Projeto financeiro de longo prazo e a previdência

Com a pandemia de covid-19, muitos investidores de plano de previdência complementar, principalmente os alocados nos perfis mais agressivos, viram seus rendimentos registrarem performance negativa ao longo de 2020. A continuidade da crise sanitária no país contribui para a incerteza dos investimentos em 2021. Nesse sentido, a ansiedade e o medo de que as perdas prejudiquem a formação da poupança para a aposentadoria permeiam os investidores. Mas como focar no longo prazo e evitar escolhas de curto prazo neste momento de crise?

O professor do curso de Gestão e Negócios da Universidade São Judas, o economista Tonny Robert Martins da Costa, afirma que possíveis quedas na rentabilidade não significam que as aplicações são ruins.

“Podemos considerar a previdência privada como uma poupança de longo prazo e os investidores não devem ficar nervosos com oscilações do mercado em períodos curtos. Não é o momento de abrir mão dos fundos de pensão, pois os preços estão se recuperando e com isso a rentabilidade também.”

Pensando no Votorantim Prev, o plano de previdência complementar das empresas Votorantim, além da visão de longo prazo, o acompanhamento constante da carteira de aplicações pela Funsejem permitiu que os perfis de investimento se beneficiassem da alta volatilidade, quando possível, bem como os impactos negativos fossem amenizados com movimentos rápidos nas estratégias. “Precisamos entender que sempre há risco envolvido ao investir, com altos e baixos imprevisíveis. Mas se queremos ter uma carteira robusta o suficiente que dure até a aposentadoria e ao longo dela, é preciso diversificar os investimentos, conforme o perfil”, destaca Tonny.

Nesse sentido, o economista indica que os participantes que estão longe da aposentadoria pensem a longo prazo, pois as oscilações dos índices econômicos são dissipadas com o tempo, e no futuro são colhidos os benefícios do investimento.

“O mercado, historicamente, sempre se recuperou após uma desaceleração ou uma queda das cotações e por isso investimentos também costumam se recuperar”.

Já para os aposentados ou as pessoas muito perto da idade da aposentadoria, o professor ressalta que é preciso cautela, pois é possível não ter o tempo suficiente para recuperar possíveis perdas.

“A situação pela qual estamos passando nos ensinou a importância de equilibrar os investimentos de forma adequada para evitar ser pego de surpresa”, aponta Tony.

“A diversificação e o ajuste do perfil de investimento de acordo com a idade minimizam os riscos e garantem uma melhor remuneração no longo prazo.”

Elaborando um planejamento financeiro de longo prazo

Veja dicas do professor Tonny para elaborar um projeto financeiro e construir uma aposentadoria tranquila e segura.

118-investimentos-img

O economista aponta uma das maiores vantagens de um plano de previdência complementar fechada, como o Votorantim Prev da Funsejem. “A empresa contribuir juntamente com o funcionário é um grande diferencial em relação aos planos de previdência abertos”.

118-investimentos-img2