A Funsejem é fundamental

“Acredito que a Funsejem seja fundamental para todos que ao se aposentarem possam manter sua qualidade de vida. Valeu muito a pena ter poupado”.

Hamilton, sua esposa e filhos.

Essas são palavras de Hamilton Wuo, que em 1983 ingressou na Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em Poços de Caldas (MG), e desde 2020 é aposentado pela Fundação.

Em 1983, Wuo ingressou na Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em Poços de Caldas (MG).

“Sempre trabalhei na CBA. Comecei como geólogo, que é minha formação, na área de Pesquisa Mineral. Em 2002, fui promovido a gerente de Produção, passando a ser responsável pelas áreas de Pesquisa Mineral, Lavra, Beneficiamento, Manutenção e Meio Ambiente. Em 2009, ainda como gerente de Produção, passei a ser responsável pelo gerenciamento de todas as áreas da unidade de Poços de Caldas, até 2020”.

Wuo aproveita a ocasião para compartilhar uma história muito importante que foi contada pelo Sr. Moacir Carvalho Dias, e envolve o início das negociações que culminaram com a fundação da CBA.

“A família do Sr. Moacir, antes capitaneada por seu pai, Sr. Lindolpho Pio da Silva Dias, tem fazendas na região de Poços de Caldas e descobriu nelas, em 1937, a existência de grandes quantidades de bauxita. Interessados em seu aproveitamento, criaram uma empresa em sociedade com investidores americanos. Insatisfeitos com a falta de iniciativa dos sócios para dar andamento aos trabalhos de extração mineral, resolveram romper a sociedade, sem que esta decisão deixasse a empresa nas mãos dos americanos. Para isso, eles teriam que adquirir as cotas dos americanos, mas não dispunham do capital necessário. Foi então que tiveram contato com o Dr. José Ermírio de Moraes, conhecido por seu espírito empreendedor, a quem expuseram a situação. O Dr. José, por sua vez, propôs a eles emprestar o valor necessário para a aquisição. Na reunião que decidiria a dissolução da empresa, o Sr. Lindolpho solicitou que os americanos informassem qual seria o valor de suas cotas, para que ele as comprasse. Eles, imaginando que o Sr. Lindolpho não dispunha dos recursos suficientes, informaram o valor. Após algumas negociações, o valor foi finalmente definido e o Sr. Lindolpho apresentou o cheque para a aquisição das cotas, cheque este recebido do Dr. José Ermírio. Os americanos até reagiram negativamente ao fato, mas não tiveram como evitar a venda diante das testemunhas presentes à reunião. Com a saída dos americanos, as famílias Carvalho Dias e Ermírio de Moraes reuniram-se e fundaram a CBA em 1941”.

Dessa trajetória de 37 anos de dedicação à Votorantim, Wuo destaca um momento que o marcou bastante.

“O processo de certificação da unidade de Poços de Caldas pela norma ambiental ISO 14.001, que tive a honra de coordenar. Foram meses de trabalho intenso, primeiro para aprender sobre um assunto que desconhecíamos em detalhe e depois para elaborar toda a documentação. O sucesso de todo o esforço veio em 2001 com a obtenção do certificado mantido até hoje”.

Ele conta também um fato de grande orgulho que teve a participação de toda a equipe da unidade.

“Quando atingimos 12 anos sem acidentes com afastamento, isto até o dia de minha saída. A cada ano que incluíamos na contagem, eu dizia a todos que no ano seguinte acrescentaríamos mais um e isto se manteve e, pelo que sei, continua sendo mantido”.

Dessa época, Wuo guarda saudade e carinho. “Do convívio com as pessoas da equipe, que atuava como uma família. Como era uma equipe relativamente pequena, todos, inclusive suas famílias, se conheciam e se relacionavam muito bem, tornando o trabalho mais agradável e eficiente, sempre cumprindo as metas com louvor”.

Em 2020, ele se aposentou pela Funsejem e passou a receber sua renda mensal pelo plano Votorantim Prev. “Atualmente atuo como consultor em minha área de formação. Também estou auxiliando meu sogro na reforma de uma chácara que ele adquiriu, realizando trabalhos de marceneiro, pedreiro, carpinteiro, encanador, eletricista, pintor e o que mais aparecer.”

Ele conta também que hoje tem mais tempo para realizar outras atividades.

“A prática de atividades físicas, incluindo caminhadas com minha esposa, corridas, natação e musculação. Também as viagens a passeio são agora mais frequentes e podem ser feitas em qualquer época do ano, sem se limitar a férias ou feriados prolongados”.