Relatório Anual 2021: Investimentos Resilientes

Em abril, a Funsejem divulgou o Relatório Anual 2021. Este documento vai além da gestão dos nossos planos de benefícios, traz ações efetivadas pela Fundação que demostraram resiliência e estrutura para enfrentar um ano tão delicado como o que passou. O relatório contempla dados sobre patrimônio, pareceres atuariais, demonstrações financeiras por plano, política de investimento, mas também apresenta práticas de comunicação e relacionamento com o participante, gestão financeira, governança e gestão de pessoas, dentre outras informações.

O documento completo que está disponível para leitura no site da Fundação é uma importante ferramenta para você acompanhar as realizações da Funsejem sobre seu plano de benefícios. Acompanhe abaixo um breve resumo.

Desempenho dos Planos

Votorantim Prev

Em 2021, houve uma redução do patrimônio consolidado de 3%, devido à retirada de patrocínio da Suzano, Portocel, e empresas Fibria. Os participantes ativos ligados a elas sacaram ou transferiram seus respectivos saldos a outros planos.

• 14.943 participantes

• 95% de sua população em fase de formação da poupança previdenciária

VCNE

O plano manteve-se estável em 2021, obtendo uma variação positiva de 3% em seu patrimônio social.

• 178 participantes

• 42% da população recebe aposentadoria e pensão

No Relatório Anual, você encontra a variação patrimonial dos quadros acima em Demonstração da Mutação do Ativo Líquido

Perfis de Investimento

O conservador foi o perfil de investimento de maior retorno em 2021, e fechou o ano com 4,76%, já que aplica quase 100% dos recursos nos papéis de renda fixa que acompanham a variação do CDI. Estes papéis, que refletem os juros básicos da economia (taxa Selic), tiveram melhor rendimento em virtude dos aumentos promovidos pelo Comitê de Política Monetária. No primeiro ano da pandemia, com a Selic na faixa de 2%, estes papéis renderam 2,74%. Já em 2021, eles fecharam em 4,43%.

Os perfis de investimentos mais agressivos apresentaram rentabilidades inferiores, pois os ativos de maior risco nos quais aplicam tiveram retornos negativos. No mercado financeiro, os principais índices de ações da B3, investimento de alto risco, fecharam 2021 de forma negativa, com -11,17% no IBrX, referência de ganho para as carteiras de renda variável dos perfis agressivos dos planos da Funsejem. Já os títulos longos de inflação com vencimento superior a 5 anos (IMAB 5+) também acumularam resultado negativo, -6,55%. Nesse cenário, no acumulado do ano o moderado rendeu 2,66%, o agressivo -0,43%, e o superagressivo -3,32%.

Desempenho Geral

R$ 81,965 milhões arrecadados em contribuições de participantes e patrocinadoras

R$ 181,015 milhões concedidos em benefícios, resgates e portabilidades

R$ 1,721 bilhão foi o valor da carteira de investimentos, aplicada principalmente em fundos, títulos públicos e privados

R$ 12,455 milhões de empréstimos concedidos a participantes ativos e assistidos

R$ 4.355 foi a renda média paga em aposentadoria, pensão, benefício mensal de invalidez

Funsejem e Você

• Lançamento do novo site do participante, em um formato responsivo, facilitando a navegação por diversos dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets.

• Lançamento do Podcast Funsejem: foram 4 episódios em 2021, com temas das eleições dos Conselhos, cenário econômico, investimentos e lições financeiras.

• 8.400 atendimentos prestados via Fale Conosco do site para orientações aos participantes e aposentados.

• Atendimento 100% digital: com a pandemia, a Funsejem passou a atender os participantes exclusivamente por telefone e e-mail, além de aceitar o envio de documentos e formulários via e-mail.

• Mais de 8 mil participantes receberam SMS com informações diversas sobre o plano.

Governança e Gestão de Pessoas

• Implantação do novo sistema de gestão do plano de previdência que contempla melhorias nos processos da entidade.

• A entidade passou por auditorias externa e interna, contratou serviços de consultoria, iniciou um novo ciclo de avaliação de riscos, desenvolveu e atualizou quase 20 políticas e manuais internos, com foco no atendimento às obrigações legais.

• A equipe administrativa da Funsejem participou de eventos e treinamentos de capacitação para manter-se atualizada, em consonância às normas legais, e aos avanças do segmento de previdência complementar.

• 80% da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo estão certificados.

• Extensão do e-learning Votorantim Prev às plataformas de ensino das empresas patrocinadoras destinado aos profissionais de DHOs e Gente.

Saiba Mais

Esse foi apenas um breve resumo do conteúdo do Relatório Anual 2021. Para acessar o documento completo clique aqui. Vamos cuidar juntos do nosso futuro!