Consultoria, família e voluntariado

“Tenho imensa gratidão, porque sou aposentado pelo INSS e a Funsejem complementa meu salário de forma relevante. Valeu a pena com toda certeza poupar no Votorantim Prev”, declaração de Carlos Roberto Ribeiro, aposentado pela Fundação desde 2016.

“Em 2005, entrei na Votorantim Metais, em Niquelândia (GO), atual Nexa, como coordenador de Produção e permaneci exercendo essa função até me desligar da empresa.” Como coordenador ele atuou na área de Operação de Lavra desenvolvendo atividades relacionadas à operação de mina: abertura e desenvolvimento das cavas, desmonte de rochas com explosivos, controle de produção, construções de diques de contenção de sólidos/drenagens em geral, controle de frota de equipamentos própria e de terceiros e gestão de pessoas da área.

Carlos Roberto Ribeiro, aposentado pela Funsejem
Carlos Roberto Ribeiro, aposentado pela Funsejem

Dos 11 anos de trajetória, ele se lembra de muita coisa, e até dessas coincidências curiosas da vida. “Quando recebemos um novo gerente geral, Wagner Lourenço, um dia percorrendo a mina com ele, descobrimos que o pai dele, Antonio Lourenço, havia trabalhado comigo na Vale do Rio Doce, em Itabira (MG), de 1981 a 1992.”

Carinho e saudade da época em que trabalhou na Votorantim não faltam. “Meu período na empresa foi maravilhoso em todos os sentidos, porque a Votorantim sempre ofereceu as melhores condições de trabalho para todos os colaboradores, oportunidades de crescimento profissional e muitos outros benefícios, inclusive a Funsejem.”

Em 2016, Ribeiro passou a receber a aposentadoria da Fundação, e seu dia a dia mudou um pouco. “Abri uma empresa de consultoria e presto serviços em uma mina, em Patrocínio (MG). Moro em minha cidade natal, Patos de Minas (MG), e hoje consigo conviver mais com meus familiares, fazer minhas caminhadas diárias e tenho participado de algumas ações voluntárias.”