A contribuição adicional é muito importante para a evolução do seu patrimônio, afinal ela ajuda e muito a aumentar o saldo. Desta forma, aproveite algumas oportunidades ao longo do ano para fazer uma adicional! A restituição do imposto de renda é uma delas. Uma outra ocasião para investir em sua poupança é o adiantamento da participação nos resultados da empresa (PPR). Se for possível, separe um valor e faça uma adicional também. Esses aportes extras fazem uma enorme diferença no futuro.
O valor de suas contribuições é deduzido da base de cálculo do IR até o limite de 12% da sua renda bruta anual, caso você preencha o modelo completo de declaração. Já os rendimentos de PPR têm tributação exclusiva na fonte, sem dedução referente à aposentadoria privada. Mas as contribuições com estes recursos são consideradas na somatória dos 12%.
Como fazer uma adicional?
Você tem duas opções: por desconto em folha, programado pelos canais de benefícios de sua empresa (DHO/Gente), ou por depósito, tratado diretamente com a Funsejem, que lhe fornecerá os dados bancários a utilizar.
Simulador de incentivo fiscal
Se você quer ter uma ideia de quanto economiza em imposto de renda ao poupar em seu plano de aposentadoria, acesse o simulador de incentivo fiscal disponível na parte inferior da home do site www.funsejem.org.br.
Ele faz dois cálculos de forma fácil e rápida. Um mostra quanto paga de imposto quem não contribui para um plano de benefícios como o da Funsejem, em comparação a quem contribui. Já a outra simulação indica ao participante contribuinte quanto falta poupar no plano para aproveitar a dedução fiscal anual no limite. Clique lá!