Funsejem e Nexa: gratidão pela qualidade de vida

“A Funsejem foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida. Valeu muita a pena investir. Hoje, tenho uma boa qualidade de vida graças à Fundação e à Votorantim."

Essas são palavras de Hélio Amancio da Luz, aposentado pela Funsejem desde 2019.

Em 1986, Luz ingressou na então Votorantim Metais, hoje Nexa. “Trabalhei somente na unidade de Niquelândia, em Goiás (GO), na área de Produção, até 2016”.

123-aposentado-img1 copy

Dessa trajetória de 30 anos de dedicação à Votorantim, ele destaca um momento que marcou para sempre. “Eu não esqueço de nada que passei na empresa, mas tem um fato que levo para minha vida pessoal. Assim que chegaram os rádios de comunicação vieram muitas recomendações para não os estragar. Aí fui fazer uma operação no alto de um tanque de uns 10 metros de altura com o rádio na cintura, ao subir pela escada ele escapou e caiu, e abriu ao meio. Chamei meu supervisor, contei o que tinha acontecido. Entreguei o rádio para ele e ficamos muito preocupados devido tantas recomendações para não estragar o rádio. Passou um dia e fui chamado na sala do engenheiro da nossa área, fui morrendo de preocupação, pensando que ia me demitir. Chegando na sala, entrei todo sem graça, e ele me mandou sentar, depois de um tempo mexendo em uns papéis, ele virou para mim e disse: te chamei aqui para te dar os parabéns. Eu pensei na hora, quebro um rádio e ainda ganho parabéns? Foi quando ele me disse: te dou os parabéns pela sua honestidade e responsabilidade com a empresa, é desse tipo de gente que precisamos aqui, pessoas honestas”.

123-aposentado-img2

Luz se lembra com saudade do tempo em que trabalhou na Nexa. “Lembro do carinho, do cuidado que a empresa tinha com a gente, tenho saudade dos amigos, das festas de confraternização de fim de ano, como era bom”.

Em 2019, ele se aposentou pela Funsejem e passou a receber os benefícios. “Hoje tenho uma chácara onde planto minhas coisas e crio alguns animais. E o que faço hoje, que não fazia com muita frequência antes é viajar e pescar, pois tenho um belo rio nos fundos da minha propriedade, rio este preservado exatamente pela Votorantim”.

Luz é só elogios para a Funsejem e para a empresa:

“Agradeço às duas instituições por terem feito parte da minha vida e de minha primeira família, porque a minha segunda família foi a Votorantim Metais. Muito obrigado por terem me dado a oportunidade, não só a mim, mas aos meus três filhos que também tiveram a chance de participar dessa escola para a vida”.