30 anos: O que é liberdade financeira para você?

A celebração dos 30 anos da Funsejem passou pelo Relatório Anual de 2023, divulgado ao final de abril.

Tinha que ser assim, claro, já que o Relatório é um documento que reúne e revê todas as ações, marcos, conquistas e resultados da entidade ocorridos no ano a que o documento se refere.

E você quer melhor resultado que a concretização de uma renda complementar para o José e o Roberto, ex-empregados da VSA e da CBA, e atuais aposentados pela Funsejem?

Quer melhor resultado que os sonhos de uma aposentadoria digna da Lucimara, da CBA, e do Jelvane, da Nexa, que inclusive repassam aos filhos a disciplina de poupança que têm?

Há três décadas, a Funsejem administra um plano de previdência que vai muito além de números. Ele busca a sua liberdade financeira. Confira e inspire-se nos depoimentos destes quatro participantes.

Prosperidade no futuro.

Fui educada tendo essa preocupação com o futuro. Desde o meu primeiro emprego, ainda bem jovem, minha a mãe me orientou a sempre guardar um pouco do que eu ganhava e aos poucos fui aprimorando esse conceito, chegando a investir no plano da Funsejem e em outras aplicações. Por isso liberdade financeira para mim é ter a confiança de que no futuro, que chega rápido, eu vou ter como manter a minha qualidade e padrão de vida depois da aposentadoria.

Eu quero ter uma aposentadoria diferente da que eu vejo muitos brasileiros vivenciando, pois a maioria não se planeja para viver sem a renda mensal que tinham quando estavam trabalhando. Por isso, desde que eu entrei na CBA, há 22 anos, eu aderi à Funsejem, pois vi que o plano daria o match perfeito para eu semear esse futuro com liberdade.

Eu sempre indico o plano de previdência complementar aos meus colegas, assim como para a minha filha Luana que está com 17 anos. No caso dela, que ainda não trabalha e é de uma geração mais imediatista, a orientação é não gastar toda a mesada, se planejar para realizar seus objetivos com essa renda e sempre ter uma reserva. Isso é um treino para quando ela começar a ganhar a próprio dinheiro.

O meu esposo, Paulo, me ajuda muito nesse processo. Estamos casados há 20 anos e sempre planejamos e gerenciamos juntos a nossa renda. É por isso que já temos conseguido realizar sonhos de curto e médio prazo, como viajar. Eu aproveito muito o que aprendi e isso me permite viver o meu presente com mais qualidade e liberdade financeira”.

Lucimara Rovath Genghini, Consultora de Suprimentos na CBA.

O Que é Liberdade Financeira para Você?

Ter o futuro bem planejado.

“Desde que eu comecei a minha trajetória na Votorantim, hoje Nexa, em 2011, aderi ao plano da Funsejem. n Inicialmente, com um percentual menor, mas com passar dos meses vi como era vantajoso investir mais na previdência privada, pensando na possibilidade de ter um futuro mais tranquilo e com uma qualidade de vida planejada na aposentadoria. Afinal, nós não sabemos como será a aposentadoria do governo (INSS). Por isso, ter um planejamento financeiro bem definido me permitirá ter mais tranquilidade financeira para mim e minha família na hora da aposentaria.

Antes de começar a investir na previdência, eu só investia na poupança, mas conhecendo a Fusenjem vi que com a previdência privada consigo me planejar melhor tendo maior rentabilidade e estabilidade no rendimento. A Funsejem é uma instituição muito séria, transparente e nos informa sempre sobre os rendimentos, instabilidades do mercado e ganhos financeiros.

Esse conhecimento e aprendizado que tive sempre tento passar para meus filhos, Ruan de 26 anos, que agora vai ser pai, me presenteando com um netinho(a), ou seja, ele já vai construir a sua própria família e nada melhor que um bom planejamento financeiro; e para o Rhai, de 15 anos que estuda e já precisa planejar um futuro promissor e financeiramente rentável. A minha esposa Larrubia, com quem estou casado há 26 anos, é pedagoga e também me ajuda muito nessa meta de educação financeira.

