Empréstimo é aqui!

A Funsejem lançou um novo simulador de empréstimos no site (aqui). Por ele, você consegue fazer cálculos e estimar, além das parcelas, o valor líquido do crédito. Veja a seguir mais detalhes sobre a linha de crédito da Funsejem destinada aos participantes.

Quem pode solicitar?

Todos os participantes ativos, que tenham contribuído nos 6 meses anteriores ao do pedido, bem como os aposentados e pensionistas do plano.

Quanto posso solicitar?

O mínimo é um salário mínimo, e o máximo equivale a 80% do saldo resgatável (saldo de participante sem recursos portados, mais uma parte do saldo da empresa, de acordo com o tempo de serviço contínuo. Confira as tabelas aqui: Votorantim Prev e VCNE). O valor também não pode ultrapassar 25% do salário líquido, depois de parcelado. E o parcelamento é em até 48 parcelas fixas.

Em caso de participante aposentado ou pensionista, o limite máximo de concessão está atrelado a 25% de comprometimento de seu benefício, por 48 parcelas ou menos, caso sua aposentadoria se encerre antes.

Quais são os juros e encargos?

A taxa de juros do empréstimo (IFCE) depende da inflação ou da taxa básica de juros, e em março está em 2,40%.

Os outros encargos são o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e a taxa administrativa (1% sobre o valor bruto concedido no empréstimo).

Como solicitar um empréstimo?

Primeiramente, você pode utilizar o simulador de empréstimos do site (aqui). Após ter uma ideia de valores e número de parcelas entre em contato com seu DHO/ Gente, e então confirme com a área estes valores e preencha o formulário de solicitação de empréstimos (Votorantim Prev e VCNE), direto no computador (utilize assinatura digital, se tiver). Reúna a documentação nele indicada e encaminhe tudo para a empresa, por email. Algumas unidades também requerem a abertura de um chamado no CSC. Sendo o caso, acrescente o chamado já aprovado à documentação. No caso de aposentados e pensionistas todo procedimento é realizado diretamente com a Funsejem, basta nos contatar pelo email funsejem@funsejem.org.br ou tel. 11 3386-6500.

Quando ocorre a concessão?

Na sexta-feira da semana seguinte à chegada da documentação na Funsejem (se aprovada).

Posso quitar o empréstimo antecipadamente?

Sim, é possível quitar o saldo devedor parcial ou totalmente.

Se eu me desligar da empresa antes da quitação?

Neste caso, as prestações serão antecipadas e descontadas da rescisão contratual. Em caso de insuficiência, o desconto será efetuado do seu resgate.

Dúvidas?

Acesse a página de empréstimos no site e o regulamento de empréstimos, e também contate-nos pelo email funsejem@funsejem.org.br ou tel. 11 3386-6500.