Funsejem: recomendo pela minha experiência e prática

“Assim que me desliguei da Votorantim, me aposentei pelo INSS por tempo de serviço e optei também por receber meu benefício do plano Votorantim Prev.

A Funsejem é fundamental para a complementação da minha receita e manutenção do meu padrão de vida.

Sou muito feliz por ter feito meu plano de aposentadoria, pela confiança que sempre depositei na sua gestão, assim como na Votorantim.

Sempre recomendei muito aos meus familiares e colegas que trabalhavam na Votorantim, e hoje recomendo muito mais pela minha experiência e prática.”

Palavras de Vicente de Paula Silveira, aposentado pela Funsejem.

Em julho de 1983, ele se formou em Engenharia Florestal e, em agosto, ingressou na Votorantim, em Vazante (MG), na área Florestal. “Nesses 35 anos, a empresa teve mudanças de razão social passando por Companhia Mineira de Metais, Votorantim Metais Unidade Zinco, Votorantim Siderurgia que passou para a ArcelorMittal em abril de 2018, e me desliguei em maio de 2018”.

Silveira conta que nessa longa trajetória pela unidade Florestal, teve a oportunidade de passar por praticamente todas as áreas da cadeia: “Planejamento, Pesquisa, Produção de Mudas, Preparo de Solo, Plantio e Manutenção do Eucalipto, Produção e Colheita de Madeira e Transformação da Madeira em Carvão Vegetal. Entrei como engenheiro florestal, fui coordenador e saí como gerente Florestal.”

Ele lembra com saudade da convivência harmoniosa em que viviam. “A sede da unidade Florestal era na Fazenda Bom Sucesso, distante 50 km da área urbana de Vazante, 60 km de Paracatu e 75 Km de João Pinheiro, portanto tínhamos toda a infraestrutura de uma vila. Convivíamos como uma grande família e este modelo era um diferencial muito grande para se trabalhar e criar nossa família num ambiente muito tranquilo da zona rural.”

Desses 35 anos de dedicação à empresa, muitos momentos foram marcantes. “Participávamos de todas as comemorações sociais da comunidade, mas a maior era a festa de final de ano, uma tradição e organização muito esperada. Uma delas foi um evento muito especial, quando o gerente geral iria completar 30 anos de empresa e resolvemos fazer uma homenagem surpresa. Este gerente foi o pioneiro desbravador do cerrado naquela região para o plantio de eucalipto, e gerenciando a unidade desde o início seria um grande desafio preparar uma homenagem na festa de fim de ano sem o seu envolvimento. Depois de conversar em segredo com a sua família, que abraçou a ideia, assim colocamos em prática. No dia da festa, tinha dois telões gigantes, a presença bem especial de grande parte de sua família, funcionários, diretoria e aqueles que não puderam estar presentes pegamos depoimentos, inclusive do Dr. Antônio Ermírio de Moraes, e passamos nos telões. Quando chamamos o gerente geral no palco para ser homenageado, foi tanta surpresa que até hoje ele nos pergunta como isso pode ter sido feito, e assim ficou registrado e gravado, um evento excepcional, maravilhoso e inesquecível para todos ali presentes.”

A implantação do plano Votorantim Prev também foi um momento importante para os empregados da unidade.

“Na época em que a Funsejem foi oferecida tínhamos poucas informações sobre planos de aposentadoria e as que nos chegavam minavam a confiabilidade em um investimento a tão longo prazo, por isso quando nos informaram de sua criação ingressei imediatamente, pois a empresa nos incentivava muito a fazer nossa poupança para o futuro. A Votorantim participava com uma contribuição que representava um valor significativo, assim a satisfação foi grande, pois sabíamos da necessidade de ter um plano de aposentadoria.

A Funsejem veio com toda confiança, responsabilidade, seriedade, ética, respeito e solidez que já vivenciávamos no grupo Votorantim.”

Em 2018, ele se aposentou e passou a receber os benefícios da Fundação.

“Hoje, tenho minha família constituída de esposa, dois filhos e uma neta, e como aposentado, principalmente por ter mais tempo disponível, cuido muito mais da minha saúde com boa alimentação, faço academia, pratico peteca e para manter alguma ocupação e atualização na minha área, presto uma pequena consultoria.”

Silveira aproveita a ocasião e nos deixa um pensamento de reflexão: “A vida é como andar de bicicleta, para ter equilíbrio você tem que se manter em movimento. É fundamental cuidar da saúde física, mental e espiritual, e nesse tripé procuro praticar a gratidão, pois ela é a chave para a prosperidade e abundância.”