Maio Amarelo: mude hábitos que comprometem a segurança no trânsito

Quando você está dirigindo pela orla da praia, para na faixa de pedestre não semaforizada, mas não faz o mesmo quando está circulando pelas vias de sua cidade? Ou você atravessa a rua na faixa de segurança quando está em uma cidade do interior, mas se está em uma avenida do seu bairro, atravessa onde der, sem se preocupar com o trânsito? Já parou para se perguntar por que você se comporta de maneira diferente nas mesmas situações? Talvez porque você acabe seguindo o comportamento da maioria das pessoas, mesmo sabendo que uma das atitudes pode causar um acidente, ferimentos e levar até a morte. Para mudar esses hábitos e outras atitudes, o mês de maio, por meio do Movimento Maio Amarelo, se tornou um espaço para ampliar a conscientização da sociedade para a redução de acidentes, lesões e mortes no trânsito.

Idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONVS) em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), o Movimento Maio Amarelo completa 10 anos em 2023, tendo como tema No trânsito, escolha a vida.

“Diferente dos outros anos, em que propúnhamos uma reflexão mais individualizada sobre como as pessoas poderiam mudar os seus comportamentos e assim melhorar a segurança no trânsito, neste ano, a campanha busca incentivar o autocuidado e comportamentos seguros de quem está à nossa volta”, explica Rodrigo Ribeiro, Head de Marketing e Redes do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Rodrigo Ribeiro, Head de Marketing e Redes do Observatório Nacional de Segurança Viária

“Por exemplo, você pode cobrar uma atitude responsável de um amigo, um familiar ou até mesmo um vizinho, que dirige sem usar o cinto de segurança, ou que não coloca o item de segurança quando está no banco traseiro, ou ainda quando vê alguém atravessando fora da faixa de pedestre. O objetivo é mostrar para as pessoas como um comportamento faz a diferença na escolha pela vida.”

Por que maio?

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou entre 2011 e 2020 a primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para a realização de ações de conscientização sobre o tema no mundo inteiro. Uma segunda Década de Ação para Segurança no Trânsito foi definida pela ONU e tem como objetivo reduzir em, pelo menos, 50% o número de vítimas nos acidentes de trânsito no período de 2021 a 2030.

Mudança de cultura

Muito avanços foram alcançados desde a instituição da primeira década de ação para a segurança viária no Brasil, como:

Mas a mudança de cultura nem sempre é fácil. Em 10 anos de Movimento Maio Amarelo, os índices continuam alarmantes: 88 pessoas morrem todo dia no Brasil por causa de um sinistro de trânsito, sendo os jovens as principais vítimas. Somente em 2022, foram mais de 10 mil mortes, segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito. “Os números ainda não são os desejados, mas agora temos uma nova oportunidade para melhorar esses índices. Por isso que o Movimento Maio Amarelo é tão importante, pois ele une a iniciativa privada, o poder público, as instituições de ensino, e todas as pessoas em prol de um trânsito mais seguro”, destaca Rodrigo. “O ponto principal para a segurança viária é a educação. É por meio dela e aliada a boas práticas, como manter a manutenção do carro em dia; utilizar equipamentos de segurança quando estiver andando de bicicleta; atravessar sempre na faixa de pedestre; que nós teremos uma melhor relação entre os usuários das vias, consequentemente, menos sinistros, lesões e mortes no trânsito.”

Além das atitudes citadas pelo Head de Marketing e Redes do Observatório Nacional de Segurança Viária, outras ações contribuem para o trânsito mais seguro:

  • Dirija sempre sem ter consumido bebida alcoólica.

  • Respeite a sinalização de trânsito.

  • Não utilize o celular se estiver dirigindo ou andando pela rua.

  • Utilize cinto de segurança, independentemente, se é você ou não o motorista.

  • Use sempre capacete.

  • Mantenha uma distância segura dos demais veículos e indique suas intenções.

  • Apenas ultrapasse em locais permitidos e em segurança.

  • Redobre o cuidado com chuva ou pouca visibilidade.

  • Utilize a pista destinada a você.

  • Seja paciente e tenha respeito pelos outros. No trânsito, escolha a vida.