Previdência de pai para filho

Tudo começou em 1985, quando Carlos Roberto de Sousa e Freitas ingressou na então Cia. Mineira de Metais, atual Nexa, como ajudante na Produção. Com o passar dos anos, ele atuou em outras áreas e funções. Foi auxiliar administrativo, operador do setor Caldeira, assessor técnico, coordenando a Operação e a Manutenção, e supervisor na Produção, dentre outros.

Carlos Roberto permaneceu na empresa até 2016, quando se aposentou pela Funsejem. Esses 31 anos de dedicação à Nexa foram muito marcantes. “A Votorantim foi e ainda é muito importante na minha trajetória de vida, em todos os sentidos. Lá, tive apoio e oportunidade de estudar para fazer curso superior e duas especializações em universidades federais. Pude também, junto com os esforços de minha esposa Milce propiciar aos nossos filhos, a oportunidade de irem buscar seus sonhos”, diz ele.

Carlos Roberto tem dois filhos, a Jonana, que é formada em Direito, trabalha em sua área e está iniciando sua família ao lado do marido. O outro filho é Camilo José, que “ingressou na Nexa em 2012 como estagiário, na unidade de Vazante (MG), período em que estivemos os dois na Votorantim. Hoje ele é geólogo, está casado e tem uma filha linda, agora sou avô.”

Carlos e Camilo
Carlos e Camilo

Tal como o pai Carlos Roberto, Camilo José de Freitas Neto está desenhando sua história na Nexa. Depois da estreia na empresa como estagiário, ele retornou à unidade de Vazante para atuar na área de Tecnologia, entre 2015 e 2017. Nesse período trabalhei com geometalurgia, mineralogia de processo e projetos P&D. Em 2017, passei a fazer parte da Gerência de Serviços Técnicos, integrando o time de Geologia de Mina e Sondagem.

Sobre a importância do planejamento financeiro para o futuro, Camilo José seguiu à risca as orientações de seu pai.

“Meu investimento em previdência privada na Funsejem se iniciou em 2015, com o meu primeiro salário como geólogo. Meu pai, Carlos Roberto (Cacá), que na época tinha aproximadamente 30 anos de Votorantim, me incentivou muito e mostrou quanto o valor investido ao longo dos anos iria proporcionar tranquilidade e recurso financeiro para aproveitar a aposentadoria.”

E hoje, Carlos Roberto, após todo esforço para formar sua poupança previdenciária, usufrui de seu merecido benefício.

“Em 2015, me aposentei pela previdência oficial e, em 2016, deixei a Votorantim, mas continuei a fazer aportes à Funsejem, pois me planejei para fazer um plano de aposentadoria quando completasse 53 anos. Agora desfruto desse benefício que realmente complementa minha renda, possibilitando tranquilidade, segurança e tempo para fazer as coisas que gosto e estar com minha família e amigos.”

Atualmente, ele faz muitas atividades de lazer. “Antes de me aposentar já tinha o hobby de fazer trilha de moto (trail) com os amigos pelo sertão de Três Marias (MG), e agora passei a cultivar mais duas atividades: a marcenaria amadora e caminhada de longa distância com minha esposa, que no Brasil são chamadas de peregrinação. Por exemplo, Caminho de Rosa, em Minas Gerais, Caminho do Vale Europeu, em Santa Catarina, e Caminho da Fé, em Minas Gerais e São Paulo.

Mas Carlos Roberto ainda busca novas experiências. “Em 2020, passei a utilizar toda vivência e conhecimentos adquiridos na Votorantim, e comecei a prestar consultoria na Nexa de Cajamarquilla”. E para o futuro, ele tem mais planos: “Quando essa etapa for concluída, volto para Três Marias para continuar meu planejamento de aposentadoria ao lado de minha família e amigos, fazendo as coisas que gosto.

Enquanto isso, Camilo José segue sua trajetória na Votorantim e mantém seu firme propósito de planejamento financeiro.

“Inicialmente, meu investimento representava 6% de meu salário, atualmente, representa 10%. O aporte da empresa em meu nome representa um rendimento bem vantajoso, se iniciou em 1,5% e, atualmente, é de 6%. Outro ponto positivo do plano de benefícios é a possibilidade de programar retiradas mensais com menor incidência do imposto de renda. Hoje, meu pai consegue usufruir dessas vantagens e percebo o quanto isso fez e faz diferença na qualidade de vida dele.”

Para o futuro, Camilo José já faz planos: “Com o valor investido quero proporcionar para minha esposa e filhos (já tenho uma princesinha de 5 meses), a mesma tranquilidade financeira que meu pai proporcionou para nossa família. Pretendo utilizar o saldo como fonte de renda alternativa para manter o padrão de vida, estar presente no dia a dia da minha esposa e filhos e proporcionar a eles uma vida financeira mais estável.”