Falta motivação para treinar sozinho?

Com a pandemia de covid-19, muitas pessoas começaram a praticar exercícios físicos sozinhas como uma opção a academias. Mas com o passar do tempo, a desmotivação é um problema recorrente e faz com que a atividade física seja abandonada ou negligenciada. Pensando nisso, o Futuro conversou com o personal trainer Caio Trettel, que apresenta algumas dicas de como manter a motivação para seguir com a prática regular de exercícios tão fundamental à saúde e ao bem-estar.

123-bemestar-480x480px copy

Defina seus objetivos

Para uma pessoa se manter motivada, ela precisa saber o que ela quer alcançar com a prática de exercícios físicos, seja emagrecer, sair do sedentarismo, entre outros. Quando a pessoa tem um objetivo claro, a motivação vem e a partir do momento em que ela começa a ver os resultados, as mudanças no corpo, os benefícios para a saúde, também consegue se manter motivada. Outro ponto que ajuda na motivação é ter treinos diferentes, porque a repetição constante do mesmo treino pode dar a sensação de monotonia, o interessante é ter desafios diferentes constantemente. Para isso, o apoio de um profissional de educação física, que entenda os objetivos da pessoa, vai poder ajudar muito.

Descubra o que gosta de fazer

É muito importante a pessoa entender o que ela gosta de fazer, pois isso vai contribuir com o empenho para manter a prática regular de exercícios. Claro que existem atividades melhores para determinados objetivos, por exemplo, para quem tem diabetes, os exercícios de força acabam dando melhores resultados do que os cardiorrespiratórios.  Uma pessoa que gosta de correr pode começar andando e depois evolui para a corrida. Se já corre, já pode começar desde o princípio com essa atividade. Se gosta de algo que envolve mais força, os exercícios de calistenia – que usa o peso do próprio corpo –, o funcional e até mesmo o crossfit também são opções. Para descobrir o que gosta, é preciso testar e praticar. Faça uma semana uma atividade, depois na outra troque, até você identificar o que sente mais conforto para praticar regularmente, porque fazer algo que não gosta é assinar a sentença de que não irá continuar. Sei que algumas pessoas vão dizer que não gostam de nada e que preferem maratonar séries nos streamings (risos), neste caso, foque no objetivo e também não pratique sozinho.

Convide um amigo ou familiar para treinar com você

Outra forma de encontrar e manter a motivação é não treinar sozinho, pois tendo companhia, um incentiva o outro. Se a pessoa não for do mesmo núcleo familiar, é possível fazer uma videochamada e treinar juntos.  Caso optem por fazer o treino no mesmo local, mantenham as medidas de segurança necessárias neste momento de pandemia, como o uso de máscaras e o distanciamento. Está comprovado cientificamente que a máscara não prejudica o organismo da pessoa enquanto ela treina, aos poucos você acostuma, pois é extremante necessária usá-la.

Busque ajuda profissional

Com a ajuda de um profissional de educação física, a pessoa terá treinos preparados para atender ao objetivo dela, respeitando as questões de saúde, sejam elas físicas, emocionais ou patológicas. É possível fazer uma mescla entre as atividades que ela gosta com o que precisa. Também é realizado o acompanhamento dos progressos, mostrando a evolução em gráficos, fazendo com que o aluno se sinta ainda mais motivado a continuar com a atividade regularmente.

O que não pode faltar para treinar sozinho

Primeiro, o acompanhamento de um profissional adequado, principalmente para pessoas que apresentam algum problema de saúde. Com o apoio profissional, é possível ter um treino ideal para ajudar na qualidade de vida e não prejudicar na recuperação ou na condição atual da pessoa. Por isso, é importante apresentar exames, laudos médicos, todos os dados que vão auxiliar o profissional a conhecer você e sua saúde. Outra coisa é procurar um especialista naquilo que gosta de fazer, se gosta de correr, busque um especialista nessa área, por exemplo. Além disso, é fundamental reavaliar a alimentação. Uma alimentação balanceada é essencial para obter bons resultados com a atividade física.

Quais cuidados tomar

Evite utilizar pesos além daquilo que suporta, é preciso usar a carga aguentando fazer as repetições pré-estabelecidas, se sentindo cansado, mas não exausto. Nunca deixe de se hidratar bem durante os treinos, a hidratação é muito importante para não passar mal, assim como manter a boa nutrição antes e depois dos treinos. Evite locais que não possuem o piso regular, busque sempre um local mais plano para que tenha estabilidade. Também não utilize escadas se você é um iniciante de treinos para minimizar acidentes, assim como não tenha crianças ou animais de estimação por perto. E comece com exercícios menos complexos e vá evoluindo com o tempo, conforme for alcançando resultados.