Investimento garantido

“A Funsejem é importante para mim, pois graças a ela pude programar minha tranquilidade no futuro, os meus investimentos realizados no passado hoje possibilitam a manutenção da minha qualidade de vida.” Essa declaração é de José Geraldo de Oliveira, aposentado pela Funsejem desde 2018.

Em 1982, Oliveira ingressou na CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) e trilhou uma trajetória que lhe faz sentir muito orgulho. “Minha história na Votorantim foi toda na CBA, única empresa em que trabalhei, entrei como aprendiz e fiz uma carreia de sucesso até me aposentar. Isto é motivo de orgulho”.

Nesses 36 anos de trabalho, ele passou por diversas áreas. “Fui sendo promovido ao longo da carreira, sempre comprometido com o trabalho e procurando fazer o melhor tanto para a empresa como para os colegas e demais áreas, pois quando se fala de empresa, ela não existe sozinha, é feita e sobrevive com a união de seus colaboradores. Minha carreira foi essencialmente na área fiscal, setor complicado, visto a legislação tributária brasileira que é muito complexa.”

Foto do aposentado José Geraldo de Oliveira, que usa óculos e camisa polo azul e está junto à flores.
Aposentado José Geraldo de Oliveira

Nesses longos anos, muitos fatos e histórias aconteceram. Oliveira conta um deles muito especial. “A humildade e generosidade de uma pessoa marca a vida de outras. Quando fiz 20 anos de empresa, a CBA como de costume fazia uma homenagem a todos os colaboradores, o qual o Dr. Antonio Ermírio de Moraes os recebia em cerimônia no escritório central, em São Paulo (SP), e ele próprio cumprimentava a todos pessoalmente e dava um forte abraço, agradecendo pelo tempo de empresa. No meu caso, ele me cumprimentou, me abraçou e disse: agradeço por trabalhar na minha empresa e terei orgulho de vê-lo aposentar-se aqui”. E olha só, o destino favoreceu e eu fiz minha carreia trabalhando em uma única empresa, a CBA, vindo a me aposentar.”

Lembranças desses anos não faltam para ele. “Lembro-me também com saudade dos cafés e comemorações dos aniversários dos colegas. Dos nascimentos dos filhos deles, no qual a ajuda na compra das fraldas sempre foi bem-vinda. E também das surpresas nas reuniões de encerramento do ano, normalmente realizadas em dezembro.”

"Oh, se valeu poupar com a Funsejem."

Depois de tantos desafios e conquistas em sua jornada, Oliveira se aposentou pela Funsejem em 2018. “Atualmente, o meu dia a dia é ajudar minha esposa na organização e limpeza de casa, ir para a academia no mínimo três vezes por semana, cuidar da chácara onde curto bastante, deito na rede, tomo uma cervejinha, ouço o jogo do timão, faço reuniões com os familiares e etc.”

As novidades não param por aí. “Antes, em função do compromisso com a empresa, era complicado se adequar as agendas de viagens, mas agora já viajamos para o Rio Grande do Sul, Goiás, para a praia e inclusive fizemos uma aventura para o nordeste, onde viajamos por mais de 1.600 Km, e conheci Maceió, Porto de Galinha, Maragogipe, Recife, João Pessoa e Natal. E vem mais viagens por aí, e só passar este momento difícil que estamos vivendo. Fortaleza nos espera, é o próximo destino.”

E sobre a Fundação, ele é só elogios: “Oh, se valeu poupar com a Funsejem. Até empréstimo com vocês eu fiz para dar andamento na construção da casa de minha chácara. Investir em poupança no sistema bancário é complicado, pois em qualquer dificuldade momentânea você saca o saldo para gastar. Já com a Fundação, você só pode sacar os investimentos de duas maneiras, uma é quando sai da empresa e a outra é quando se aposenta. Então, não tem como dar errado, é investimento garantido, apesar de todos os riscos inerentes ao sistema financeiro, é claro.”