Adicional: aproveite PPR e restituição de IR

A contribuição adicional é muito importante para o crescimento de seu patrimônio, afinal ela turbina o saldo. Durante o ano, algumas ocasiões facilitam a prática desse aporte como a restituição do imposto de renda. Uma outra oportunidade para investir em sua poupança é o adiantamento da participação nos resultados da empresa (PPR). Se for possível, separe um valor e faça uma adicional também. Esses aportes extras fazem uma enorme diferença em sua poupança futura.

O valor de suas contribuições é deduzido da base de cálculo do IR até o limite de 12% da sua renda bruta anual, caso você preencha o modelo completo de declaração. Já os rendimentos de PPR têm tributação exclusiva na fonte, sem dedução referente à aposentadoria privada. Mas as contribuições com estes recursos são consideradas na somatória dos 12%.

Você tem duas opções: desconto em folha ou depósito na conta da Funsejem. O formulário está disponível no site www.funsejem.org.br, nos links abaixo e na área de DHO e Gente de sua empresa. Após sua opção, encaminhe o formulário à área DHO e Gente, se a adicional for via desconto em folha. Se for por depósito, contate a Funsejem para obter os dados bancários e depois encaminhe o formulário e o comprovante de depósito para o email atendimento@funsejem.org.br.

Formulários:

Se você quer ter uma ideia de quanto economiza em imposto de renda ao poupar em seu plano de aposentadoria, acesse o simulador de incentivo fiscal disponível na parte inferior da home do site www.funsejem.org.br.

Ele faz dois cálculos de forma fácil e rápida. Um mostra quanto paga de imposto quem não contribui para um plano de benefícios como o da Funsejem, em comparação a quem contribui. Já a outra simulação indica ao participante contribuinte quanto falta poupar no plano para aproveitar a dedução fiscal anual no limite.