Portabilidade no seu plano de previdência

O participante da Funsejem que possui uma reserva em outra entidade de previdência complementar ou banco pode trazer esse patrimônio para a Fundação, se desejar. Essa transação é possível através da portabilidade. Além de aumentar sua poupança aqui, você mantém seus recursos rentabilizando até se tornar elegível à aposentadoria. O mesmo é permitido ao se desligar da Votorantim. Neste caso, é possível levar 100% do saldo de participante e empresa poupados aqui para outro fundo de pensão ou banco.

A portabilidade permite dar continuidade à sua poupança, em qualquer entidade, evitando dar outro destino ao seu dinheiro, bem como se desfazer de seu planejamento financeiro para a aposentadoria. Os benefícios não param por aí. Na transição de recursos, não há incidência de imposto de renda, pois os recursos não passam em sua conta, vão direto de uma instituição para outra. Veja como funciona:

121-portabilidade-img1-480x480px

Só é possível portar recursos entre planos com o mesmo tratamento tributário. Os planos da Funsejem são compatíveis com os demais fundos de pensão e com os PGBLs (Planos Gerador de Benefício Livre). Qualquer participante pode trazer recursos para a Funsejem, exceto os aposentados.

De acordo com as normas legais, a entidade de onde os recursos saem tem até 10 dias úteis para transferir o saldo do participante à nova instituição. E o participante tem cinco dias úteis para conferir os dados prestados e contestá-los, se preciso.

121-portabilidade-img2-480x480px
121-portabilidade-img3-480x480px

Ao se desligar da Votorantim você tem a opção de portar os valores poupados aqui. Neste caso, você leva 100% de seu saldo de participante e de patrocinadora para outra entidade ou banco.

Ao portar seu saldo da Funsejem para outro plano, você só poderá usufruí-lo na outra entidade em forma de aposentadoria, e por no mínimo 15 anos.

O saldo trazido para a Funsejem, você poderá recebê-lo apenas ao se desligar da Votorantim, e conforme algumas condições.

1) saldo trazido de plano aberto (de bancos, por exemplo): pode ser recebido em forma de aposentadoria ou resgatado em um pagamento de 1 a 12 parcelas.

2) saldo trazido de plano fechado (fundo de pensão): deve ser recebido exclusivamente em forma de aposentadoria.

Para receber seu saldo como aposentadoria, você já deve ter alcançado os requisitos de idade e tempo de plano. Saiba mais no menu Planos do site da Funsejem.

121-portabilidade-img4-480x480px