Aposentados recebem 13º em novembro

Neste ano, a Funsejem definiu o pagamento do 13º benefício dos aposentados e pensionistas para novembro, um mês antes da data em que sempre concedeu o abono. A antecipação foi possível, pois os novos regulamentos do Votorantim Prev e do VCNE, aprovados em maio, trouxeram essa flexibilidade.

O último mês do ano, em virtude dos feriados de Natal e Réveillon, tem datas antecipadas para alguns dos processos internos da Funsejem, alterando muitas vezes o dia dos pagamentos. Em virtude disso, a entidade escolheu novembro para conceder o abono anual, em parcela única. A data coincide com o pagamento do benefício do mês, ou seja, o último dia útil, que em 2023 é 30/11.

Valor do 13º

O abono anual tem o mesmo valor do benefício de novembro. O aposentado ou pensionista que recebe no modelo de porcentual sobre o saldo e tem interesse em alterar o valor da renda mensal, pode fazê-lo, mas a mudança será aplicada também ao seu 13º. Os pedidos de alteração de porcentual de renda são efetivados dentro do próprio mês, desde que realizados até o dia 15. Desta forma, se o assistido solicitar um novo porcentual de renda no dia 10/11, ao final de novembro (30/11) já receberá o novo valor desejado, tanto para o benefício do mês, como para o abono anual. A alteração de renda mensal deve ser solicitada diretamente à Funsejem (aqui).

Quem pode receber o 13º

Conforme os regulamentos dos planos, o abono anual é concedido aos participantes e beneficiários que se tornaram assistidos pelo plano até o mês do pagamento do 13º.