Regulamentos aprovados

Os novos regulamentos dos planos VCNE e Votorantim Prev foram aprovados nos dias 23 e 25 de maio, respectivamente, pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc. Os planos de benefícios passaram por melhorias, flexibilizações e adequações necessárias às legislações vigentes. Veja as principais alterações a seguir.

Mudanças comuns aos planos Votorantim Prev e VCNE

  • O prazo que o participante tem para escolher uma das opções oferecidas pelo plano no momento do desligamento da empresa aumenta de 60 para 90 dias. São eles: permanecer no plano, portar o saldo a outro plano, resgatar as contribuições, e se aposentar.

  • No caso da opção pelo resgate de contribuições, o participante agora poderá receber os recursos devidos em parcela única, diferida em até 90 dias. Essa novidade não altera a outra forma de pagamento que já existia e foi mantida, na qual o participante parcela o seu resgate em até 12 vezes consecutivas.

  • O participante desligado que optar por permanecer no plano como vinculado (BPD), ou seja, aguardando a aposentadoria sem contribuir mensalmente, poderá futuramente, se desejar, tornar-se autopatrocinado, situação que lhe permite voltar a fazer contribuições mensais, aumentando o saldo no plano.

  • O aposentado poderá fazer contribuições voluntárias ao plano, elevando sua reserva financeira.

  • O pensionista agora pode escolher qualquer um dos quatro perfis de investimentos que o plano tem: conservador, moderado, agressivo e superagressivo. Antes, o pensionista só podia alocar seu saldo no perfil conservador.

  • Outra novidade ao pensionista é a possibilidade de fazer saques de até 25% do saldo no plano, desde que esta retirada ainda não tenha sido feita na totalidade anteriormente pelo beneficiário principal. Estes saques só eram permitidos ao aposentado até então.

Mudança exclusiva ao plano VCNE

  • Os participantes agora podem contar com mais uma opção de investimento, o perfil superagressivo, que não existia no regulamento anterior.

Os planos já estão com as alterações em vigor, e podem ser acessados na íntegra na página Resolva Aqui do site da Funsejem (aqui).