Se desligou da Votorantim?

Mesmo após se desligar da empresa, você sabia que pode permanecer com seu plano de aposentadoria aqui? São duas opções: autopatrocínio e benefício proporcional diferido (BPD). No autopatrocínio, você continua contribuindo no plano mensalmente, aumentando o seu saldo até chegar o momento de se aposentar. Mas além de sua contribuição, assume também a da empresa. Neste caso, se desejar, você pode diminuir o porcentual do aporte para que o valor das duas contribuições se enquadre ao montante que você investia como participante ativo.

Com o BPD, você permanece no plano, mas sem contribuir (depósitos esporádicos são permitidos, se desejar), e o seu saldo fica rentabilizando de acordo com o perfil de investimento escolhido. Essa opção é indicada ao participante que já possui um bom saldo formado e está perto de se aposentar, e irá aguardar apenas o cumprimento dos requisitos de idade e tempo para começar a receber o benefício.

Vale lembrar que os institutos de autopatrocínio e o BPD podem ser escolhidos por qualquer participante que se desliga da Votorantim antes de se aposentar. A única restrição é que para optar pelo benefício proporcional diferido é necessário ter pelo menos três anos de serviço contínuo.

Mas, lembramos, que se por qualquer motivo desistir da poupança, pode solicitar o resgate. Permaneça na Funsejem e cultive seu patrimônio para a aposentadoria e projetos futuros.