Declaração de IR 2023 e seu plano de previdência

A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 vai de 15 de março a 31 de maio. O participante da Funsejem que se enquadra no modelo completo de declaração deve informar as contribuições que fez ao plano de previdência em 2022. No caso do modelo simples de declaração, não é preciso informar, pois as deduções relativas à previdência privada fazem parte do desconto-padrão de 20%. A seguir, estão as orientações sobre as contribuições a inserir, bem como os pagamentos recebidos, caso dos aposentados, pensionistas e os desligados que solicitaram resgate ou benefício.

Contribuições à Funsejem

Você deve declarar apenas as contribuições que fez. Não inclua as contribuições realizadas pela empresa patrocinadora em seu nome.

Onde encontrar as informações
  1. Participantes ativos: para obter o total de contribuições descontadas do salário, consulte o informe de rendimentos entregue pela sua empresa. No caso das contribuições realizadas fora da folha, utilize o valor indicado na sua página individual do site (aqui), no menu Contribuições para fins de IR, que equivale ao extrato impresso que a Funsejem enviava até o ano passado.
  2. Autopatrocinados e vinculados (BPDs): o total de contribuições está em sua página individual do site (aqui), no menu Contribuições para fins de IR, que equivale ao extrato impresso que a Funsejem enviava até o ano passado.

Pagamentos recebidos da Funsejem

Se você é um aposentado, pensionista ou um participante desligado que recebeu em 2022 benefício ou resgate de contribuições do seu plano de previdência com a Fundação, deve informar o valor total da renda que lhe foi paga, além do imposto retido.

Onde encontrar as informações
  1. Página individual no site: a Funsejem disponibilizou o informe de rendimentos em sua página individual no site (aqui).
  2. Email: além de publicar no site, a Funsejem encaminhou uma via do informe de rendimentos para o seu email de cadastro.

Saiba mais sobre a declaração

Tem outras dúvidas ou informações a inserir em sua declaração? Então veja o conteúdo a seguir.

Dados da Funsejem: na declaração de IR, os dados cadastrais da Fundação a inserir são a razão social, Fundação Sen. José Ermírio de Moraes, e o CNPJ: 74.060.534/0001-40.

Portabilidade: atenção. Se você portou para o plano da Funsejem recursos de outro plano, em algum mês de 2022, desconsidere o montante trazido do total de contribuições a declarar, pois ele não é um aporte novo, apenas uma transferência de contribuições já realizadas e declaradas por você em anos anteriores.

Regime tributário: lembre-se de que na tributação progressiva, os valores de quem recebeu benefício ou resgate da Fundação, e o respectivo imposto, entram no cálculo de ajuste que determina restituição e/ou IR a pagar. Na tributação regressiva, o imposto pago não entra neste cálculo, tendo caráter meramente informativo.

13º salário: as contribuições efetuadas na folha do 13º salário abatem somente o imposto de renda cobrado sobre esta renda, visto que ela tem tributação exclusiva.

Simulador de Incentivo Fiscal

As contribuições que você faz ao plano de benefícios reduzem o imposto de renda que você paga anualmente, pois elas são deduzidas da base de cálculo do IR, até o valor correspondente a 12% de sua renda bruta (modelo completo de declaração). Utilize o simulador de incentivo fiscal no site da Funsejem para ver o quanto consegue economizar em imposto.