Para ter liberdade financeira, é preciso investir aplicando em investimentos confiáveis e rentáveis como a Fusenjem oferece, para podermos construir um futuro com mais estabilidade financeira”.

Jelvane Márcio de Oliveira, Líder Técnico de Manutenção, na Nexa, unidade Juiz de Fora (MG).

O Que é Liberdade Financeira para Você?

Conseguir manter o meu padrão de vida no futuro.

“Meu pai viveu sua infância durante a Segunda Guerra Mundial, um período difícil, de muita escassez e controle dos recursos aliado ao fato de que trabalhou com contabilidade, então desde pequeno ele me ensinou o hábito de poupar. Eu nunca comprei algo que não pudesse pagar. Mesmo quando fiz alguma prestação, foi por conta de uma comodidade no pagamento e não porque não tinha o dinheiro. Por isso, considero que a liberdade financeira é poder viver sem grandes preocupações em relação ao dinheiro, mantendo o padrão de vida, independente da fase que estejamos vivendo.

Um exemplo disso é o benefício da Funsejem, que programei para receber em 5 anos, e está sendo usado para auxiliar nas despesas com os estudos dos meus dois filhos, o Mateus, 19 anos, que acabou de entrar na faculdade de Direito; e o Lucas, 16 anos, que está se preparando para o vestibular. Quando eu entrei na CBA, o plano de previdência foi um benefício muito atrativo. Minha passagem pela empresa foi curta, apenas dois anos atuando como Chefe de Vendas. Mas mesmo depois de deixar a companhia, permaneci contribuindo com o plano por mais 15 anos.

Por isso eu indico para todas as pessoas que tiverem a oportunidade que aproveitem o benefício da previdência privada. Você pode deduzir até 12% de sua renda bruta anual tributável no cálculo do imposto de renda e isso é um excelente ganho financeiro. Além disso, ainda tem a contrapartida da empresa, que investe juntamente com você. A previdência privada é um benefício extremamente vantajoso e uma possibilidade para manter o padrão de vida no futuro, pois a previdência social (INSS) tem um horizonte incerto na medida que sua arrecadação já é menor do que o total do benefício pago.

Atualmente eu trabalho de forma autônoma como consultor de investimentos, o assunto sempre me interessou tanto que me especializei no tema. E trabalhar com mais liberdade, tendo mais tempo para a minha família, também faz parte desta liberdade financeira que eu venho construindo ao longo do tempo”.

Roberto Kortmann, aposentado pela CBA.

O Que é Liberdade Financeira para Você?

É o equilíbrio entre o que você precisa, sonha e tem.

“O autoconhecimento ajuda muito nesse sentido, pois conhecendo as suas necessidades e a sua realidade financeira é possível organizar o patrimônio para planejar o futuro com mais tranquilidade. É provável que não tenhamos uma liberdade financeira infinita, mas a previsibilidade garante não ser pego de surpresa e adequar a renda para os planos de curto, médio e longo prazo.

É o que eu tenho feito desde que passei a receber o benefício da Funsejem. Eu trabalhei por 15 anos nas empresas Votorantim, sendo a última na área de Planejamento Estratégico da VSA. Gosto de planejar não só como atividade de trabalho, mas também na minha vida pessoal. Por isso programei o recebimento do meu benefício em 25 anos porque continuei trabalhando em outras empresas e também projetos pessoais, e ainda trabalho, prestando consultoria na gestão de investimentos, então considero essa renda como um complemento seguro de longo prazo.

É importante pensar no futuro, sei que quando se é jovem parece algo muito distante, falo isso com propriedade porque tenho duas filhas, a Julia, de 20 anos, e a Sofia, de 19 anos. Roberta, minha esposa, e eu sempre incentivamos o senso de responsabilidade, o gerenciamento dos recursos, buscando criar essa visão de longo prazo, pois ela é fundamental para os investimentos. Quanto mais cedo você começar a fazer uma reserva, mais se beneficiará com o passar do tempo. Porque o longo prazo potencializa, e muito, os resultados dos investimentos, garantindo mais tranquilidade financeira no futuro”.

José Guilherme Ferreira Oliveira Gomes, aposentado pela VSA.