, entre outras situações. Mas, hoje, os governos e bancos têm muitos recursos para conseguir reerguer a economia, o que não era o caso na crise de 2008 onde o problema era especificamente financeiro”, afirma. “Talvez não seja uma recuperação tão rápida, mas eu acredito que no longo prazo a economia estará forte.”

Ela também faz uma ponderação para os investidores que querem usufruir do momento de baixa para colher bons frutos no futuro, “para aproveitar as oportunidades, não é preciso colocar em risco todo o seu patrimônio, a renda variável tem riscos, por isso não faça seus investimentos de forma irresponsável”. Nesse sentido, Adriano indica “faça o uso inteligente do dinheiro e valorize seu patrimônio.”

Foto de um homem usando camisa e de braços cruzados.

Adriano Severo é educador financeiro e especialista em investimentos na Severo Educação Financeira. Formado em administração de empresas, possui MBA em Mercado de Capitais e Formação Pedagógica de Professores. Ministra palestras e cursos sobre finanças e economia em diversas instituições de ensino e empresas. Em 2015, criou o projeto social Educação Financeira Para Todos, com o objetivo de levar educação financeira de qualidade e gratuita para pessoas de baixa renda.

Foto de uma mulher em seu escritório.

Daniela Casabona trabalhou em uma das maiores corretoras internacionais do Brasil e cuidou da fortuna de uma das famílias mais ricas do país. Habilitada como agente autônoma de investimentos pela Ancord, atualmente é sócia-diretora da FB Wealth, uma empresa especializada em planejamento patrimonial, que utiliza uma metodologia usada pelos principais players internacionais e uma análise personalizada de cada cliente, com o foco na construção e crescimento adequado do patrimônio.