Envelhecer com saúde e bem-estar

Em 1º de outubro de 1991, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia internacional do idoso. O objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados com essa população.

Atualmente, há no Brasil cerca de 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Em 2025, este total será de 32 milhões, passando o país para o 6º lugar no mundo em número de idosos. A tendência de aumento desta população fará com que em 2050, provavelmente, a quantidade de idosos seja maior ou igual à de crianças e jovens de até 15 anos.

Em nosso país, através da lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, está presente o Estatuto do Idoso, uma legislação destinada a regular os direitos assegurados às pessoas dessa faixa etária. Este documento traz leis de proteção, benefícios nas atividades culturais, programas educativos sobre o processo do envelhecimento, penalidades para quem mostrar imagens que desrespeitem essas pessoas e a quem abandonar os idosos sem assistência, entre outras.

Que estamos vivendo mais é fato. São inúmeros os motivos para você que ainda não se aposentou cuidar cada vez melhor do seu bem-estar físico, mental e financeiro. Alimente bem não apenas o corpo, mas sua vida financeira, incluindo seu plano de previdência na Funsejem. Planeje hoje seu futuro.