Promessas de ano novo: como fazer planos que possam ser cumpridos?

O treinador comportamental, Márcio Cafezeiro, aponta que a primeira coisa a se fazer para cumprir as promessas de ano novo é definir no máximo três objetivos. Nada de criar uma lista interminável e que depois você esquece no fundo da gaveta ou nos documentos do celular e acaba não colocando nenhuma meta em prática. “Quando estipulamos três objetivos realistas, tangíveis e mensuráveis para serem realizados, estamos mais propensos a termos essas metas alcançadas. À medida que os objetivos são alcançados, o nosso cérebro nos autorrecompensa para que possamos continuar adiante”, destaca. “Outro ponto importante é respeitar o processo necessário para chegar até o objetivo, pois uma vez que as pessoas acreditam que é preciso estar na correria para ser produtivo, elas acabam tendo muita pressa para alcançar os resultados e se o processo não for respeitado, o resultado não dura.”

Para respeitar as etapas necessárias para conquistar uma meta estabelecida no ano novo, o especialista recomenda fazer quatro perguntas antes de definir qualquer objetivo:

1 - O quê? 2 - Por quê? 3 - Como? 4 - Quão?

“Se não soubermos aonde queremos chegar, o que queremos conquistar com o objetivo e o porquê, qualquer caminho serve e fazemos aquelas listas enormes, mas não entendemos como fazer para atingir ao menos um desses objetivos, que é o objetivo da terceira pergunta. No como fazer, precisamos analisar o ambiente, as pessoas com as quais convivemos, quais são as reais necessidades e as condições dos nossos recursos internos e externos para atingir uma meta. Os recursos internos são a maneira como pensamos, cuidamos do nosso corpo, da nossa mente e espírito. Já os recursos externos vão desde o aspecto financeiro à condição do ambiente que nós estamos”, explica Márcio.

“Por exemplo, eu acabei de fazer o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, foram 800 km percorridos. Eu fiz esse percurso em um dia? Não. Eu tive que passar por 35 cidades, uma de cada vez para atingir o meu objetivo. Foram 35 dias de caminhada e 25 anos de preparação para realizar essa peregrinação. Desde os meus 12 anos, eu mentalizei que queria fazer esse trajeto.

Nesse processo, fiz seis vezes uma das rotas do Caminho da Fé que tem como destino o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo (SP), além de me preparar fisicamente por 9 meses com uma técnica chamada de hiperfoco. Ao longo desta jornada me vi muitas vezes conquistando o meu objetivo. É aí que entra a quarta pergunta, como (quão realizado) me sentiria ao realizar o meu sonho. A visualização é uma técnica extremamente poderosa quando você tem objetivos bem definidos.”

Síndrome da falsa esperança

O que a maioria das pessoas costuma fazer é se apegar ao entusiasmo inicial do recomeço do ano, mas passada essa euforia elas acabam abandonando os objetivos antes mesmo de conquistá-los. A psicologia estuda esse fenômeno que, em inglês, tem até nome, síndrome da falsa esperança. As pessoas gostam dessa fase inicial: decidir mudar, fazer o planejamento. Porém, quando chega a hora de colocar a mão na massa – diminuir conflitos, enfrentar o medo, exercer autocontrole, fazer renúncias – elas desistem.

“Muitas pessoas vivem em busca do prazer, que é a recompensa imediata que sentimos ao fazer algo, e isso vale para qualquer situação da vida, desde um projeto ousado até comer aquele doce que você não poderia já que ainda não chegou o fim de semana”, explica o treinador comportamental: “Se a gente ficar vivendo de esperança, vamos alimentar aquilo que não temos o controle, que é o minuto seguinte. Ao alimentar aquilo que não nos pertence, vamos dar espaço para ansiedade. A ansiedade é querer aquilo que está fora do nosso controle. Para eliminar a síndrome da falsa esperança, é preciso entender o que você pode fazer agora para alcançar o seu objetivo. O futuro é resultado das boas experiências que você vai construir agora.”

Como realizar os três objetivos de ano novo

Além de todo processo já apresentado pelo especialista, Márcio também aponta que é preciso entender que quaisquer que sejam os objetivos a responsabilidade para alcançá-los é toda sua. “Não podemos transferir a culpa por não conseguir algo para ninguém, compreendendo que o que foge da nossa esfera não está em nosso controle. Por isso, quando alguém critica ou opina sobre uma decisão sua, receba apenas se for agregar algo ao seu objetivo. Caso contrário, ignore, pois não está no seu controle o que as outras pessoas pensam e se pensam diferente de você. A profissão mais fácil do mundo é ser comentarista da vida alheia, mas importe-se menos com a opinião das pessoas.”

Outras ações indicadas pelo treinador comportamental que também precisam ser colocadas em prática para que seus planos se realizem:

  • full

    Elimine a tríade da dor: a comparação, a competição desnecessária e o julgamento.

  • full

    Fique mais em silêncio, isto é, alheio às distrações. Temos muitos estímulos externos e acabamos nos esquecendo de olhar para dentro de nós. Por isso, é importante ficar mais em silêncio para que você possa ouvir os seus pensamentos.

  • full

    Não confunda rapidez com pressa. Temos que ser rápidos, mas não termos pressa, porque precisamos respeitar o processo para alcançar um determinado objetivo e tudo que é feito na pressa não dura.

  • full

    Esteja aberto aos erros.

  • full

    Enalteça e reconheça suas conquistas, sabendo que não existe um progresso grande ou pequeno, todo progresso conquistado é um progresso que merece ser reconhecido.

  • full

    Esteja próximo de pessoas que já alcançaram o mesmo objetivo ou algo semelhante ao seu, pois ela pode te ajudar no caminho.

  • full

    Não dê espaço para o ego, jamais acredite que sabe tudo.

  • full

    Não confunda motivação com empolgação e nem empolgação com disciplina. A empolgação é o chute inicial. Você não planta uma semente de árvore e no outro dia ela já tem uma copa gigantesca, é um processo. A motivação é a consequência dos resultados da empolgação inicial e a disciplina é quando você não tem mais motivação. Uma vez que você é disciplinado, você começa a obter os resultados da satisfação e aí você se empolga de novo e continua a fazer o processo para alcançar o objetivo.

  • full

    Faça por você e não espere ser tarde demais porque a vida vai passar de qualquer maneira. Tenha atitude!