O participante da Funsejem que possui uma reserva em outra entidade de previdência complementar ou banco pode trazer esse patrimônio para a Fundação, se desejar. Essa transação é possível através da portabilidade. Além de aumentar sua poupança aqui, você mantém seus recursos rentabilizando até se tornar elegível à aposentadoria. O mesmo é permitido ao se desligar da Votorantim. Neste caso, é possível levar 100% do saldo de participante e empresa poupados aqui para outro fundo de pensão ou banco.
A portabilidade permite dar continuidade à sua poupança, em qualquer entidade, evitando dar outro destino ao seu dinheiro, bem como se desfazer de seu planejamento financeiro para a aposentadoria. Os benefícios não param por aí. Na transição de recursos, não há incidência de imposto de renda, pois os recursos não passam em sua conta, vão direto de uma instituição para outra. Veja como funciona:
Ao portar seu saldo da Funsejem para outro plano, você só poderá usufruí-lo na outra entidade em forma de aposentadoria, e por no mínimo 15 anos.
O saldo trazido para a Funsejem, você poderá recebê-lo apenas ao se desligar da Votorantim, e conforme algumas condições.
1) saldo trazido de plano aberto (de bancos, por exemplo): pode ser recebido em forma de aposentadoria ou resgatado em um pagamento de 1 a 12 parcelas.
2) saldo trazido de plano fechado (fundo de pensão): deve ser recebido exclusivamente em forma de aposentadoria.
Para receber seu saldo como aposentadoria, você já deve ter alcançado os requisitos de idade e tempo de plano. Saiba mais no menu Planos do site da Funsejem.